Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

DouroAzul / Wikimedia

O empresário português Mário Ferreira, dono da Douro Azul

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI.

A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma nova composição acionista.

O empresário Mário Ferreira, dono da Douro Azul, será o novo presidente da Media Capital, contando com Paulo Gaspar, do grupo Lusiaves, como vice-presidente, pode ler-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A dona da TVI indica ainda que Avelino Gaspar, Cristina Ferreira, João Serrenho, Luís Cunha Velho, Miguel Osório Araújo, Paula Dias Ferreira e Rui Costa Freitas também integram o Conselho de Administração enquanto vogais.

Na presidência do Conselho Fiscal fica Sofia Cerveira Pinto e Avelino Gaspar preside à Comissão de Remuneração dos órgãos sociais.

Segundo o Jornal de Negócios, este comunicado à CMVM mostra que a Media Capital decidiu ignorar a deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) que, esta segunda-feira, ordenou a “suspensão imediata do exercício dos direitos de voto” dos novos acionistas, evocando a “falta de transparência das respetivas participações”.

A ERC também avisou que “qualquer decisão adotada que possa envolver uma alteração de domínio, dos operadores de rádio e de televisão da Media Capital não será reconhecida, visto carecer da necessária autorização prévia”.

Em meados de outubro, a ERC abriu um processo de contraordenação contra Mário Ferreira e a Prisa por considerar que há provas suficientes de que houve alteração do poder na Media Capital, sem que para isso tenha dado autorização, obrigando o empresário ao lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA) até esta quarta-feira.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.