/

Há um estranho “megafone” no Deserto de Mojave (e ninguém sabe o que é)

4

Quase sem estradas e cheio de segredos, o Deserto de Mojave fica entre Las Vegas e Los Angeles, e é o deserto mais seco da América do Norte. Perto da cidade fantasma de Crucero, o local abriga o enigmático megafone Mojave.

Localizado num canto remoto da Reserva Nacional do Deserto de Mojave, este “megafone” é um pedaço de metal enferrujado embutido num afloramento rochoso. De acordo com o How Stuff Works, nunca ninguém conseguiu identificar exatamente o que é.

É um enigma a forma como este objeto pesado, com cerca de 2,4 metros de comprimento, terá acabado naquele lugar. Composto por duas peças de metal em forma de chifre aparafusadas no meio, é demasiado grande para ser um trabalho de uma só pessoa. Além disso, ninguém sabe há quanto tempo ali terá sido colocado.

“O meu melhor palpite é que foi colocado lá há mais de 30 anos”, disse Eric Edwards, o fundador da CampsitePhotos, onde descreveu a sua visita ao misterioso objeto. “Embora sejam duas peças, cada peça é muito pesada, mas algumas pessoas provavelmente poderiam carregá-la e arrastá-la até lá. Mesmo assim, seria muito difícil e demoraria muito para subir aquela colina”.

Segundo Edwards, o megafone “tem algumas semelhanças com uma sirene (dos anos 1940 e 1950), mas [parece] improvável. Mesmo assim, a área era usada para transportar agentes químicos, sobre trilhos, e talvez uma sirene fosse usada em caso de acidente”.

O estranho objeto não tem, no entanto, marcações que indiquem o que é ou onde foi feito.

As especulações são muitas e há quem pense que faz parte de um sistema de foguete ou talvez de um tubo de Venturi, um invólucro em forma de ampulheta usado para controlar a fuga de um fluido. Por ter tiras de metal em forma de mira no seu interior, há quem acredite que seja um dispositivo de mira.

Outras teorias alegam que o estranho objeto é uma ferramenta que aponta para a localização de um sistema de cavernas da Califórnia, que se estende por centenas de quilómetros, ou mesmo um “X” que marca o local de um enorme tesouro.

“Provavelmente não é uma defesa civil ou uma sirene de ataque aéreo“, disse Sarah Robey, professora de história da Universidade Estadual de Idaho.

“As primeiras versões da Guerra Fria quase sempre têm uma boca retangular, as sirenes de ataque aéreo da 2.ª Guerra Mundial também não eram assim, mesmo as que eram mais cilíndricas. Além disso, esperaríamos encontrar as sirenes orientadas para civis em áreas muito mais densamente povoadas do que no deserto”, explicou.

Robeys considera que o objeto pode ser algum tipo de ferramenta de medição. “A sua proximidade à Base da Força Aérea de Edwards (bem como com as instalações da Marinha e do Exército) é uma pista muito maior”, disse.

“Edwards é onde a Força Aérea fez muitas experiências de barreira de som, incluindo os famosos voos de Chuck Yeager. Consigo definitivamente ver o megafone a ser algum tipo de instrumento de medição relacionado com o voo, choque/ondas sonoras, etc.”

A especialista aponta também que o local de testes do Nevada não é muito longe dali – e é onde todas as armas nucleares continentais dos Estados Unidos foram testadas: acima do solo até 1963 e, depois, debaixo do solo.

“Mesmo que o megafone esteja a mais de 241 quilómetros de distância, é plausível que algo assim pudesse ter sido usado para detetar ondas de choque de longo alcance ou outros distúrbios”, disse. “No entanto, duvido.”

“O deserto, especialmente os locais remotos do deserto, são inerentemente misteriosos”, disse Edwards. “Frequentemente, encontrará áreas intocadas com vistas incríveis e belas (às vezes estranhas) formações geológicas. Acho que as pessoas gostam de colocar estes objetos estranhos nesses locais porque acrescentam ainda mais mistério e maravilha. Duvido que as suas intenções sejam de atrair interesse para qualquer área em particular, mas sim para se divertir um pouco e ver como as pessoas podem reagir”.

Maria Campos, ZAP //

4 Comments

  1. Caramba! E ninguém ainda pensou que pode ser uma escultura? Só porque parece um megafona, TEM de ser um? Na minha opinião, alguns malucos escultores usaram umas peças que encontraram no local e; tendo aparelhos de solda e, talvez uma grua, decidiram fazer uma escultura! Será assim tão descabido? Ou será mais plausível que tenha sido obra de ET’s?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.