McDonald’s perde direitos do Big Mac para cadeia de fast food irlandesa

A irlandesa Supermac’s conseguiu uma vitória histórica: o Big Mac deixa de ser uma marca registada na Europa. Mas a decisão é ainda passível de recurso.

“É o fim do McBully”, disse Pat McDonagh, que recebeu a alcunha Supermac quando era um miúdo que jogava futebol na sua Irlanda natal. Este o nome que deu à sua cadeia de hambúrgueres: Supermarc’s, que tem mais de cem restaurantes em território irlandês.

Quando quis expandir para o Reino Unido e restante Europa começou a travar uma batalha legal de que saiu vencedor esta terça-feira. O European Union Intellectual Property Office – que gere os direitos das marcas – deu-lhe razão: a McDonald’s não pode provar que é a verdadeira detentora do nome Big Mac.

A decisão tem efeitos imediatos mas a cadeia norte-americana ainda pode recorrer da decisão. “É uma vitória para todas as pequenas empresas. Isso impede que empresas maiores acumulem marcas sem terem intenção de as usar”, disse McDonagh ao jornal britânico The Guardian.

Depois de quatro anos nos tribunais, o EUIPO determinou que a empresa McDonald’s não provou o uso genuíno do Big Mac, registado em 1996, como um nome de hambúrguer ou de um restaurante. A cadeia norte-americana estava a impedir que a Supermac’s entrasse na Europa alegando que os nomes iriam confundir os clientes.

A empresa fica assim obrigada a deixar de usar o nome na Europa, mas ainda pode recorrer da decisão judicial.

“Sabíamos que era um cenário de David contra Golias, mas só porque a McDonald’s tem bolsos fundos e nós somos relativamente pequenos, mas isso não significava que não iríamos lutar”, disse McDonagh. “O objetivo original do nosso pedido de cancelamento foi esclarecer o uso de uma marca registada como bullying de uma multinacional para sufocar a concorrência”.

O Big Mac é o mais conhecido do menu McDonald’s e um dos hambúrgueres mais vendidos em todo o mundo. Desde que a multinacional abriu portas o nome nunca mudou, tanto nos Estados Unidos como na Europa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …