Presidenciais. Marisa Matias promete não desistir a favor de Ana Gomes

Tiago Petinga / Lusa

A candidata pelo Bloco de Esquerda à Presidência da República, Marisa Matias

A candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda prometeu, esta sexta-feira, manter-se na corrida até ao final, rejeitando a hipótese de vir a desistir em favor da ex-eurodeputada socialista Ana Gomes.

“Os eleitores conhecem-me há vários anos e sabem perfeitamente que desistir não faz parte da minha trajetória”, afirmou Marisa Matias, depois de formalizar a candidatura junto do Tribunal Constitucional, em Lisboa, com um total de 12.204 assinaturas de cidadãos eleitores.

Confrontada com o facto de Ana Gomes surgir destacada nas sondagens, no segundo lugar, a eurodeputada e socióloga, de 44 anos, afirmou que “nunca pediria isso à Ana Gomes (desistir em seu favor)”.

“É preciso haver candidaturas que representem projetos e alternativas para o país. Estamos a falar de uma primeira volta e da necessidade de todos serem representados”, continuou a dirigente do BE, natural de Coimbra.

“Esta é a candidatura que, com força, afirma a defesa do Serviço Nacional de Saúde e dos outros serviços públicos, que combate a precariedade e luta pela igualdade, além daquilo que tem de ser um programa do país de combate às alterações climáticas, em todas as dimensões.”

A candidata presidencial reiterou ainda a sua intenção de, caso seja eleita, não empossar qualquer Governo que dependa do Chega, por considerar que o mesmo não respeita as regras constitucionais e democráticas.

Nas últimas presidenciais, em 2016, Marisa Matias ficou em terceiro lugar, com 10% dos votos, tornando-se a mulher mais apoiada de sempre em eleições presidenciais em Portugal, atrás do atual chefe de Estado e recandidato, Marcelo Rebelo de Sousa, e do universitário Sampaio da Nóvoa.

A última sondagem realizada pelo ISCTE e ICS para o semanário Expresso revela que Marcelo Rebelo de Sousa mantém a liderança na corrida a Belém com 66% das intenções de voto.

As eleições para a Presidência da República estão marcadas para o dia 24 de Janeiro.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.