Medina fecha acordo com Bloco e entrega pelouro da Educação e Áreas Sociais

Mário Cruz / Lusa

Depois do acordo com Fernando Medina, habitação, transportes e políticas sociais passam para as mãos dos bloquistas.

Ricardo Robles, que concorreu à Câmara Municipal de Lisboa pelo Bloco de Esquerda, será agora o vereadot com o pelouro da Educação, Saúde, Direitos Sociais e Cidadania em Lisboa.

O acordo entre Fernando Medina, PS, e Ricardo Robles, BE, foi aprovado na quarta-feira à noite pela direção deste último partido. De acordo com o Público, Medina consegue, através desta aliança, assegurar a estabilidade governativa, já que aos oito vereadores eleitos pelo PS se soma agora o vereador do BE, numa câmara que tem um total de 17 lugares de vereação.

Segundo o Observador, os dois partidos assumem então compromisso de promover uma convergência política e um conjunto de objetivos comuns em três áreas fundamentais: transportes, habitação e ação social, incluindo aqui a educação.

Depois de firmado o acordo, a autarquia compromete-se a devolver o dinheiro dos manuais escolares do 2º e 3º ciclos, ainda este ano letivo. Em 2018/19 a medida estende-se a todos os anos do secundário, aos alunos inscritos nas escolas públicas. Nos anos escolares já abrangidos pela isenção do Estado, a autarquia complementa a gratuitidade às fichas de exercícios, avança o Diário de Notícias.

Além disso, para a Educação está também prometida a abertura de novas creches, fazendo um mínimo de mil novas vagas. O Bloco quer também, na área da Saúde e Direitos Sociais, a existência de 14 centros de saúde e a criação de um Centro de Acolhimento e Cidadania LGBT+ e de um centro de atendimento e apoio 24h a vítimas de violência doméstica.

Além disso, os bloquistas assumem o compromisso de, durante este próximo mandato (que termina em 2021), construir 3 mil fogos de renda acessível e da criação de um “gabinete municipal de fiscalização” para o alojamento local “com intervenção na hora e capacidade de retirar licenças em caso de reincidência comprovada”.

Nos transportes, o Bloco conseguiu junto de Fernando Medina que “renegociasse com o Governo da expansão da rede de Metro, incluindo a Linha Ocidental a par da Linha Circular” e chegaram a acordo para um “mínimo de 250 novos autocarros e 30 novos elétricos até final do mandato”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O Bloco de Esquerda fez a sua campanha em Lisboa, convencendo os lisboetas que era contra o saque que a EMEL faz aos automobilistas.
    Agora que favorecem a maioria de Medina, vamos a ver até que ponto são mentirosos e calculistas.

  2. Meus Caros lisboetas:

    Com o BE é que vai ser. Os vossos filhos vão ser do melhor em educação. Vejam lá se acompanham o que lhes vão ensinar. Concerteza que valores como o trabalho, o respeito pela propriedade dos outros, e a constatação do menino e menina, entre outros, não lhes vão ser transmitidos. Vejam lá porque vão pôr uma casa de banho unica para meninos e meninas, porque para eles é tudo normal. Não há meninos nem meninas, há outra coisa qualquer. Vejam lá. De vitória em vitória estes seres levam para a derrota final.

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …