Marta ou Ana Catarina. Quem vai Costa escolher para as Europeias?

1

ZAP // José Sena Goulão, André Kosters / Lusa

Marta Temido e Ana Catarina Mendes

Marta Temido e Ana Catarina Mendes lideram, segundo fontes socialistas do Expresso, a lista de escolhas de António Costa para cabeças de lista das Eleições Europeias de 2024.

Com vista as Europeias de 2024, António Costa e o Partido Socialista (PS) vão preparando o terreno sabendo que o cabeça de lista será novo (mas que ainda está por anunciar).

Segundo fonte socialista europeia conta ao Expresso, o nome que Costa levará para a campanha eleitoral “ou é um senador ou é uma senhora”.

Costa quer esperar até ao congresso do PS de março de 2024 para anunciar esse nome, mas estarão dois na equação — o da ex-ministra da saúde, Marta Temido, e o da ministra Adjunta dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

Quanto aos senadores apontados ao desafio, o Expresso lembra os nomes de António Vitorino (livre depois de falhar a reeleição para a Organização Internacional das Migrações), Francisco Assis e Tiago Brandão Rodrigues.

No entanto, esta decisão irá depender de fatores externos como o estado do Governo no momento das eleições e eventuais alterações nos quadros do PS.

Um deputado do PS admite ao jornal que “basta ter um voto a mais do que o PSD” para ganhar as europeias, prevendo dificuldades do partido de Luís Montenegro e o benefício do voto de protesto no Chega. Outra fonte do Expresso afirma que basta manter seguros cerca de “um milhão” de votos.

Em abril, uma sondagem da Intercampus colocava Marta Temido como a mais bem posicionada para derrotar Montenegro. Após a pandemia, os “níveis de popularidade” de Temido subiram, reconhece ao Expresso um dirigente do partido.

“Se Ana Catarina Mendes for às europeias e Marta Temido a Lisboa, António Costa ficaria com dois problemas resolvidos”, comenta, segundo o jornal, um socialista.

Recorde-se que Marta Temido é uma das grandes candidatas do PS para recuperar a Câmara de Lisboa.

O filho do primeiro-ministro António Costa disse, em fevereiro, que a antiga ministra da Saúde “é inevitável” como hipótese para a Câmara da capital, além de Duarte Cordeiro e Alexandre Leitão.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.