/

Escândalo em matadouro polaco. Carne de vacas doentes foi exportada para Portugal

3

A carne de vacas doentes, ilegalmente abatidas e comercializadas num matadouro polaco, terá sido vendida para nove países da União Europeia, incluindo Portugal. Até agora, as autoridades portuguesas não encontraram carne contaminada.

A polícia polaca está a investigar o matadouro que foi alvo de filmagens com câmara escondida, reveladas num canal de televisão da Polónia, que mostram o abate do que parecem ser vacas doentes, com feridas e tumores.

Portugal será um dos nove países da União Europeia que receberam carne de vaca deste matadouro localizado a cerca de 100 quilómetros de Varsóvia, conforme apurou a Euronews.

Além de Portugal, a carne foi exportada também para Estónia, Finlândia, França, Hungria, Lituânia, Roménia, Espanha e Suécia, segundo a mesma fonte.

A Finlândia já pediu explicações ao Governo polaco e o Reino Unido suspendeu as importações de carne de vaca da Polónia.

Em Portugal, a Direcção-Geral de Alimentação Veterinária e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) reforçaram a fiscalização, conforme notou fonte do Ministério da Agricultura ao Público, salientando que, “para já, não foi detectada carne contaminada”.

Se “forem detectados lotes contaminados vão ser retirados do mercado“, garante uma fonte do Ministério da Agricultura à TVI.

“A prioridade, actualmente, é detectar e retirar do mercado todos os produtos originários deste matadouro”, explica à Euronews o Comissário da UE responsável pela Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis.

Este responsável também apela aos “Estados-membro afectados para tomarem acções céleres” e solicita às autoridades polacas para “finalizarem, com urgência, as suas investigações”, instando-as a tomarem “todas as medidas necessárias para assegurar o respeito pela legislação da UE, incluindo sanções efectivas, rápidas e dissuasoras contra os perpetradores de tal comportamento criminoso que pode representar um risco para a saúde pública e retrata um tratamento inaceitável dos animais”.

O vídeo divulgado pela televisão polaca revela “actividades ilegais”, nomeadamente o abate de animais “deliberadamente à noite de modo a evitar supervisão oficial“, sustenta um responsável de Veterinária do Governo polaco citado pela Euronews.

O jornalista polaco que fez a investigação, Patryk Szczepaniak, explica à Euronews que teve conhecimento, há cerca de dois meses, de que havia um matadouro “especializado” no abate de vacas doentes. Todavia, ele acredita que o problema é generalizado a todo o país.

Outra opinião têm as grandes empresas de exportação de carne de vaca polacas que alegam que se trata de um caso isolado, garantindo que a quase totalidade dos matadouros cumpre todas as regras europeias de segurança alimentar.

A Polónia produz mais de 500 mil toneladas de carne de vaca por ano, exportando 85% da produção para países europeus.

SV, ZAP //

3 Comments

  1. Tal como referi ontem, aí está o perigo e confirma-se mesmo que estaremos no circuito de comercialização da dita carne. Infelizmente, sabemos que a corrupção está instalada um pouco por toda a parte, pela ganância, procura de lucro fácil e falta de escrúpulos, atingindo tudo e todos; até pode ter sido desconhecimento, ou não… se a dita carne tiver sido picada, lavada, “mascarada” c/aditivos e melhorantes de sabor/cor, etc. e até congelada, vão fiscalizar como? COMO?!?!?!?

  2. … Portugal depois de comprar LIXO para aterro a Itália, agora compra carne doente e em decomposição á Polonia . Portugal está mesmo no fundo agora passou a ser a LIXEIRA da UE.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.