Quais são as melhores e piores alturas para usar vegetais congelados?

Há vegetais mais apropriados para o consumo após serem congelados do que outros. O modo de preparação também determina se devemos optar por vegetais frescos ou congelados.

Os vegetais congelados podem ser muito úteis e uma forma fácil de adicionarmos as verduras na nossa dieta sem termos de arriscar que comecem a apodrecer, caso os compremos frescos. Mas há também preocupações com o valor nutritivo dos vegetais congelados e com o seu sabor.

Afinal, quais são as alturas certas e erradas para os utilizar na cozinha? Depende de vegetal para vegetal.

As ervilhas, por exemplo, devem sempre ser congeladas. “Há uma expressão no mundo da cozinha ‘esperem chegar à época das ervilhas, depois usem-nas congeladas’. Isto porque, a não ser que as estejamos a cultivar nós mesmos, as ervilhas frescas são feculentas e duras”, explica a chef Tiffany Swan ao Huff Post.

A couve-flor, por sua vez, já varia dependendo do prato que quer fazer. Se a vai misturar em sopas ou estufados ou cozê-la a vapor, comprar congelado é uma boa opção. Já se a vai adicionar a saladas ou assados, deve optar por comprar fresco.

Os espinafres congelados são uma boa adição quando quer fazer batidos, molhos, cremes ou omeletes. Nas saladas ou nas sandes, os espinafres frescos são uma melhor escolha. Estes vegetais são menos consensuais, no entanto. A chef Lexy Rogers não aconselha usar espinafres congelados em qualquer circunstância.

“O espinafre congelado já está quase completamente murcho, então o lado positivo é que já se sabe exatamente quanto se vai comer sem adivinhar quanto do vegetal restará depois de cozido”, defende. É assim uma questão de preferência.

Os feijões-verdes que sejam misturados com massa ou grão também podem passar uns tempos no congelador antes de irem para a panela. No entanto, deve usá-los frescos sempre que os vá assar.

O edamame (vagens de soja antes de amadurecerem) é outro vegetal que, tal como as ervilhas, se recomenda que seja consumido apenas após ser congelado. Pode ser consumido sozinho ou preparado em saladas ou em hummus.

As cenouras têm uma validade maior do que muitos outros vegetais, por isso a necessidade de as congelar pode não ser tão óbvia. No entanto, podem ser usadas após ser congeladas em qualquer prato onde sejam congeladas. Se a receita envolver cenouras cruas, não as deve congelar antes.

A abóbora, tal como todos os outros vegetais, não deve ser assada depois de ser congelada. Já para fazer sopas, estufados ou purés, pode ser cozinhada após ser congelada, especialmente porque cortar e descascar uma fresca é um processo difícil e demorado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.