Mau tempo causa inundações e corta estradas no norte do país

(cv) TVI

Mau tempo causa inundações em Águeda no início do ano

Mau tempo causa inundações em Águeda no início do ano

O mau tempo que está a assolar Portugal continental já provocou um desalojado e o corte de várias estradas, principalmente no norte do país.

Em Vila Real, a forte chuva que caiu provocou um deslizamento de terras, que afetou uma habitação e desalojou um homem de 66 anos e uma inundação na zona industrial atingiu alguns automóveis.

A chuva provocou também o corte da Estrada Nacional 2, entre Parada de Cunhos e a Cumieira.

Segundo fonte da GNR, ao final da tarde, no distrito de Vila Real, mantinha-se também cortada ao trânsito, devido a um desmoronamento, a Estrada Nacional (EN) 304, que liga a Campeã (Vila Real) a Mondim de Basto, na zona de Aveção do Cabo, sendo a alternativa a via que atravessa esta mesma localidade.

Também a Estrada Municipal (EM) 585 foi interrompida nos dois sentidos devido ao deslizamento de terras para a via. A alternativa é a EN 323-3.

O mau tempo condicionou a EN 312, na zona de Cerva, Ribeira de Pena, onde a circulação rodoviária se faz de forma alternada.

Na cidade de Chaves, também no distrito de Vila Real, uma derrocada de um muro atingiu o anexo de uma habitação.

Subida das águas

Em Águeda, a subida do nível das águas no rio devido à chuva levou ao corte da circulação em três estradas e à derrocada de algumas barreiras.

Em Amarante, a Proteção Civil está de prevenção devido à subida do caudal do Tâmega que cerca das 17:30 estava a cerca de 70 centímetros de atingir a baixa da cidade.

No concelho há também registo de pequenas derrocadas, mas sem provocar danos.

Na Trofa, as estradas nacionais 14 (Famalicão-Maia) e 104 (Vila do Conde-Santo Tirso) estão cortadas à passagem pelo concelho de Trofa, distrito do Porto, sendo que o tráfego está a ser feito por vias alternativas.

No distrito de Braga registaram-se 48 ocorrências, na sua maioria relacionadas com inundações urbanas de “pequena monta”, informou o Centro Distrital de Operações de Socorro.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou a população para a adoção de medidas preventivas devido às previsões de chuva, neve e agitação marítima para os próximos dias.

Num aviso à população, a Proteção Civil refere que, para os próximos dias, está prevista a queda de neve nas regiões do norte acima dos 800 metros e formação de geada durante a noite, sendo expectável desconforto térmico devido à descida acentuada da temperatura mínima, sobretudo nas terras altas, associada ao vento forte.

Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …

Ordem dos Médicos quer alargar proibição de circulação aos dias entre os feriados

O Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos está a pedir ao Governo que pondere a possibilidade de manter a proibição de circulação entre concelho nos 12 dias das duas pontes - …

Deputada não inscrita Cristina Rodrigues consegue acordo do Governo para várias propostas

No segundo dia de votações do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade, a deputada não inscrita Cristina Rodrigues chegou a acordo com o Executivo para propostas como programas de saída e apoio a …

Admissão em lares dispensa teste se utente tiver cumprido isolamento há 90 dias

A Direção-Geral da Saúde alterou as normas para as estruturas residenciais para idosos, unidades de cuidados continuados da rede nacional e outras respostas para os mais velhos e instituições de acolhimento de crianças e jovens …