Máscaras para lares no interior do país desviadas pelo Estado

José Coelho / Lusa

A requisição civil de encomendas de máscaras está a afetar o fornecimento de material de proteção a lares e unidades de cuidados continuados no interior do país.

Ao abrigo do estado de emergência, o Estado português está a requisitar civilmente máscaras encomendadas por privados. Segundo a revista Sábado, isto está a fazer com que o fornecimento de material de proteção a lares e unidades de cuidados continuados no interior do país seja afetado.

O provedor da Misericórdia de Ferreira do Alentejo alerta que esta é uma “situação de alto risco” para as trabalhadores e utentes do lar e da unidade de cuidados continuados locais. Em Moura, a administração do lar foi obrigada a adquirir algum material de proteção avulso numa loja chinesa. “O que conseguimos comprar é muito irrisório para as nossas necessidades”, salientam.

“É aqui, no terreno, que se percebe que as coisas estão a falhar”, diz o presidente do Secretariado Regional de Beja da União das Misericórdias Portuguesas, Francisco Ganhão. “A situação é realmente grave e já ninguém se entende quando é o próprio Estado a desviar as encomendas das pequenas unidades de apoio aos idosos. Os fornecedores estão a demorar muito tempo nas entregas, tempo que nós já não dispomos”.

Ainda esta sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) revogou um contrato para aquisição de equipamentos de proteção individual, na sequência da pandemia, com a empresa FHC Farmacêutica de mais de 19,6 milhões de euros, devido à “incerteza no fornecimento” deste material.

O contrato previa especificamente a compra de 15 milhões de máscaras e de dois milhões de respiradores contra agentes biológicos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A m*erda do costume, Portugal é so e apenas Lisboa, porto e outras cidades do litoral, o pessoal do interior apenas serve para pagar impostos

RESPONDER

Andrzej Duda reeleito Presidente da Polónia

O chefe de Estado polaco venceu a segunda volta das eleições Presidenciais com 51,21% dos votos, derrotando o liberal Rafal Trzaskowski, anunciou, esta segunda-feira, a Comissão Eleitoral. Segundo a Comissão Eleitoral, Andrzej Duda conseguiu a reeleição …

Manifestantes criticam escolha de Macron para o Ministério do Interior. Ministro é acusado de violação

Ativistas dos direitos das mulheres protestaram, em França e no estrangeiro, contra a nomeação do novo ministro do Interior, acusado de violação, e do ministro da Justiça, que ridicularizou o movimento #MeToo. Ativistas dos direitos das …

Cinco meses depois, chefes de diplomacia da UE voltam a reunir-se em Bruxelas

A reunião contempla temas como o impacto da pandemia, a situação na Líbia, Hong Kong e na Venezuela, as relação da União Europeia com a Índia e África e o Processo de Paz do Médio …

Há 12 países que conseguiram escapar à pandemia

Tendo em conta os casos registados e comunicados oficialmente pelas autoridades, há 12 países no mundo que não registam qualquer caso de infeção. Segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, a covid-19 chegou a 188 países, mas, …

"Prisioneira em casa" há 4 meses. Algarvia já fez 14 testes e não se livra do coronavírus

A algarvia Tânia Poço está infectada com o novo coronavírus há quatro meses. Nesta altura, já não tem sintomas de covid-19, mas os testes que tem feito continuam a assinalar a presença do vírus naquele …

Mais duas mortes e 306 novos casos em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 306 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 306 novos casos (aumento de 0,7%), 254 são …

15.299 casos num só dia. Florida bate recorde

Este domingo, o estado norte-americano registou 15.299 casos no espaço de 24 horas. Se a Florida fosse um país, seria o quarto com mais casos de covid-19 em todo o mundo. O estado da Florida, nos …

Partidos de Direita vencem eleições na Galiza e País Basco

As eleições regionais disputadas hoje em Espanha fortaleceram os partidos no poder, com o Partido Popular (direita) a alcançar a quarta maioria absoluta consecutiva na Galiza e o Partido Nacionalista Basco (PNV-centro-direita) a triunfar no …

Processo de sucessão de António Costa "já começou" (e há "coisas muito estranhas" na EDP)

O comentador Luís Marques Mendes disse, no seu habitual espaço de comentário de domingo, que “a guerra da sucessão de António Costa já começou", acrescentando que “os delfins de António Costa andam especialmente ativos“. Para o …

Cristianinho a todo o "gás" numa moto de água na Madeira. Polícia Marítima está a investigar

O filho de Cristiano Ronaldo conduziu uma moto de água sozinho no Paul do Mar, na costa sul da Madeira, num episódio que pode ser considerado uma violação tão grave como conduzir um automóvel sem …