Mau tempo causa inundações e corta estradas no norte do país

(cv) TVI

Mau tempo causa inundações em Águeda no início do ano

Mau tempo causa inundações em Águeda no início do ano

O mau tempo que está a assolar Portugal continental já provocou um desalojado e o corte de várias estradas, principalmente no norte do país.

Em Vila Real, a forte chuva que caiu provocou um deslizamento de terras, que afetou uma habitação e desalojou um homem de 66 anos e uma inundação na zona industrial atingiu alguns automóveis.

A chuva provocou também o corte da Estrada Nacional 2, entre Parada de Cunhos e a Cumieira.

Segundo fonte da GNR, ao final da tarde, no distrito de Vila Real, mantinha-se também cortada ao trânsito, devido a um desmoronamento, a Estrada Nacional (EN) 304, que liga a Campeã (Vila Real) a Mondim de Basto, na zona de Aveção do Cabo, sendo a alternativa a via que atravessa esta mesma localidade.

Também a Estrada Municipal (EM) 585 foi interrompida nos dois sentidos devido ao deslizamento de terras para a via. A alternativa é a EN 323-3.

O mau tempo condicionou a EN 312, na zona de Cerva, Ribeira de Pena, onde a circulação rodoviária se faz de forma alternada.

Na cidade de Chaves, também no distrito de Vila Real, uma derrocada de um muro atingiu o anexo de uma habitação.

Subida das águas

Em Águeda, a subida do nível das águas no rio devido à chuva levou ao corte da circulação em três estradas e à derrocada de algumas barreiras.

Em Amarante, a Proteção Civil está de prevenção devido à subida do caudal do Tâmega que cerca das 17:30 estava a cerca de 70 centímetros de atingir a baixa da cidade.

No concelho há também registo de pequenas derrocadas, mas sem provocar danos.

Na Trofa, as estradas nacionais 14 (Famalicão-Maia) e 104 (Vila do Conde-Santo Tirso) estão cortadas à passagem pelo concelho de Trofa, distrito do Porto, sendo que o tráfego está a ser feito por vias alternativas.

No distrito de Braga registaram-se 48 ocorrências, na sua maioria relacionadas com inundações urbanas de “pequena monta”, informou o Centro Distrital de Operações de Socorro.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou a população para a adoção de medidas preventivas devido às previsões de chuva, neve e agitação marítima para os próximos dias.

Num aviso à população, a Proteção Civil refere que, para os próximos dias, está prevista a queda de neve nas regiões do norte acima dos 800 metros e formação de geada durante a noite, sendo expectável desconforto térmico devido à descida acentuada da temperatura mínima, sobretudo nas terras altas, associada ao vento forte.

Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …