O Estado está “capturado” por redes de corrupção e compadrio, diz Marques Vidal

Manuel de Almeida / Lusa

A procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal

A antiga Procuradora-Geral da República (PGR) afirmou esta sexta-feira que existem em Portugal redes de corrupção e compadrio que capturam o Estado.

“Há efetivamente algumas redes que capturaram o Estado e que utilizam o aparelho do Estado para a prática de atos ilícitos e, felizmente, algumas estão a ser combatidas, mas outras continuam a fazer isso e há até outras que começam”, considerou Joana Marques Vidal em entrevista à Rádio Renascença esta sexta-feira publicada.

A ex-PGR destacou as “redes de corrupção e de compadrio, nas áreas da contratação pública” que se disseminam entre vários organismos de ministérios e autarquias.

“Se nós pensarmos um pouco naquilo que são as redes de corrupção e de compadrio, nas áreas da contratação pública, que se espalham às vezes por vários organismos de vários ministérios, autarquias e serviços diretos ou indiretos do Estado, infelizmente nós estamos sempre a verificar isso”, lamentou Marques Vidal.

A antiga PGR nega, contudo, ter visão catastrófica sobre o fenómeno da corrupção em Portugal: “Eu não tenho, de maneira nenhuma, uma ideia catastrófica de que toda a gente é corrupta e que todas as autarquias são corruptas e que todos os políticos são corruptos. Não tenho nada essa ideia”, disse, acrescentando que é “uma defensora de que os partidos são um elemento essencial da democracia“.

E acrescentou: “Poderemos depois discutir se deviam estar mais abertos ou menos abertos, autorregenerem-se, não serem tão complacentes com certos tipos de atividades, mas isso é outro tipo de discussão”.

Tal como observa a RR, Marques Vidal retoma o discurso que fez no início do seu mandato como procuradora em 2015. Na altura, em entrevista à RR e ao jornal Público, falava no singular, descrevendo uma rede só. Atualmente, explicou, tem a mesma visão, mas consideram que existem várias destas redes de corrupção instaladas e não apenas uma.

“Temos que reconhecer que estas redes existem. A única coisa que acrescentaria ao que disse nesse dia era pôr um “s” à frente da “rede”, concluiu a ex-PGR.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Esta, é a pura das verdades. E onde é que eles estão, para acabar com isto? É por isso,que pessoalmente, não acredito num Portugal livre desta praga

  2. Descobriste a pólvora, Joana? Há quantos anos anda o Dr. Paulo de Morais a dizer isto? E olha que nas redes sociais toda a gente concorda contigo mas depois… Vão votar sempre à mesma no PS e no PSD, enquanto que por exemplo Paulo de Morais leva quase zero votos.

    É assim… O Tuga gosta pouco de votar naqueles que ele já advinha que vão ter poucos votos. Gosta muito de dizer que votou no que ganhou. Nem que para isso tenha de votar naqueles que mais critica e acusa de corrupção. É como no futebol… Toda a gente gosta de ser do Benfica, do Sporting ou do Porto. Podem até ter o clube da sua terra mas no fundo, são sempre de um destes três. Lá está… Mesmo que saibam que são antros de corrupção.

    Não há volta a dar. O Tuga gosta de votar naqueles em que toda a gente vota… E toda a gente vota neles porque toda a gente acha que os outros vão votar também. Uma lógica do caraças… E pior: com uma dedicação e um fanatismo cego, tipo mentalidade de seita. Mais uma vez, é como os clubes da bola… Tudo pelo clube! Ele é as quotas, ele é os donativos, ele é os bilhetes caríssimos para ir ver a bola… Eles quase que matam pelo clube! E no entanto, qual a racionalidade de tamanha dedicação? Há alguma reciprocidade nisso? O clube alguma vez lhes põe comida na mesa? O clube alguma vez lhes põe roupa no corpo? Ou paga o médico?… Enfim, é como queiram… Só não me venham é com a patranha de que o ser humano é o animal “racional”.

  3. Estou atordoado. Então… não foi está senhora que enquanto no exercicio de procuradora afirmou na comunicação social não haver corrupção em Portugal!..
    Foi necessário chegar aos dias de hoje para constatar tal fenômeno.

    • Ignorante, Ignorante mais Ignorante é camar-te pouco. Quem o disse nas “universidades de verão” do PSD foi Cândida de Almeida.

  4. esta tem que ser presente imediatamente a tribunal popular para explicar e esclarecer isto tudo e ser engavetada pró resto da vida. não se pode permitir que gente cujas mordomias nos custaram e continuam a custar tanto dinheiro venham desta porca maneira gozar na nossa cara.

  5. Tenham calma !!!!!!.. Este Sra, só veio afirmar o que todos nós já sabemos de há muito, ou seja o foi, o que é, e o que será ………..não há volta a dar, o que nasceu torto, já mais se endireita !…nem com outra Revolução !

  6. Enquanto os corruptos não forem fuzilados de uma vez nunca acaba a corrupção. É como os empresários levam uma firma à falência e logo a seguir abrem outra com nome diferente. Mais ainda qualquer tipo de crime não devia prescrever.

  7. somos nos o cidadao comum que no dia a dia , que sofre com esta corrupçao ! pois falta dinheiro para tudo, hospitais ,escolas ,estradas,limpeza das florestas etc

RESPONDER

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …

Cruzeiros vazios no meio do oceano tornam-se destinos turísticos

Embarcados num pequeno ferry, turistas dirigem-se até aos locais onde grandes navios cruzeiros estão parados e desertos. Esta foi uma solução encontrada para reavivar o setor. A pandemia de covid-19 está a fazer com que, genericamente, …

Todas as pensões mais baixas vão ter aumento extra de dez euros

As pensões mais baixas, até aos 658 euros, vão ter um aumento extraordinário de dez euros no próximo ano. O Governo confirmou a informação avançada pelo PCP. A ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes …

Na fase inicial da pandemia, o setor privado "não quis e não entrou no combate à pandemia"

A antiga ministra da Saúde Ana Jorge considera que os privados podem ser envolvidos na luta contra a pandemia, recebendo doentes não covid-19, mas avisa que é preciso um “equilibro” nessa ação, depois de estes …

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …