Meco: 5 jovens continuam desaparecidos, buscas prosseguem

Alvesgaspar / Wikimedia

-

As buscas dos cinco jovens desaparecidos domingo na Praia do Meco foram retomadas hoje pelas 07:30 por mar e por terra, sem o recurso aos meios aéreos, segundo a Autoridade Nacional da Proteção Civil.

As buscas dos cinco jovens arrastados por uma onda foram alargadas em termos de milhas, passando de três para cinco milhas de distância da costa, abrangendo uma zona entre a Lagoa de Albufeira e a Praia dos Lagosteiros, já próxima do Cabo Espichel, segundo disse à Lusa o comandante do Porto de Setúbal, Lopes da Costa.

Domingo, com o cair da noite, as buscas com os meios aéreos e marítimos foram interrompidas, mas continuaram por terra, mantendo-se no terreno equipas de patrulha que envolvem uma dezena de homens e veículos todo-o-terreno e todo o apoio logístico necessário.

Um grupo de sete jovens, todos estudantes da Universidade Lusófona, foi na madrugada deste domingo apanhado por uma onda na Praia do Meco. Um dos jovens conseguiu salvar-se e dar o alarme, outro foi retirado do mar já sem vida.

Continuam desaparecidos cinco outros jovens, entre os quais quatro raparigas.

Os jovens desapareceram na praia do Moinho de Baixo, na localidade de Alfarim, no Meco.

Alguns dos jovens do grupo  tinham uma casa arrendada em Alfarim, nas proximidades, disse à agência Lusa o vereador da Protecção Civil Municipal de Setúbal, Francisco Luís.

 

Universidade Lusófona decreta três dias de luto e coloca bandeira a meia-haste

A Reitoria da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias decretou três dias de luto, colocando a bandeira à meia-haste, após o grupo de sete jovens universitários ter sido arrastado por uma onda na Praia do Meco, na madrugada de domingo.

Em comunicado, a Reitoria e a Administração da Universidade manifestaram o seu pesar “pelos trágicos acontecimentos” ocorridos na madrugada de domingo na praia do Meco, que envolveram sete alunos daquela comunidade académica, resultando num morto e cinco desaparecidos no mar, até ao momento.

Fonte da Comunicação da Faculdade disse à agência Lusa que está a ser disponibilizado apoio psicológico, por parte dos docentes das cadeiras de psicologia da universidade, aos familiares enlutados e aos colegas e amigos estudantes da instituição

Segundo a mesma fonte, vive-se um “clima de consternação” na faculdade, enquanto os responsáveis pelo estabelecimento de ensino fazem o levantamento dos cursos em que os jovens desaparecidos se encontram matriculados.

Está previsto que, além da Universidade, os cursos que os alunos frequentavam rendam a sua própria homenagem aos alunos, com os rituais académicos próprios, de acordo com a mesma fonte.

A página do Facebook da Associação Académica da Universidade Lusófona apresenta uma fotografia de capa a negro e uma mensagem de domingo revela que a comunidade académica se encontra “triste e mais pobre” depois de sete colegas da universidade terem sido “envolvidos num trágico acidente, arrastados pelo mar”.

A Associação Academica deseja “muita força” ao colega que sobreviveu, presta condolências à família e amigos do colega encontrado já sem vida e deseja “muita força e esperança” à familia e amigos dos cinco colegas que ainda se encontram desaparecidos.

 

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …