Ministro acusa Mário Nogueira de gerar ruído e angústia nas famílias

António Cotrim / Lusa

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

O ministro da Educação acusou, este sábado, o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) de gerar angústia nas famílias, ao proferir declarações que “causam ruído” e desestabilizam.

Em declarações à estação de televisão Porto Canal, o titular da pasta da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, disse que as afirmações de Mário Nogueira “são entendidas pela sociedade portuguesa como mais ruído do que algum tipo de esclarecimento, do que algum tipo de caminho proveitoso na criação da segurança e da confiança” em tempo de pandemia.

Há duas semanas, num vídeo publicado no portal da Fenprof, o secretário-geral da estrutura sindical admitiu acusar o Ministério da Educação como “responsável moral e material” pela falta de condições de segurança nas escolas em caso de professores ficarem doentes ou infetados com covid-19.

“Não se transforme também pela nossa ação da dialética política, e até partidária, em mais ruído que acabe por desestabilizar, instabilizar e trazer mais angústia às famílias“, afirmou Tiago Brandão Rodrigues, assinalando que nunca responde “a ameaças” porque “isso é, de certa forma, participar num jogo perigoso, principalmente com quem tem responsabilidades”.

Para o ministro, “o ruído acaba por trazer alguma entropia” quando se pretende “ganhar confiança”. “Se, de certa forma, acicatarmos os medos e os receios das pessoas, vamos criar um turbilhão pouco transparente para podermos voltar à normalidade possível que queremos voltar”, advogou.

No vídeo publicado a 17 de julho, o dirigente da maior estrutura representativa de professores sustentou que as medidas anunciadas pela tutela para o próximo ano letivo, que começa em setembro, “põem em causa o regresso à escola em condições de segurança sanitária”, bem como pedagógicas.

Mário Nogueira enumerou a falta de professores e do distanciamento físico desejável nas salas de aula.

Ao Porto Canal, o ministro da Educação invocou que as escolas possuem “mais recursos humanos, mais 2500 professores, mais 2500 horários completos”.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Ganhar confiança” num conjunto de medidas visivelmente esburacadas. A verdadeira entropia, o ruido, são criados por Tiago Brandão. O pior ministro deste governo. Nunca soube o que fazer desde o início desta pandemia. Como o outro que “achava” que os transportes não eram um vector de infeção. E só gente cheia de achismos a contribuir para mais infectados. Demita-se e faça penitência como um cientista que diz ser.

RESPONDER

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …