/

Ministro acusa Mário Nogueira de gerar ruído e angústia nas famílias

1

António Cotrim / Lusa

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

O ministro da Educação acusou, este sábado, o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) de gerar angústia nas famílias, ao proferir declarações que “causam ruído” e desestabilizam.

Em declarações à estação de televisão Porto Canal, o titular da pasta da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, disse que as afirmações de Mário Nogueira “são entendidas pela sociedade portuguesa como mais ruído do que algum tipo de esclarecimento, do que algum tipo de caminho proveitoso na criação da segurança e da confiança” em tempo de pandemia.

Há duas semanas, num vídeo publicado no portal da Fenprof, o secretário-geral da estrutura sindical admitiu acusar o Ministério da Educação como “responsável moral e material” pela falta de condições de segurança nas escolas em caso de professores ficarem doentes ou infetados com covid-19.

“Não se transforme também pela nossa ação da dialética política, e até partidária, em mais ruído que acabe por desestabilizar, instabilizar e trazer mais angústia às famílias“, afirmou Tiago Brandão Rodrigues, assinalando que nunca responde “a ameaças” porque “isso é, de certa forma, participar num jogo perigoso, principalmente com quem tem responsabilidades”.

Para o ministro, “o ruído acaba por trazer alguma entropia” quando se pretende “ganhar confiança”. “Se, de certa forma, acicatarmos os medos e os receios das pessoas, vamos criar um turbilhão pouco transparente para podermos voltar à normalidade possível que queremos voltar”, advogou.

No vídeo publicado a 17 de julho, o dirigente da maior estrutura representativa de professores sustentou que as medidas anunciadas pela tutela para o próximo ano letivo, que começa em setembro, “põem em causa o regresso à escola em condições de segurança sanitária”, bem como pedagógicas.

Mário Nogueira enumerou a falta de professores e do distanciamento físico desejável nas salas de aula.

Ao Porto Canal, o ministro da Educação invocou que as escolas possuem “mais recursos humanos, mais 2500 professores, mais 2500 horários completos”.

// Lusa

1 Comment

  1. “Ganhar confiança” num conjunto de medidas visivelmente esburacadas. A verdadeira entropia, o ruido, são criados por Tiago Brandão. O pior ministro deste governo. Nunca soube o que fazer desde o início desta pandemia. Como o outro que “achava” que os transportes não eram um vector de infeção. E só gente cheia de achismos a contribuir para mais infectados. Demita-se e faça penitência como um cientista que diz ser.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.