É (quase) certo: melhor participação de sempre de Portugal em Jogos Olímpicos

JACK GUEZ / AFP

Jorge Fonseca vence combate para medalha de bronze, em Tóquio 2020

Terceira medalha já igualou os dois melhores registos de sempre. Mas é muito provável que Portugal ainda conquiste, no mínimo, mais uma medalha.

Claro que o título deste artigo é arriscado. Mas não é assim tão arriscado comentar que Portugal vai conquistar, no mínimo, quatro medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Se confirmar o quarteto, será o melhor registo português de sempre neste evento, na contabilidade de medalhas.

As três medalhas já conquistadas em Tóquio não foram propriamente surpreendentes: Jorge Fonseca (judo), Patrícia Mamona (atletismo) e Fernando Pimenta (canoagem) eram favoritos ao pódio e confirmaram. Bronze no judo e na canoagem, prata no atletismo.



Qual é a quarta medalha que o ZAP considera como quase certa? A de Pedro Pablo Pichardo no triplo salto, no atletismo. Dos três portugueses na qualificação, Pichardo foi o único a conseguir a presença na final – e conseguiu uma marca de 17.71 metros, enquanto o segundo melhor atleta foi o turco Er Necati, que se ficou pelos 17.13 metros. Mais de meio metro de diferença em relação a todos os outros, uma margem enorme nesta competição. Mas, obviamente, cada dia é um dia e tudo pode acontecer na final, embora Pichardo esteja nos favoritos, até para a medalha de ouro.

Portugal tem até agora 26 medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos. As três edições com mais pódios portugueses foram: Los Angeles 1984, Atenas 2004 e Tóquio 2020, que ainda decorre. Três medalhas em cada edição.

A edição de 1984 ganha destaque em relação às outras porque Carlos Lopes ficou com a medalha de ouro nessa edição (o primeiro título olímpico para Portugal). Ainda em Los Angeles, Rosa Mota e António Leitão conquistaram a medalha de bronze.

Já em Atenas, 20 anos depois, não houve ouro mas houve duas medalhas de prata – Sérgio Paulinho e Francis Obikwelu – e uma de bronze, conseguida por Rui Silva.

Entre as 26 subidas ao pódio, fica o registo da primeira medalha de Portugal nos Jogos Olímpicos: aconteceu em 1924, em Paris, graças ao trio Aníbal Borges D’Almeida, Hélder de Sousa Martins e José Mouzinho de Albuquerque, na equitação.

Até agora, o bronze é o metal predominante na lista de medalhas de Portugal: quatro de ouro, nove de prata e 13 de bronze.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …