Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham.

Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências da pandemia de covid-19. O país superou a marca das 10 mil mortes no início desta semana e soma mais de 347 mil casos confirmados. Numa altura em que toda a ajuda é pouca, os médicos imigrantes estão a ver-se impedidos de ajudar no combate ao surto devido às regras dos vistos norte-americanos.

Embora Shantanu Singh, médico especializado em pneumologia, trabalhe na Virgínia, o seu emprego permitia-lhe facilmente viajar para Nova Iorque, um dos Estados mais afetados no país, para ajudar durante os seus dias de folga. E, como explicou ao The Intercept, Singh gostaria de o fazer. “É o que sou treinado para fazer”, explica o médico de origem indiana.



No entanto, é ilegal ir para um destes locais que tão desesperadamente precisam de ajuda médica. O seu visto de imigrante deixa-o incapaz de ter um trabalho remunerado ou até voluntário em qualquer hospital que não tenha patrocinado o seu visto.

Singh não é um caso único nos Estados Unidos. Tal como ele, devido às regras dos seus vistos, outros 10 mil profissionais de saúde estão proibidos de trabalhar em qualquer hospital para além daquele em que estão empregados.

Mais do que um em cada quatro médicos os Estados Unidos são imigrantes. Os vistos permanentes de imigração norte-americanos, conhecidos por green cards, são atribuídos por país e há uma lista de espera particularmente longa para cidadão indianos.

Três quartos dos dos trabalhadores que aguardam pelo visto, cerca de 700 mil, são oriundos da Índia. Espera-se que sensivelmente 200 mil deles morram de velhice antes de lhes ser atribuído um green card.

Ficamos a olhar enquanto pessoas treinadas como urologistas ou cirurgiões ortopédicos estão a ser chamados para ajudar. Eles até estão a pôr estudantes de medicina na linha da frente”, lamenta Ramakrishna Yalamanchili, médico indiano imigrado na Virgínia. “Quero ser voluntário onde precisam de nós. Queremos ajudar a impedir a propagação antes que ela chegue aqui”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. mas se a urgencia fosse na casa branca, aposto que os obrigavam a ir tratar do trump
    nem nestas alturas de pandemia deixam de serem estupidos.

RESPONDER

Prazo para limpar terrenos termina hoje. Proprietários voltam a arriscar coimas

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina hoje, após ter sido prorrogado devido à pandemia e às condições climatéricas, pelo que os proprietários em incumprimento ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 …

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …

Governo aprova 11 milhões de euros para SIRESP de indemnização compensatória

A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede de comunicações do Estado SIRESP. O …

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …