/

Marta Temido diz que Lisboa poderá estar a passar pelo pico da pandemia

2

Tiago Petinga / Lusa

Marta Temido, acompanhada pelo Coordenador Nacional da Task Force, o vice-almirante Gouveia e Melo e pelo presidente da ARS LVT, Luís Pisco, tinha agendado para hoje a visita a três Centros de Vacinação.

Em Lisboa, a ministra da Saúde afirmou a cidade que poderá estar no pico da pandemia de covid-19, mas disse serem precisos os dados dos próximos dias para se ter a certeza de que passou “a fase pior”.

Questionada à margem de uma visita ao centro de vacinação de Carnaxide, concelho de Oeiras, se há uma previsão relativamente ao pico da pandemia, Marta Temido afirmou que uma das coisas que se sabe relativamente a esta epidemia é que só depois de passar esse pico é que se se pode dizer que foi atingido.

“Em Lisboa, talvez neste momento estejamos no pico, mas precisamos dos dados dos próximos dias para ter a certeza de que passámos a fase pior”, disse a ministra.

No entanto, advertiu, mesmo que isso aconteça, é preciso continuar a apostar nas medidas de precaução básicas. “Elas não são muito exigentes” face à segurança que dão.

Temido frisou que “a campanha de vacinação continua”, depois de explicar os motivos para o levantamento da suspensão ao lote de vacinas usado em Mafra, onde esta semana vinte jovens desmaiaram, por razões que estão a ser atribuídas ao calor e ansiedade – e não à substância.

O Infarmed garantiu ontem a conformidade das vacinas da Janssen em distribuição em Portugal com as especificações do regulador europeu e anunciou que o lote suspenso na quarta-feira pode ser utilizado nos centros de vacinação.

A modalidade casa aberta, que chegou a estar suspensa em todo o país, foi retomada na tarde desta sexta-feira.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

 

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.