Pacto com o PSD e favores ao Benfica: e-mails e escutas tramam Medina

18

António Pedro Santos / Lusa

Duarte Cordeiro e Fernando Medina

Ministro das Finanças suspeito de vários crimes em pelo menos cinco processos. Outro ministro, Duarte Cordeiro, também é suspeito.

Mais um caso que abala o Governo, desta vez envolvendo dois ministros.

Fernando Medina é suspeito de diversos crimes em pelo menos cinco processos. O Ministério Público está a investigar o ministro das Finanças, informa a TVI. E Duarte Cordeiro surge associado a dois casos.

As suspeitas remontam ao período em que Medina era presidente da Câmara Municipal de Lisboa, onde foi o sucessor de António Costa, primeiro-ministro.

Fernando Medina é suspeito de ter cometido os seguintes crimes: corrupção, participação económica em negócio, financiamento proibido de partidos, prevaricação de titular de cargo político, tráfico de influências e abuso de poder.

Para sustentar as suspeitas do Ministério Público, há dezenas de escutas telefónicas a terceiros e centenas de e-mails relacionados com os processos.

Pacto com PSD

Em Lisboa, Medina terá feito um pacto com Sérgio Azevedo (PSD) antes das eleições autárquicas em 2017. Combinaram colocar uns “gajos merdosos” – expressão ouvida numa das escutas – para garantir vitórias em juntas de freguesia de Lisboa para os dois lados. Ou seja, numas freguesias o PS apresentava candidatos mais fortes perante candidatos do PSD menos conhecidos, noutras freguesias vice-versa.

Também é suspeito Duarte Cordeiro, actual ministro do Ambiente e que na altura terá estado ao lado de Fernando Medina neste pacto pré-eleitoral.

Luís Newton, presidente da Junta de Freguesia de Estrela, foi apanhado a comentar com Sérgio Azevedo: “O Medina disse que na minha Estrela iam (PS) candidatar uma gaja do grupo de cidadãos”. O vice-presidente da bancada do PSD respondeu: “O Medina está a portar-se bem connosco”.

O Ministério Público apresenta também a acusação de “emissão de faturas falsas e acordos com responsáveis do PS para adjudicação de contratos públicos a empresas violando a transparência, integridade, zelo e boa gestão dos dinheiros públicos”.

Belenenses com cunha

Terão sido distribuídos dezenas de avenças para trabalhos fictícios e negócios de milhões de euros celebrados com empresas de amigos em ajustes diretos. E também aqui terá entrado um acordo secreto com elementos do PSD em algumas juntas de freguesia de Lisboa.

Entre os negócios duvidosos está o Belenenses. A Câmara Municipal de Lisboa, liderada por Medina, terá dado 200 mil euros ao clube para construir um campo para a equipa de râguebi – um projecto que iria ser adjudicado por um amigo de Sérgio Azevedo. E o membro do PSD foi apanhado numa escuta a dizer que, por causa deste caso, ficou “a dever favores” a Fernando Medina. O amigo de Sérgio Azevedo é Carlos Eduardo Reis, hoje deputado do PSD.

Nesta processo de cunha, Sérgio Azevedo diz ao telefone: “É crime pedir ao Fernando Medina uma reunião sem receber nada em troca”.

E-mails, favorecimento ao BES

Não são só escutas a deixar o ministro das Finanças em maus lençóis. Também foram encontrados e-mails sobre a Torre de Picoas.

O edifício-sede na capital da consultora KPMG foi construído sob polémica e a Polícia Judiciária descobriu e-mails que colocam Fernando Medina, Duarte Cordeiro e Manuel Salgado como suspeitos de prevaricação e abuso de poder. Manuel Salgado era vereador do Urbanismo em Lisboa.

Em causa estão suspeitas de favorecimento ao BES. O banco acabou por ficar com o terreno onde nasceu a torre de Picoas – depois de o antigo proprietário do terreno ter apresentado diversos projectos para o local (ao longo de 20 anos), que foram sempre recusados por Manuel Salgado.

Estas constantes recusas dos Planos Diretores Municipais seriam para deixar o terreno para o BES, mais tarde. Quando o proprietário anterior não conseguiu pagar a hipoteca de 15 milhões de euros – que tinha feito no BES – e entregou o terreno ao banco, já teria sido aprovado o regulamento do novo Plano Diretor Municipal – e isso iria permitir a construção ao proprietário. Mas essa informação terá sido alegadamente escondida ao proprietário por Manuel Salgado.

A investigação actual acrescenta que Fernando Medina e Duarte Cordeiro também são suspeitos de envolvimento neste esquema, que era do conhecimento de ambos.

Filho de Luís Filipe Vieira

Entre os e-mails estão também suspeitas de favores ao filho de Luís Filipe Vieira, quando o seu pai ainda era presidente do Benfica. Medina é suspeito de corrupção e/ou de abuso de poderes.

A intenção de Vieira, num e-mail que enviou ao então presidente da autarquia, foi pedir que não fosse pago o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) sobre um prédio com 10 apartamentos administrado por dois filhos de Luís Filipe Vieira.

As casas seriam para habitação própria e permanente mas a maioria foi vendida a estrangeiros que nem moram lá. Por isso, não haveria isenção de IMI.

A Polícia Judiciária captou um e-mail do filho de Luís Filipe Vieira dirigido ao seu pai: “Obrigado Pai, sem ti não tinha sido possível. Já cá canta”.

Benfica

O Benfica também está relacionado com as suspeitas sob Fernando Medina, num processo que também já decorria, por alegados favores ao clube. Suspeitas de corrupção e prevaricação.

Aqui volta a surgir Sérgio Azevedo. O então deputado do PSD em Lisboa estaria a obter informações na Câmara sobre um processo que isentava o Benfica de taxas de milhões de euros – isto a pedido de Pedro Guerra, comentador de futebol.

Fernando Medina terá recebido pelo menos 21 e-mails sobre o tema. Pode ter fornecido, ou ajudado a fornecer, informação confidencial sobre o Benfica, E, por isso, essas mensagens são consideradas “de grande interesse para o estabelecimento das ligações entre os suspeitos”, segundo o Ministério Público.

5 mil euros para assessor

O espaço de comentário político que Medina chegou a ter na TVI também surge nestas investigações.

Havia um assessor do então autarca que recebeu 5 mil euros para preparar esses comentários televisivos e artigos de opinião no jornal Correio da Manhã.

Mas o serviço, que estava relacionado com um contrato a título particular, era pago pela Câmara Municipal de Lisboa, revelam outros e-mails.

Medina tinha aberto actividade nas Finanças, na categoria “criação artística e literária”. Assim receberia “valores isentos de IVA com tributação especial de IRS”.

Fernando Medina, neste processo, é suspeito dos crimes de participação económica em negócio, peculato, prevaricação e/ou de abuso de poderes.

O interlocutor dos e-mails com Medina era Filipe Abreu Nunes – que era assessor do presidente da Assembleia da República.

Foram feitos contratos entre a Câmara de Lisboa e Abreu Nunes, para
serviços de apoio e aconselhamento ao presidente da Câmara de Lisboa, no âmbito das suas intervenções públicas – mas Filipe Abreu Nunes era assessor do presidente da Câmara e do comentador (apesar de isso não estar no contrato público).

Reacções dos ministros

Fernando Medina já reagiu. Assegura que não foi notificado ou ouvido pelo Ministério Público em nenhum processo, que não protagonizou qualquer pacto com o PSD, que não teve assessor para serviços particulares e que nunca favoreceu ninguém. “A insinuação do contrário é falsa”, repete.

Duarte Cordeiro considera estas notícias “totalmente falsas e absurdas” e garante também que não foi notificado ou ouvido pelo Ministério Público. “Tenho todas as razões para suspeitar da veracidade do que a TVI/CNN afirma sobre o suposto acesso a supostas conclusões que procura imputar ao Ministério Público”, em acusações que servem para “acrescentar barulho ao actual contexto político”, acusa.

ZAP //

18 Comments

  1. Mais uma encenação para desviar as atenções dos Portugueses, um «leitmotiv» como diz o Sr.º Dr.º Alberto João Jardim.
    Português, não vote, diga não ao criminoso, corrupto, e anti-democrático, regime liberal/maçónico imposto pelo golpe de Estado da OTAN em 25 de Abril de 1974.

    • Isso, não vote, assim os avençados do regime escolhem a seu belo prazer.
      E você e os demais ficam a dividir a conta.
      Essa história de não votar só beneficia os encostados ao governo. É esse o efeito real dessa treta.

      • Não escreva palermices, os Portugueses não podem Votar em programas políticos com os quais não se identificam nem tão pouco promovem o Interesse Nacional, o Desenvolvimento integral da Pátria, e o bem-comum.
        O que você está a dizer, é que se deve votar por votar, sem princípios, valores, ou ideologias, resumindo, o que você pretende é manter a situação, e este criminoso, corrupto, e anti-democrático, regime liberal/maçónico, assim como o seu ilegítimo sistema político-constitucional ainda vigente.

    • escolham outros Partidos sem ser o PS ou PSD , há muitos outros Partidos que devemos dar o beneficio da duvida, pior que estes dois não deve ser certamente

      • Todas os partidos políticos existentes em Portugal, são liberais/maçónicos, fingem combaterem-se uns aos outros, mas têm a mesma agenda política, económica, e de engenharia social, com a qual os Portugueses não se identificam, só que executam-na de maneiras diferentes.
        O único Político e Candidato que fez e declarou recentemente oposição a este criminoso, corrupto, e anti-democrático, regime liberal/maçónico, foi o Presidente Rui Rio, que com coragem e determinação disse não ser liberal e denunciou a Maçonaria; já antes o Sr.º Dr.º Alberto João Jardim o tinha feito.

  2. Têm todos razão, abaixo os corruptos….PORTUGUÊS ATENÇÃO…
    Nem no tempo da pide havia tanta espionagem… porque que espiar telefonemas, palavras ditas em segredo, que são ouvidas a 500mts, etc, etc…etc… facilmente podes entender que o que dizes ao telefone ou na n et com os treus familiares tens um piolho na tua cabeça que ouve e bufa tudo

  3. Vamos dar a “palavra” aos mais novos. A velha guarda está corrupta e cheia de lodo. Com este governo o lodo é tal que todos vamos escorregar e ficar na mer***
    Os tribunais pactuam. Quase ninguém vais preso por corrupção. O “outro” do BES anda a gozar com os portugueses a dizer que está demente. Se esta demente internem-no num manicómio.

    • O problema é que os «…mais novos…» já nascem corruptos e cheios de lodo, não cumpriram Serviço Militar, têm quase todos problemas mentais e deformações físicas, nunca trabalharam ou o trabalho que têm é graças à cunha de familiares, amigos, ou da seita política/religiosa à qual pertencem; são a geração mais mal preparada de sempre com o 12º ano, licenciatura, mestrado, ou doutoramento, e elevados índices de iliteracia e ignorância, não possuindo, na maioria, perfil e conhecimento para trabalhar nas áreas em que se formaram.

  4. Mas o Presidente está à espera de quê?!!!! Então depois da sessão de hoje na Assembleia da República, este Governo e este Primeiro-Ministro não podem continuar em funções. Já nem respondem às questões que lhes são colocadas, demonstrando total prepotência, arrogância e indiferença perante o povo e quem os representa na Assembleia da República.

    • Hoje no Parlamento notou-se perfeitamente que Costa estava acossado e já não tinha respostas concretas para as perguntas que lhe fizeram os partidos da oposição. E notava-se até, na bancada do governo, alguns ministros muito apreensivos e outros até a roer as unhas.

      • Depois de hoje, a continuidade do Governo deixou de ser possível. Este Governo para além de um bando de incompetentes, sabe-se agora que é também um bando de mentirosos e trafulhas da pior espécie. O Presidente da República tem de tomar uma atitude.

  5. Em Portugal existe uma teia de corrupção, já todos sabiamos que o PS se tinha apoderado do aparelho do Estado para seu proveito e dos seus boys, mas pelos vistos e sem grandes surpresas a oposição também aproveita algumas migalhas. Muitos parabéns a quem investiga, pessoas sem medo e de coragem. pena que depois tudo encalhe na justiça que está muito longe de ter a eficiência de quem investiga. Afinal é mais facil comprar uns favores a meia duzia de juizes que vendem acordãos como foi já noticiado algumas vezes e até a pessoa mais burra não entende como certas coisas acontecem na justiça, do que tentar abafar as investigações que envolvem muito mais gente. Parabéns mais uma vez a quem investiga e é mais que altura de haver uma operação de limpeza no nosso Estado. Marcelo anda a dormir, mas era tempo de acabar com o palrrar e fazer qualquer coisa de bem para o país .

  6. Fosca-se que este Medina é um autêntico ladrão profissional! Estou para ver quanto tempo leva a justiça a pronunciá-lo e a sentenciá-lo à cadeia.

  7. País de ladrões e vigaristas. Estamos bem entregues. Com que moral é que este gajo pede agora aos portugueses para pagar impostos?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.