McDonald’s perde direitos do Big Mac para cadeia de fast food irlandesa

A irlandesa Supermac’s conseguiu uma vitória histórica: o Big Mac deixa de ser uma marca registada na Europa. Mas a decisão é ainda passível de recurso.

“É o fim do McBully”, disse Pat McDonagh, que recebeu a alcunha Supermac quando era um miúdo que jogava futebol na sua Irlanda natal. Este o nome que deu à sua cadeia de hambúrgueres: Supermarc’s, que tem mais de cem restaurantes em território irlandês.

Quando quis expandir para o Reino Unido e restante Europa começou a travar uma batalha legal de que saiu vencedor esta terça-feira. O European Union Intellectual Property Office – que gere os direitos das marcas – deu-lhe razão: a McDonald’s não pode provar que é a verdadeira detentora do nome Big Mac.

A decisão tem efeitos imediatos mas a cadeia norte-americana ainda pode recorrer da decisão. “É uma vitória para todas as pequenas empresas. Isso impede que empresas maiores acumulem marcas sem terem intenção de as usar”, disse McDonagh ao jornal britânico The Guardian.

Depois de quatro anos nos tribunais, o EUIPO determinou que a empresa McDonald’s não provou o uso genuíno do Big Mac, registado em 1996, como um nome de hambúrguer ou de um restaurante. A cadeia norte-americana estava a impedir que a Supermac’s entrasse na Europa alegando que os nomes iriam confundir os clientes.

A empresa fica assim obrigada a deixar de usar o nome na Europa, mas ainda pode recorrer da decisão judicial.

“Sabíamos que era um cenário de David contra Golias, mas só porque a McDonald’s tem bolsos fundos e nós somos relativamente pequenos, mas isso não significava que não iríamos lutar”, disse McDonagh. “O objetivo original do nosso pedido de cancelamento foi esclarecer o uso de uma marca registada como bullying de uma multinacional para sufocar a concorrência”.

O Big Mac é o mais conhecido do menu McDonald’s e um dos hambúrgueres mais vendidos em todo o mundo. Desde que a multinacional abriu portas o nome nunca mudou, tanto nos Estados Unidos como na Europa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …

Quadro de Nicolas de Staël vendido em Paris por valor recorde de 20 milhões de euros

Um quadro do pintor francês, de origem russa, Nicolas de Staël, foi vendido por 20 milhões de euros, um recorde para o artista, num leilão que decorreu em Paris e que foi organizado pela casa …