Com um sorriso, Fernando Medina desmente Marques Mendes e rejeita Finanças

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, recusa a ideia lançada por Marques Mendes que o apontou como eventual sucessor de Mário Centeno como ministro das Finanças.

O autarca considera “um pouco bizarro” que o seu nome surja como eventual sucessor de Mário Centeno e diz que sorriu quando a hipótese foi ventilada por Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário na SIC.

“Julguei que eram meus amigos, não me podem desejar tal”, começou por sublinhar Medina no espaço de opinião que partilha na Rádio Renascença com João Taborda da Gama.

“O Governo tomou posse há cerca de uma semana e alguém lança um comentário dessa natureza e está tudo a discutir”, acrescentou depois Medina, assegurando que não se vê como ministro das Finanças.

Vejo-me a ser presidente da Câmara com imenso gosto, é o que gosto de fazer”, vincou, salientando que se limitou a sorrir com a ideia de suceder a Centeno.

Marques Mendes anunciou que o ministro das Finanças deverá deixar o cargo em 2020 ou em 2021. Como eventual hipótese para lhe suceder, o ex-líder do PSD avança o nome de Medina, frisando que o presidente da Câmara de Lisboa está a ser apontado ao cargo num “círculo restrito” no interior do PS.

Essa possibilidade acarretaria outro problema para António Costa, já que implicaria a perda da liderança da Câmara da capital. A entrada de Medina no Governo levaria o vice-presidente da autarquia de Lisboa que foi eleito pelo movimento Cidadãos por Lisboa a assumir a presidência. Isso poderia ser um problema para o PS nas próximas eleições autárquicas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Exames nacionais. Média da maioria das provas desce (e Matemática cai quase 3 valores)

As médias nos exames nacionais desceram a 20 disciplinas, num ano em que o grau de dificuldade das provas aumentou ligeiramente. Português manteve-se igual — média de 12 valores — e só Física e Química …

Presidente tunisino denuncia migração ilegal de jovens e justifica detenção de deputados

O Presidente da Tunísia disse, este domingo, que muitos jovens desesperados são pagos para abandonar ilegalmente o país em direção à Europa, num dia em que foram reveladas detenções de deputados críticos após o golpe …

Número de nascimentos no primeiro semestre de 2021 foi o mais baixo de há mais de 30 anos

Cerca de 37.700 bebés nasceram em Portugal no primeiro semestre, uma redução de mais de 4.400 relativamente ao período homólogo e que representa o valor mais baixo nos últimos 30 anos, segundo dados do Instituto …

Mais 9 mortes e 1.190 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou esta segunda-feira 1.190 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal regista esta segunda-feira nove mortes atribuídas à covid-19, 1.190 novos casos …

Jerónimo de Sousa insiste na valorização salarial como “compromisso do PCP”

O secretário-geral do PCP insistiu hoje na necessidade de aumento dos salários e na valorização de carreiras e profissões, “compromisso do PCP”, afirmando que a pandemia da covid-19 é utilizada como “pretexto” para abusos laborais. “O …

Pfizer e Moderna aumentaram preços das vacinas, revela Financial Times

As farmacêuticas Pfizer e Moderna aumentaram o preço das suas vacinas contra a covid-19 nos últimos contratos de fornecimento à União Europeia (UE), subindo 25% e 13%, respetivamente, informou esta segunda-feira o Financial Times (FT). Os …

Após o assassinato de Noor Mukadam, Paquistão tem "epidemia de terrorismo de género" em mãos

Noor Mukadam foi alegadamente torturada e decapitada pelo filho de um magnata paquistanês. O país vê-se agora com uma "epidemia de terrorismo de género" em mãos. Zahir Zakir Jaffer foi detido por suspeita do assassinato premeditado …

"Prelúdio indesejável". Irmã de Kim Jong-un avisa Coreia do Sul sobre manobras militares com EUA

Kim Yo-jong, a irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, alertou a Coreia do Sul sobre o impacto negativo da realização de manobras militares conjuntas com os Estados Unidos da América (EUA) para a recente reaproximação …

PIB tem de crescer quase 6% no segundo semestre para as previsões do governo serem cumpridas

Mesmo com o crescimento histórico de 15,5% no segundo trimestre de 2021, a economia vai ter de chegar a valores pré-pandemia para se cumprir o objectivo de 5% de crescimento anual apontado pelo Ministro das …

Descontos em apps de entrega de comida e táxi. Reino Unido oferece incentivos aos jovens para se vacinarem

Descontos em aplicações na entrega de comida ou de táxi são alguns dos incentivos que serão oferecidos no Reino Unido para promover a vacinação entre os mais jovens. Sajid Javid, ministro da Saúde do Reino …