Meditar deixa marcas no cérebro (literalmente)

Uma nova investigação, levada a cabo na IMT School for Advanced Studies Lucca, em Itália, revela que a sensação de bem-estar provocada pela meditação está correlacionada com alterações no cérebro.

Nesta investigação, a equipa de cientistas da IMT School for Advanced Studies Lucca, em Itália, analisou especificamente a Meditação Transcendental (TM), que consiste na repetição silenciosa de um som específico, chamado um “mantra”.

Os investigadores dividiram um grupo de 34 jovens saudáveis em dois: enquanto que o primeiro grupo praticou Meditação Transcendental durante 40 minutos por dia (duas sessões de 20 minutos cada), o segundo não alterou a sua rotina diária.

No início do estudo, os cientistas mediram o nível de ansiedade e stress dos voluntários, assim como a sua capacidade de lidar com situações mais stressantes. Além isso, cada indivíduo foi submetido a um teste funcional de ressonância magnética, cujo objetivo era medir a atividade cerebral em repouso e as alterações na conectividade funcional entre as diferentes áreas do cérebro.

Os mesmos testes foram repetidos após três meses.

A análise dos dados revelou que os níveis de ansiedade e stress foram significativamente reduzidos no primeiro grupo, quando comparado com os voluntários que não praticavam Meditação Transcendental.

“A ressonância magnética também mostra que a redução dos níveis de ansiedade está associada a alterações específicas na conectividade entre diferentes áreas cerebrais, como o precuneus (uma área relacionada com a noção de si mesmo), lobo parietal esquerdo e ínsula, que desempenham um papel importante na modulação das emoções e estados internos”, explica Giulia Avvenuti, primeira autora do estudo.

“O facto de a Meditação Transcendental ter efeitos mensuráveis ​​no ‘diálogo’ entre as estruturas cerebrais envolvidas na modulação de estados afetivos abre novas perspetivas para a compreensão das relações cérebro-mente“, acrescenta Pietro Pietrini, líder do estudo, publicado recentemente na revista científica Brain and Cognition.

A Meditação Transcendental ganhou destaque em todo o mundo como uma prática de relaxamento muito comum. Coerentemente com estudos anteriores, a nova investigação sugere que este tipo de meditação tem efeitos positivos no bem-estar psicológico e que esses efeitos estão correlacionados com mudanças mensuráveis ​​no cérebro.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O Estado português deveria proporcionar cursos de Meditação Transcendental a todos os portugueses que o desejassem, a partir do 5 anos de idade, mediante o pagamento de uma taxa moderadora. Poupar-se-iam milhões de euros em despesas de saúde, no futuro. É uma questão de estabelecerem uma parceria público-privada com a Cooperativa Cultural Maharishi, representante em Portugal da Meditação Transcendental: https://meditacao-transcendental.pt/

RESPONDER

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …