Mega-estudo revela as peças do puzzle do sucesso escolar das crianças

A pesquisa aponta para uma alta autoavaliação dos estudantes sobre o seu desempenho e o nível de educação dos pais como fatores associados ao sucesso académico.

Um estudo abrangente publicado na revista Personality and Individual Differences revela novos dados sobre os fatores associados ao sucesso académico dos estudantes.

Analisando dados de mais de 600 mil alunos com 15 anos de 79 países, a pesquisa, conduzida como parte do Programa para a Avaliação Internacional de Alunos (PISA) de 2018 pela OCDE, explorou uma série de fatores que contribuem para o rendimento educacional, explica o Psy Post.

Os dados do PISA, que converteram o desempenho dos alunos em matemática, ciência e leitura em equivalentes a pontuações de QI, serviram como base para esta investigação.

As medidas psicológicas usadas incluíram os níveis de educação dos pais, atitudes dos alunos em relação aos professores, autoavaliação da competência académica, percepção do apoio parental, motivação escolar, autoestima e autodeterminação.

Uma descoberta chave do estudo foi a importância da autoavaliação da competência académica, particularmente na leitura. Os alunos que percebiam as suas habilidades académicas como superiores tinham maior probabilidade de alcançar melhores pontuações no PISA. Este fator ajuda a explicar uma parte substancial da variação nas pontuações.

Além disso, o nível de educação dos pais, especialmente das mães, emergiu como um determinante crítico. O estudo revelou que o nível de educação da mãe impacta significativamente o rendimento académico da criança, sugerindo o papel tanto do ambiente intelectual em casa quanto do componente genético da inteligência.

Curiosamente, o estudo constatou que fatores como a qualidade percebida do ensino e a autoestima geral não estavam tão diretamente ligados ao desempenho académico como outros elementos. Isto desafia algumas crenças comuns sobre o impacto da qualidade do ensino e da autoestima nos resultados educacionais.

O apoio parental e a autoestima, embora associados à motivação e determinação do estudante, mostraram uma correlação menos direta com as pontuações no PISA. Por outro lado, a autodeterminação, relacionada com a motivação para o desempenho e à conscienciosidade, foi significativamente ligada a pontuações mais altas.

Este estudo de larga escala dá pistas valiosas sobre a dinâmica complexa do rendimento educacional e sublinha a necessidade de uma abordagem multifacetada para melhorar o sucesso académico dos estudantes.

ZAP //

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