McDonald’s perde direitos do Big Mac para cadeia de fast food irlandesa

A irlandesa Supermac’s conseguiu uma vitória histórica: o Big Mac deixa de ser uma marca registada na Europa. Mas a decisão é ainda passível de recurso.

“É o fim do McBully”, disse Pat McDonagh, que recebeu a alcunha Supermac quando era um miúdo que jogava futebol na sua Irlanda natal. Este o nome que deu à sua cadeia de hambúrgueres: Supermarc’s, que tem mais de cem restaurantes em território irlandês.

Quando quis expandir para o Reino Unido e restante Europa começou a travar uma batalha legal de que saiu vencedor esta terça-feira. O European Union Intellectual Property Office – que gere os direitos das marcas – deu-lhe razão: a McDonald’s não pode provar que é a verdadeira detentora do nome Big Mac.

A decisão tem efeitos imediatos mas a cadeia norte-americana ainda pode recorrer da decisão. “É uma vitória para todas as pequenas empresas. Isso impede que empresas maiores acumulem marcas sem terem intenção de as usar”, disse McDonagh ao jornal britânico The Guardian.

Depois de quatro anos nos tribunais, o EUIPO determinou que a empresa McDonald’s não provou o uso genuíno do Big Mac, registado em 1996, como um nome de hambúrguer ou de um restaurante. A cadeia norte-americana estava a impedir que a Supermac’s entrasse na Europa alegando que os nomes iriam confundir os clientes.

A empresa fica assim obrigada a deixar de usar o nome na Europa, mas ainda pode recorrer da decisão judicial.

“Sabíamos que era um cenário de David contra Golias, mas só porque a McDonald’s tem bolsos fundos e nós somos relativamente pequenos, mas isso não significava que não iríamos lutar”, disse McDonagh. “O objetivo original do nosso pedido de cancelamento foi esclarecer o uso de uma marca registada como bullying de uma multinacional para sufocar a concorrência”.

O Big Mac é o mais conhecido do menu McDonald’s e um dos hambúrgueres mais vendidos em todo o mundo. Desde que a multinacional abriu portas o nome nunca mudou, tanto nos Estados Unidos como na Europa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …

Portugal vs Alemanha em direto: Portugal perde por 2-4

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Choques elétricos no pescoço podem combater a fadiga

Desde café a rotinas de sono complexas: os seres humanos desenvolveram várias estratégias para evitar o cansaço. Agora, cientistas acreditam ter descoberto uma nova técnica de combate à fadiga através de estimulação elétrica cerebral não …

"Juneteenth". Novo feriado americano comemora o fim da escravatura

Este sábado comemora-se o mais recente feriado nacional a ser instituído nos Estados Unidos da América. É o chamado Juneteenth, um termo que funde as palavras "june" (junho) e "nineteenth" (dezanove), e representa a data …

Chef Enrico Derflingher trabalhou em Buckingham e na Casa Branca (e revela as preferências da rainha e de Bush)

O chef Enrico Derflingher já alimentou algumas das figuras mais poderosas do mundo. Do Palácio de Buckingham à Casa Branca, o chef italiano sabe melhor do que ninguém quais são as preferências culinárias de Isabel …

Maiores de 35 anos vão poder agendar toma da vacina na segunda-feira

As pessoas com 35 ou mais anos vão poder agendar a toma da vacina contra a covid-19 na próxima segunda-feira. A informação foi confirmada ao Público por fonte da task force. A mesma fonte não adiantou …

Braga faz testes gratuitos a quem trabalhou em Lisboa

As autoridades de Braga estão a proporcionar testes gratuitos de despistagem da covid-19 a trabalhadores do concelho que tenham estado a trabalhar na Área Metropolitana de Lisboa, indicaram hoje os promotores da iniciativa. Os testes realizam-se …

Botswana descobre diamante que pode ser o terceiro maior do mundo

A empresa de diamantes Debswana, que se situa no Botswana, anunciou a descoberta de uma pedra de 1.098 quilates que descreveu como a terceira maior do seu tipo em todo o mundo. Contudo, ainda é …

Hungria 1-1 França | Magiares travam campeões do Mundo

A Hungria empatou hoje 1-1 com a França, em encontro da segunda jornada do grupo F do Euro2020 de futebol em que travou a campeã mundial, algo desinspirada no ataque, graças a uma atuação organizada …