Os dois melhores escritores de canções? “Sérgio Godinho e Pedro Ayres Magalhães”

(dr)

Sérgio Godinho

Manuel Falcão, fundador da BLITZ, acha que os dois são os compositores “mais interessantes que tivemos ao longo dos anos”.

Como em tanta coisa na vida, a música tem muito o factor da subjectividade.

Quando se fala em melhores escritores de canções em Portugal nas últimas décadas, as respostas variam muito.

Zeca Afonso, José Mário Branco, Carlos Tê, António Variações? Pedro Abrunhosa, Miguel Araújo, Capicua, Luísa Sobral? Por coincidência, a maioria nasceu no Porto ou arredores.

E ainda há mais dois nomes que mereciam maior atenção, segundo Manuel Falcão, fundador do BLITZ.

Numa entrevista ao próprio BLITZ, o primeiro director do então semanário até começou por dizer que Bob Dylan mereceu “completamente” o Prémio Nobel da Literatura, em 2016.

Falando sobre o cenário português, o especialista em música disse que Sérgio Godinho (que nasceu no Porto) “merecia ser ouvido com mais atenção. Acho que o Sérgio Godinho é um grande escritor de canções, dentro do nicho onde ele ficou”, analisou.

E destacou outro compositor: “Eu acho que há outro grande escritor de canções em Portugal: é o Pedro Ayres Magalhães”, sublinhou.

Sérgio Godinho e Pedro Ayres Magalhães “são os dois nomes, em campos musicais diversos, que são grandes escritores de canção e eu acho que são os dois mais interessantes que tivemos ao longo dos anos”.

Miguel Cadete, director actual da Blitz, concordou que os dois mencionados “são escritores de canções notáveis”.

E acrescentou à lista Pedro da Silva Martins: “Muitas vezes são ouvidos com ouvidos políticos ou ideológicos, e não percebemos – ou não queremos perceber – o que lá está”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.