Médico que quer realizar um transplante de cabeça conseguiu fazê-lo num macaco

HEAVEN-AHBR

O neurocirurgião que espera fazer o primeiro transplante de cabeça num ser humano, nos próximos dois anos, alega que conseguiu replicar este procedimento com sucesso num macaco.

O transplante de cabeça foi feito num macaco, na China, revelou o neurocirurgião italiano  Sergio Canavero à revista New Scientist, notando que o animal sobreviveu “sem qualquer tipo de lesão neurológica ou de outro tipo”.

Segundo Canavero, uma equipa de investigadores chineses da Harbin Medical University, liderada pelo cirurgião Xiaoping Ren, conseguiu realizar a operação com sucesso.

A prova de que a operação no animal, morto 20 horas depois do procedimento por razões éticas, correu como estava planeada, aparece numa fotografia publicada pela mesma publicação.

A revista publicou ainda um vídeo com um rato, cuja espinal medula terá sido cortada e novamente unida, e que parece conseguir mexer as pernas.

São as provas que Sergio Canavero apresenta à comunidade científica para confirmar a ideia de que pode realmente fazer o primeiro transplante de cabeça num ser humano até 2017.

A postura do neurocirurgião é, contudo, criticada por alguns cientistas que consideram pouco vulgar a forma como o médico está a publicitar o bem sucedido transplante de cabeça, sem divulgar os detalhes técnicos sobre o procedimento.

Canavero promete revelações científicas para breve, nas publicações da especialidade, e salienta que “é importante que as pessoas parem de pensar que isto é impossível“.

“É absolutamente possível e estamos a trabalhar nesse sentido”, garante o médico na New Scientist.

O neurocirurgião acredita que pode replicar o transplante de cabeça bem sucedido no macaco num ser humano, com um corte limpo da espinal medula e com recurso a polietileno glicol, componente que preserva membranas celulares e que ajuda as conexões a serem repostas.

(dr) TASS

O cientista da computação russo Valery Spiridonov será o primeiro homem a fazer um transplante de cabeça

O próximo passo passa por arrecadar os fundos necessários para transplantar a cabeça do russo Valery Spriridonov, que já se ofereceu como cobaia para esta experiência que pode revolucionar a ciência médica.

Em 1970, o cirurgião Robert J. White também conseguiu fazer um transplante de cabeça num macaco, mas este morreu nove dias mais tarde, fruto da rejeição da cabeça por parte do corpo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pobres bichos! O que sofrem às nossas mãos…
    Esta falta de respeito pela vida e pelo sofrimento das outras espécies é assustadora.

RESPONDER

United quase pede para Dalot sair

Adeptos pensavam que o português nunca mais ia jogar pela equipa principal do Manchester United. Jogou na Taça da Liga e não convenceu. O Manchester United seguiu para os quartos-de-final para a Taça da Liga inglesa, …

Testemunhas revelam que agentes de inteligência dos EUA consideraram sequestrar (e envenenar) Assange

Testemunhas anónimas revelaram em tribunal que planos para envenenar ou sequestrar Julian Assange da embaixada do Equador foram discutidos entre fontes da inteligência dos Estados Unidos e uma empresa de segurança privada que espiou o …

"Assassino do Twitter" assume ter matado 8 mulheres que partilharam pensamentos suicidas

O caso está a chocar o Japão. Perante o Tribunal de Tóquio, Takahiro Shiraishi declarou-se culpado, após ter assassinado e esquartejado oito mulheres e um homem em 2017. O assassino conheceu as vítimas através da rede …

"Como me mudar para o Canadá?" É o que os norte-americanos querem saber depois do debate presidencial

Depois do debate presidencial ficar marcado por diversas interrupções e insultos entre os candidatos à Casa Branca, são muitos os americanos a sentirem-se tentados a abandonar o país, e já escolherem o destino: o Canadá. Ao …

"Não toleramos insultos": Equipa abandona jogo decisivo ao intervalo

Comentário sobre a homossexualidade de um futebolista antecipou o final de um jogo de futebol. A mesma equipa tinha protestado outro encontro devido a insulto racista. O jogo de futebol entre San Diego Loyal e Phoenix …

Cofina condenada a pagar 3 milhões de euros ao Fisco

A Cofina, que detém o Correio da Manhã, a CMTV, a Sábado e o Jornal de Negócios, vai ter de pagar três milhões de euros à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) após ter perdido o …

Desfasamento do horário vigora até 31 de março de 2021 (e pode ser prolongado)

O regime excecional que contempla o desfasamento de horários vigora até 31 de março de 2021, podendo ser prolongado, e os trabalhadores sem transportes públicos que lhe permitam cumprir o horário podem opor-se. O diploma que …

Mário Centeno vai dar aulas na Universidade Nova

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, vai dar aulas na Universidade Nova, em Campolide, Lisboa, avança o jornal Público esta quinta-feira. O antigo ministro das Finanças do Governo de António Costa vai lecionar a …

ADSE quer pagar reembolsos atrasados em menos de dois meses

A ADSE quer resolver os atrasos de largos meses que se verificam nos reembolsos das despesas que os beneficiários fazem no regime livre em menos de dois meses. De acordo com o semanário Expresso, a intenção …

Costa sugere a Marcelo condecoração da CGTP no 50.º aniversário da central sindical

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira ter sugerido ao Presidente da República a condecoração da CGTP, numa mensagem de felicitação pelos 50 anos da central sindical em que destaca a necessidade de proteger trabalho e rendimentos …