Primeiro transplante de cabeça humana pode ocorrer daqui a dois anos

USN

Transplantar uma cabeça humana parece algo impossível, mas um cirurgião italiano acredita que o pode fazer com sucesso em 2017.

Sergio Canavero, do Grupo de Neuro-modelação Avançada de Turim, em Itália, investiga desde 2013 a possibilidade de transplantar uma cabeça humana. Os resultados do seu estudo, segundo o próprio, indicam que esta é uma possibilidade real que pode ocorrer com êxito dentro de dois anos.

Notando que este tipo de transplante se aplicaria a pacientes com degeneração muscular ou com cancros em estado avançado, o cirurgião explica as técnicas a serem utilizadas num artigo na revista Surgical Neurology International. O investigador frisa, nomeadamente, que o paciente teria que estar em coma induzido durante, pelo menos, quatro semanas, antes de se sujeitar ao procedimento.

Além disso, a cabeça do receptor teria que ser resfriada, tal como o corpo do doador, de modo a evitar a morte das células sem oxigénio.

O cirurgião explica também como procederia ao corte dos tecidos do pescoço, à ligação das veias e das artérias, e à divisão dos nervos da espinha.

Após a complexa operação, o paciente transplantado não seria capaz de mover o rosto, nem de o sentir e não falaria com a mesma voz, de acordo com o cirurgião que salienta também o longo processo de fisioterapia que teria pela frente.

Esta ideia, tal como soa completamente impossível ao comum dos mortais, também é encarada com muitas suspeitas pela comunidade médica.

“Se a sociedade não quiser, não vou fazê-lo, mas se as pessoas na Europa e nos EUA não quiserem, não significa que não se faça noutro lado”, constata Sergio Canavero na revista New Scientist.

O cirurgião espera apresentar os resultados da sua investigação em Junho, durante uma conferência da Academia Americana de Neurologia e Cirurgiões Ortopédicos, em Maryland, nos EUA.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …

Rio "atirou" Costa aos macacos e pediu aos eleitores que "penalizem" o descaramento do PS

Rui Rio afirma nunca ter visto um "desplante" semelhante ao do PS no que respeita a promessas eleitorais como o que está a acontecer na atual campanha para as autárquicas. Mais um dia, mais uma capelinha. …

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …

O voto que dá que falar. "Não há um centímetro quadrado de Portugal que seja indigno" do Constitucional

Três juízes do Tribunal Constitucional contestaram o parecer dos seus pares que considera "desprestigiante" a mudança deste órgão de Lisboa para Coimbra, mas é o voto contra de Mariana Canotilho que dá que falar, uma …