Marinho e Pinto quer Pardal Henriques como deputado do Partido Democrático Republicano

Homem de Gouveia / Lusa

Marinho e Pinto, presidente do Partido Democrático Republicano

Ainda que não tenha confirmado Pedro Pardal Henriques como um dos cabeça-de-lista do partido que fundou, Marinho e Pinto não poupou elogios ao advogado do Sindicato de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) . “Seria um excelente candidato à Assembleia da República”.

“É uma hipótese [Pardal Henriques ser cabeça-de-lista], dependerá. Aqui não há centralismo democrático, não são as direções que decidem. Estamos num partido democrático, não confirmamos nem desmentimos nenhum nome que seja apresentado pela comunicação social sem as listas serem aprovadas, não faz sentido”, disse Marinho e Pinto esta manhã à Rádio Observador.

Segundo o presidente e fundador do Partido Democrático Republicano, a luta dos motoristas, pela qual Pedro Pardal Henriques deu a cara, é “um dos fenómenos mais importantes da democracia portuguesa, se não mesmo o mais importante, sobretudo após a fase de degenerescência da democracia”.

Nesse sentido, remeteu para o dia 26 de agosto uma decisão final do concelho nacional PDR sobre este assunto, mas admitiu rever-se “na substância” da forma como Pardal Henriques se posicionou na paralisação dos motoristas de matérias perigosas.

“Andavam pessoas a trabalhar mais de 70 horas por semana e a receber a grande fatia dos seus ordenados em subsídios para que os patrões não paguem contribuições para a Segurança Social. O objetivo desta luta foi tudo ser contabilizado”, disse.

O fundador do PDR criticou a atuação do Governo durante a greve dos motoristas que, afirmou, “não diferiu muito da forma como as ditaduras tratam as lutas sindicais”. “A ditadura — e eu lembro-me —, mandava a polícia de choque carregar sobre os manifestantes, neste processo houve motoristas que trabalharam com armas apontadas. Houve um motorista que abrandou a marcha e apontaram-lhe metralhadoras”.

Segundo Marinho e Pinto, a luta dos motoristas serviu para “pôr em causa uma das piores faces da democracia portuguesa”: o controlo dos sindicatos pelos partidos políticos. A luta foi condicionada pelo Governo, que “acariciou as entidades patronais” ao invés de “as obrigar a negociar”.

Sobre as propostas do PDR às legislativas, Marinho e Pinto explicou a necessidade de se criar uma “segunda câmara”, onde pudessem estar anteriores presidentes da república e presidentes da Assembleia da República, sendo uma parte eleita por voto direto e outra não. O ex-eurodeputado criticou os “cinco partidos que funcionam como cartel” no Parlamento português: “não há verdadeira oposição em Portugal”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"A solução única é apoiar a minha candidatura". CDS e Chega reúnem-se para falar sobre as presidenciais

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, vai reunir-se na quinta-feira com o deputado e líder do Chega, André Ventura, na Assembleia da República. A reunião "de cortesia" foi pedida pelo CDS, para "apresentação de …

Gordura à volta dos vasos sanguíneos pode ajudar a mantê-los saudáveis

A gordura encontrada à volta das artérias pode ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis, ajudando a reduzir a tensão deles quando esticam. A gordura à volta das artérias, conhecida como tecido adiposo perivascular, pode …

Sporting disposto a pagar 5 milhões ao Sp. Braga por Rúben Amorim

O Sporting estará decidido a "roubar" o treinador Rúben Amorim ao Sporting de Braga. E para isso poderá pagar cinco milhões de euros, incluindo jogadores nas negociações, segundo a CMTV. O percurso vitorioso do Sp. Braga …

Rui Pinto apresenta queixa contra Portugal na União Europeia

A defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa contra Portugal na União Europeia, alegando que as regras europeias de extradição do seu constituinte não foram respeitadas. “Houve …

Português infetado com coronavírus no Japão já foi transferido para o hospital

O português infetado com o coronavírus Covid-19 num navio de cruzeiros no Japão foi esta terça-feira transferido para um hospital na cidade de Okazaki. A mulher de Adriano Maranhão afirmou à agência Lusa que tinha acabado …

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões. Normalmente, os eletrões …

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …