/

Megacoligação já dá dores de cabeça em Lisboa. Odivelas e Loures falham acordo

ppdpsd / Flickr

O ex-comissário europeu Carlos Moedas

A região da Grande Lisboa já está a ser um problema para o PSD e CDS. As estruturas locais não estão a ajudar e ameaçam a megacoligação encabeçada por Moedas, mas os problemas ultrapassam as fronteiras do concelho. Em Odivelas e Loures, os dois partidos vão separados a votos.

Em Lisboa, o CDS-PP quer encabeçar as listas nas cinco juntas de freguesia onde o partido teve mais votos em 2017, mas o PSD/Lisboa parece pouco disposto a abdicar até das juntas onde foi menos votado nas últimas eleições.

Além disso, o Observador escreve que Carlos Moedas tem outro problema em mãos na capital: a tensão entre as estruturas que ajudaram a eleger Luís Newton, que lidera a concelhia do PSD/Lisboa e não simpatiza com Paulo Ribeiro – um dos escolhidos pela direção do PSD para negociar em nome do partido e o grande adversário de Newton na concelhia de Lisboa.

No CDS, quem está a negociar Lisboa é o presidente da Mesa do Conselho Nacional, Filipe Anacoreta Correia, e o secretário-geral, Francisco Tavares. A concelhia, liderada por Diogo Moura, e a distrital, liderada por João Gonçalves Pereira, estão insatisfeitas com os primeiros sinais que receberam das negociações.

Os escolhidos, tanto pela direção de Rio como por Carlos Moedas, para gerir as negociações são Paulo Ribeiro, candidato derrotado (por Newton) nas eleições do PSD/Lisboa, e o secretário-geral adjunto João Montenegro.

Acontece que os dirigentes da concelhia (liderada por Newton) não reconhecem a Ribeiro e a Montenegro poder negocial. Um dos dirigentes da estrutura local disse ao diário que são “a concelhia e a distrital que aprovam as listas, não é a nacional, nem o candidato à câmara”.

A mesma fonte considera que a decisão sobre as juntas depende apenas de dois órgãos: a concelhia e a distrital, que muito dificilmente vão “dar a bênção” a juntas de freguesia lideradas pelo CDS, refere o matutino.

Odivelas e Loures falham acordo

Em Odivelas, os sociais-democratas e os centristas não chegaram a conversar, pelo que o acordo falhou antes sequer de ter nascido.

Como o CDS representa muito pouco em termos de votos e as referências sobre João Paulo Galhofo não são propriamente as melhores, o PSD entendeu que nem valeria a pena encetar conversações com os centristas em Odivelas.

O candidato do PSD será Marco Pina, líder da concelhia, atual vereador e comentador na CMTV.

Já em Loures, o matutino avança que chegaram a acontecer conversas entre os dois partidos, mas a aliança acabou por falhar, devido à má relação entre as estruturas dos dois partidos.

O candidato escolhido é Nelson Baptista, líder da concelhia do PSD/Loures.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.