Há um estranho “megafone” no Deserto de Mojave (e ninguém sabe o que é)

Quase sem estradas e cheio de segredos, o Deserto de Mojave fica entre Las Vegas e Los Angeles, e é o deserto mais seco da América do Norte. Perto da cidade fantasma de Crucero, o local abriga o enigmático megafone Mojave.

Localizado num canto remoto da Reserva Nacional do Deserto de Mojave, este “megafone” é um pedaço de metal enferrujado embutido num afloramento rochoso. De acordo com o How Stuff Works, nunca ninguém conseguiu identificar exatamente o que é.

É um enigma a forma como este objeto pesado, com cerca de 2,4 metros de comprimento, terá acabado naquele lugar. Composto por duas peças de metal em forma de chifre aparafusadas no meio, é demasiado grande para ser um trabalho de uma só pessoa. Além disso, ninguém sabe há quanto tempo ali terá sido colocado.

“O meu melhor palpite é que foi colocado lá há mais de 30 anos”, disse Eric Edwards, o fundador da CampsitePhotos, onde descreveu a sua visita ao misterioso objeto. “Embora sejam duas peças, cada peça é muito pesada, mas algumas pessoas provavelmente poderiam carregá-la e arrastá-la até lá. Mesmo assim, seria muito difícil e demoraria muito para subir aquela colina”.

Segundo Edwards, o megafone “tem algumas semelhanças com uma sirene (dos anos 1940 e 1950), mas [parece] improvável. Mesmo assim, a área era usada para transportar agentes químicos, sobre trilhos, e talvez uma sirene fosse usada em caso de acidente”.

O estranho objeto não tem, no entanto, marcações que indiquem o que é ou onde foi feito.

As especulações são muitas e há quem pense que faz parte de um sistema de foguete ou talvez de um tubo de Venturi, um invólucro em forma de ampulheta usado para controlar a fuga de um fluido. Por ter tiras de metal em forma de mira no seu interior, há quem acredite que seja um dispositivo de mira.

Outras teorias alegam que o estranho objeto é uma ferramenta que aponta para a localização de um sistema de cavernas da Califórnia, que se estende por centenas de quilómetros, ou mesmo um “X” que marca o local de um enorme tesouro.

“Provavelmente não é uma defesa civil ou uma sirene de ataque aéreo“, disse Sarah Robey, professora de história da Universidade Estadual de Idaho.

“As primeiras versões da Guerra Fria quase sempre têm uma boca retangular, as sirenes de ataque aéreo da 2.ª Guerra Mundial também não eram assim, mesmo as que eram mais cilíndricas. Além disso, esperaríamos encontrar as sirenes orientadas para civis em áreas muito mais densamente povoadas do que no deserto”, explicou.

Robeys considera que o objeto pode ser algum tipo de ferramenta de medição. “A sua proximidade à Base da Força Aérea de Edwards (bem como com as instalações da Marinha e do Exército) é uma pista muito maior”, disse.

“Edwards é onde a Força Aérea fez muitas experiências de barreira de som, incluindo os famosos voos de Chuck Yeager. Consigo definitivamente ver o megafone a ser algum tipo de instrumento de medição relacionado com o voo, choque/ondas sonoras, etc.”

A especialista aponta também que o local de testes do Nevada não é muito longe dali – e é onde todas as armas nucleares continentais dos Estados Unidos foram testadas: acima do solo até 1963 e, depois, debaixo do solo.

“Mesmo que o megafone esteja a mais de 241 quilómetros de distância, é plausível que algo assim pudesse ter sido usado para detetar ondas de choque de longo alcance ou outros distúrbios”, disse. “No entanto, duvido.”

“O deserto, especialmente os locais remotos do deserto, são inerentemente misteriosos”, disse Edwards. “Frequentemente, encontrará áreas intocadas com vistas incríveis e belas (às vezes estranhas) formações geológicas. Acho que as pessoas gostam de colocar estes objetos estranhos nesses locais porque acrescentam ainda mais mistério e maravilha. Duvido que as suas intenções sejam de atrair interesse para qualquer área em particular, mas sim para se divertir um pouco e ver como as pessoas podem reagir”.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Caramba! E ninguém ainda pensou que pode ser uma escultura? Só porque parece um megafona, TEM de ser um? Na minha opinião, alguns malucos escultores usaram umas peças que encontraram no local e; tendo aparelhos de solda e, talvez uma grua, decidiram fazer uma escultura! Será assim tão descabido? Ou será mais plausível que tenha sido obra de ET’s?

RESPONDER

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné-Conacri, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola na Guiné", disse …