Meditar deixa marcas no cérebro (literalmente)

Uma nova investigação, levada a cabo na IMT School for Advanced Studies Lucca, em Itália, revela que a sensação de bem-estar provocada pela meditação está correlacionada com alterações no cérebro.

Nesta investigação, a equipa de cientistas da IMT School for Advanced Studies Lucca, em Itália, analisou especificamente a Meditação Transcendental (TM), que consiste na repetição silenciosa de um som específico, chamado um “mantra”.

Os investigadores dividiram um grupo de 34 jovens saudáveis em dois: enquanto que o primeiro grupo praticou Meditação Transcendental durante 40 minutos por dia (duas sessões de 20 minutos cada), o segundo não alterou a sua rotina diária.

No início do estudo, os cientistas mediram o nível de ansiedade e stress dos voluntários, assim como a sua capacidade de lidar com situações mais stressantes. Além isso, cada indivíduo foi submetido a um teste funcional de ressonância magnética, cujo objetivo era medir a atividade cerebral em repouso e as alterações na conectividade funcional entre as diferentes áreas do cérebro.

Os mesmos testes foram repetidos após três meses.

A análise dos dados revelou que os níveis de ansiedade e stress foram significativamente reduzidos no primeiro grupo, quando comparado com os voluntários que não praticavam Meditação Transcendental.

“A ressonância magnética também mostra que a redução dos níveis de ansiedade está associada a alterações específicas na conectividade entre diferentes áreas cerebrais, como o precuneus (uma área relacionada com a noção de si mesmo), lobo parietal esquerdo e ínsula, que desempenham um papel importante na modulação das emoções e estados internos”, explica Giulia Avvenuti, primeira autora do estudo.

“O facto de a Meditação Transcendental ter efeitos mensuráveis ​​no ‘diálogo’ entre as estruturas cerebrais envolvidas na modulação de estados afetivos abre novas perspetivas para a compreensão das relações cérebro-mente“, acrescenta Pietro Pietrini, líder do estudo, publicado recentemente na revista científica Brain and Cognition.

A Meditação Transcendental ganhou destaque em todo o mundo como uma prática de relaxamento muito comum. Coerentemente com estudos anteriores, a nova investigação sugere que este tipo de meditação tem efeitos positivos no bem-estar psicológico e que esses efeitos estão correlacionados com mudanças mensuráveis ​​no cérebro.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O Estado português deveria proporcionar cursos de Meditação Transcendental a todos os portugueses que o desejassem, a partir do 5 anos de idade, mediante o pagamento de uma taxa moderadora. Poupar-se-iam milhões de euros em despesas de saúde, no futuro. É uma questão de estabelecerem uma parceria público-privada com a Cooperativa Cultural Maharishi, representante em Portugal da Meditação Transcendental: https://meditacao-transcendental.pt/

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …