Vem aí uma massa de calor africana. Temperaturas vão chegar aos 40 graus

Hugo Delgado / Lusa

Oito distritos do interior do país vão ficar a partir de segunda-feira sob aviso amarelo devido a uma subida acentuada das temperaturas, anunciou este sábado o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Braga, Bragança, Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo para segunda e terça-feira. Depois, iremos ver como corre e se ainda permanece algum [distrito sob aviso amarelo] para quarta-feira, mas a ideia é que as temperaturas começarão a descer”, adiantou à Lusa a meteorologista Cristina Simões, acrescentando que algumas localidades do interior do Alentejo poderão atingir mesmo os 40 graus.

A chegada de uma massa de calor proveniente do norte de África vai atingir, sobretudo, Espanha, mas os seus efeitos vão estender-se também a Portugal, embora de forma mais ligeira. No entanto, a previsão do IPMA aponta para um “episódio curto” e “não muito duradouro”, já que as temperaturas deverão começar a baixar até ao final da próxima semana.

“Vamos ter uma subida da temperatura máxima e as mínimas também sobem, mas não tanto quanto as máximas. Espera-se que na segunda-feira, na generalidade do território, as temperaturas estejam acima dos 30 graus. A subida será gradual, mas mais acentuada na segunda-feira, que é quando se vai sentir mais calor, mantendo-se a situação na terça-feira. A partir de quarta-feira as temperaturas tendem a descer ligeiramente”, frisou Cristina Simões.

Embora o interior do país seja a região mais afetada pelas temperaturas elevadas – apesar de o distrito de Braga ser também visado por este aviso amarelo -, o litoral vai sentir igualmente mais calor no início da próxima semana, mas sem emissão de aviso.

O IPMA tem quatro categorias de classificação: verde, amarelo, laranja e vermelho, sendo que apenas as três últimas originam avisos e têm limiares diferentes consoante o distrito.

“No litoral as temperaturas também vão subir bastante: Lisboa terá 32 graus na segunda-feira, Setúbal terá 33 a 34, mas não são limiares para aviso nestes distritos. A temperatura vai subir em todo o território, mas mais no interior. Para já, a corrente está de norte e é mais fresca; depois, ficará uma corrente mais de leste, do interior da península, com a massa de ar quente vinda de Espanha que consegue chegar aqui”, explicou a meteorologista.

As condições meteorológicas previstas para os próximos dias – que são consideradas “normais”, face à chegada do verão – devem também representar “algum perigo” ao nível do risco de incêndios no território nacional.

O IPMA salienta que pode verificar-se em meados da próxima semana alguma “instabilidade”, com a possível ocorrência de trovoadas e a mudança de ventos, sobretudo no interior.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Hospitais da Papua-Nova Guiné recusam atender grávidas. Médico aconselha mulheres a evitar gravidez

Um obstetra da Papua-Nova Guiné aconselhou as mulheres daquele país a não engravidarem nos próximos dois anos, revelando que o medo de transmissão do coronavírus tem levado os hospitais a recusarem atender grávidas. Segundo noticiou esta …

China vai encerrar gradualmente todos os mercados de aves vivas

A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública, informou hoje a imprensa oficial. Chen Xu, alto funcionário da Administração Estatal de Regulação do …

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …

Veto da Índia ao TikTok pode custar mais de 5 mil milhões de euros à ByteDance

O executivo indiano anunciou o bloqueio de 59 aplicações móveis chinesas, assegurando que as aplicações roubam dados dos utilizadores e partilham informações com o governo chinês. O grupo chinês de tecnologia ByteDance, que desenvolveu o TikTok, …

Covid-19. “Exemplo de Portugal mostra muito claramente como a situação é frágil”

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, considerou que a situação pandémica é ainda "frágil", dando o exemplo da evolução da covid-19 em Portugal para sustentar que é necessário continuarmos vigilantes. “Penso que o exemplo de …