Médico italiano anuncia primeiro transplante de cabeça humana (num cadáver)

drsergiocanavero / Facebook

O cirurgião italiano Sérgio Canavero

Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina de Harbin, em Heilongjiang, na China, realizou o “primeiro transplante de cabeça humana”, anunciou esta sexta-feira em conferência de imprensa o professor italiano Sergio Canavero.

Segundo o jornal britânico The Telegraph, a operação de 18 horas, que foi realizada num cadáver, demonstrou que é possível refazer com êxito as ligações da coluna vertebral, dos nervos e dos vasos sanguíneos entre a cabeça e o corpo.

A intervenção foi dirigida pelo médico chinês Xiaoping Ren, cirurgião que o ano passado terá transplantado com êxito a cabeça de um macaco.

O professor Sergio Canavero, director do Grupo de Neuromodulação Avançada da Universidade de Turim, em Itália, considera que está agora iminente a realização de uma operação semelhante num ser humano vivo.

“Foi realizado o primeiro transplante de cabeça em cadáveres humanos. A próxima etapa é uma troca completa entre dadores de orgãos que se encontrem em morte cerebral, e esse será o passo final até ao transplante formal de cabeça em seres humanos vivos, que está iminente”, declarou o cirurgião italiano.

Segundo o diário britânico, Sergio Canavero, que anunciou em 2015 que no prazo de dois anos iria realizar o primeiro transplante de cabeça humana, não apresentou até agora nenhuma prova concreta do sucesso das duas intervenção de Xiaoping Ren, mas garante que “o estudo será publicado dentro de dias” em revista científica a anunciar.

“Todos disseram que era impossível. Mas a cirurgia foi um êxito”, assegura Canavero.

A comunidade científica, no entanto, continua a acompanhar com cepticismo os anúncios de Canavero e as pesquisas de Ren, cujo trabalho agora não recebeu qualquer validação científica pelos seus pares.

A equipa de Canavaro publicou até agora uma série de artigos sobre as suas técnicas de seccionamento e reatamento de ligações da medula espinhal em diversos animais vivos, mas os estudos não receberam validação científica – particularmente por não descreverem com exactidão a técnica usada e não terem qualquer controlo de variáveis.

Entretanto, particularmente interessado em saber novidades acerca dos avanços de Canavero e Ren estará certamente Valery Spiridonov, o programador russo de 32 anos que foi escolhido para se tornar o primeiro humano a ter um transplante de cabeça.

(dr) TASS

O programador russo Valery Spiridonov será o primeiro homem a fazer um transplante de cabeça

Spiridonov sofre de uma rara condição de perda muscular genética, conhecida como doença de Werdnig-Hoffmann. Não há actualmente nenhum tratamento conhecido, e a única saída para o jovem programador é, literalmente, perder a cabeça.

“A única coisa que tenho é um sentimento de impaciência agradável, como se tivesse estado a preparar-me para algo importante toda a minha vida”, dizia o programador. Dois anos mais tarde, ainda está à espera de Canavero – e de um corpo novo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …