Medina demitiu CEO da TAP e só depois procurou advogados para sustentar justa causa

4

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Fernando Medina

Christine Ourmières-Widene também já tem uma equipa jurídica preparada para contestar a decisão do Governo, a qual conta com pelo menos três advogados.

Na passada segunda-feira, Fernando Medina e João Galamba anunciaram, numa conferência de imprensa conjunta, a demissão de Christine Ourmières-Widene, CEO da TAP, e de Manuel Beja, presidente do Conselho de Administração, na sequência da polémica indemnização atribuída a Alexandra Reis, de 500 mil euros e do relatório da Inspeção-Geral de Finanças que a declarava nula.

Perante a insistência dos jornalistas, os dois governantes explicaram que a demissão ocorreria por “justa causa“, pelo que não haveria lugar para indemnizações ou bónus, para além do que está estipulado na lei. No entanto, o jornal Económico avança hoje que só depois do anúncio público é que Fernando Medina procurou assessoria jurídica que sustentasse a decisão, recorrendo a vários escritórios de advogados.

O mesmo jornal avança que a VdA e a Sérvulo foram alguns dos escritórios contactados pelo gabinete de Fernando Medina. No entanto, pelo menos a VdA não terá aceitado o convite, ao passo que a Sérvulo não proferiu qualquer esclarecimento. Uma fonte familiar com o processo reconhece a estranheza do mesmo, face à inversão da ordem lógica dos procedimentos.

“É a política a funcionar. Primeiro, anuncia-se e acautela-se depois a fundamentação deste tipo de processos.” Já fonte oficial das Finanças diz apenas que “o processo de fundamentação jurídica desta decisão está a ser conduzido pelas equipas jurídicas do Estado”.

Recorde-se que do lado de Christine Ourmières-Widene também já há uma equipa jurídica preparada para contestar a decisão do Governo, a qual conta com pelo menos três advogados. Da equipa faz parte Inês Arruda, sócia da Vasconcelos, Arruda & Associados.

ZAP //

4 Comments

  1. so burrada (nao borrada de asneira)
    acho que ele ja fez isto de proposito para lhe dar um boa indemnização.
    so que esse dinheiro vai sair dos bolsos dos portugueses como sempre

  2. Infelizmente esse asno do medina , perdão para os asnos . continuara como ministro desta porcaria de governo costa e nós e que iremos pagar as borradas deles . continuem a votar neles !!!

  3. Se bem compreendo , primeiro despede-se e só depois é que se contrata un advogado para justificar o despedimento arbitrário e pouco claro na C.S . Esta Companhia continua a ser um poço sem fundo para o erário Publico . Se a TAP , conseguiu “lucros” , não se nota no bom funcionamento das areas fundamentais da Sociedade .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.