“Há vida” depois das presidenciais. Medina e Moreira criticam posição de Marcelo sobre regionalização

Estela Silva / Lusa

Rui Moreira e Fernando Medina

No debate “Conversas à Porto”, que teve lugar esta terça-feira no Rivoli, os presidentes das duas maiores autarquias do país defenderam que o grande travão à regionalização é Marcelo Rebelo de Sousa, enquanto Presidente da República – tal como o foi há duas décadas, como líder do PSD.

Esta terça-feira, Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, e Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, sentaram-se lado a lado, no Porto, e concordaram em quase tudo numa conversa sobre a descentralização e a regionalização.

Moreira considera “inevitável” encetar um processo de regionalização e que “todas as promessas” feitas há 20 anos, no último referendo, ficaram por cumprir. “Não devemos estar a perder grande tempo com este modelo de descentralização, a meu ver mal feita.”

Medina também defendeu a regionalização no último referendo e o tempo só o fez reforçar essa convicção. “Há 20 anos o mapa era péssimo, as dinâmicas estavam mal explicadas e o presidente do PSD à época não concordava com a regionalização. 20 anos depois, o mapa já está melhorzinho e o presidente do PSD da altura é hoje Presidente da República e não creio que tenha mudado de ideias o suficiente.”

Segundo o Observador, Fernando Medina admite que não vão existir avanços até às presidenciais, mas alerta que “há vida depois de janeiro de 2021”.

Para o autarca de Lisboa só existem três soluções possíveis: “Mete-se a ideia na gaveta e deixamos de falar do assunto – eu acho que isso não é possível porque a necessidade está lá e realidade impõe-se. Continua-se a trabalhar, densificando o que são as competências das regiões administrativas, para tornar muito mais claro às pessoas quais as vantagens deste processo ou vai-se conversando mais com o Presidente da República sobre o assunto.”

Já o autarca do Porto acredita que, “passados 20 anos, muitas das pessoas que votaram já morreram e muitos dos votam hoje nessa altura ainda não votavam”. Moreira defende que a regionalização “não deveria” ser conquistada por referendo e que os partidos políticos “não se podem refugiar na legítima e conhecida oposição do Presidente da Republica”.

Em relação ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Câmara do Porto, afirma que o voto do Presidente vale tanto como o seu. “Vivemos num país onde apesar de tudo há limites nas competências e, portanto, se o Presidente da República pode fazer campanha contra, pode ser contra, mas também há muitas outras coisas que já vetou e depois vieram a ser votados no Parlamento. É a natureza da coisa.”

Ambos os autarcas estão convencidos de que a caminhada para a regionalização é irreversível, mas o passo em frente terá de ser dado pelos autarcas.

De acordo com o Expresso, Medina e Moreira convergiram ainda que seria um erro avançar com eleições diretas para as presidências das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, porque “poria em causa a regionalização”, referiram os dois presidentes.

O debate, que aconteceu no Rivoli esta terça-feira, arrancou com a apresentação de um estudo encomendado pelo ‘Porto, o Nosso Movimento’ à Faculdade de Economia da Universidade do Porto, tendo concluído os autores do relatório “Descentralização/Regionalização: O caso do Porto” que o calendário de transferências na descentralização é curso e o envelope financeiro escasso em algumas áreas.

O estudo conclui que há necessidade de garantir níveis mínimos de equidade e de se refletir sobre o processo de descentralização “sem ignorar o modelo de regionalização”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A rapidez com que acham que o MRS é que está a bloquear aquilo que há 20 anos foi referendado e com resultado negativo.
    Tudo serve para denegrir a imagem do MRS, é só saber aproveitar…

  2. Vamos todos regionalizar para empregar mais boys altamente competentes formados numa qualquer universidade manhosa a um domingo à tarde. Vamos embora que o povo, uma vez mais, pagará o regabofe!

RESPONDER

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …

Daniel Podence a caminho do Wolverhampton

Daniel Podence deverá ser anunciado em breve como novo reforço dos Wolves, equipa inglesa orientada por Nuno Espírito Santo e na qual já jogam outros sete portugueses. De acordo com o jornal O Jogo, Daniel Podence …