Marinha Portuguesa tem unidade que transforma “brinquedos” em armas de guerra

(dr) IHS Markit/James Rands

A Marinha Portuguesa tem uma equipa destinada ao desenvolvimento de engenhos de guerra, usando apenas brinquedos tecnológicos do dia-a-dia, como por exemplo carros telecomandados.

A Célula Experimentação Operacional de Veículos Não Tripulados (CEOV) é também apelidada de “Divisão Q“, relativa à personagem dos filmes James Bond, “Q”, que integra o MI-6 e é responsável pela produção de engenhos tecnológicos sofisticados a serem usados pelos agentes.

Tal como nos filmes, os marinheiros portugueses estão a transformar meros brinquedos tecnológicos em protótipos de armas, que podem ser usadas em combate e que têm capacidade para matar. Segundo o Ars Technica, um carro telecomandado de brincar foi equipado com câmaras de filmar e um lança-granadas.

Alguns destes engenhos foram apresentados no evento da NATO, intitulado de Recognized Environmental Picture Maritime Unmanned Systems (REPMUS), que se realizou no final de setembro, na península de Troia. O vice-almirante Gouveia e Melo disse que a principal motivação desta unidade é “combater ameaças assimétricas com um pensamento assimétricos”.

O futuro constrói-se todos os dias, é assim há mais de 9 séculos.O bom dia de hoje vem da Célula de Experimentação Operacional de Veículos Não tripulados.

Publicado por Marinha Portuguesa em Quarta-feira, 3 de abril de 2019

O tenente Tiago Mendes, que lidera a equipa, explica que o processo de aquisição de novas tecnologias de ponta por parte da Marinha Portuguesa é muito lento. De acordo com o Jane’s 360, o próprio assegura que os telemóveis dos marinheiros têm mais poder computacional do que os navios em que navegam. O tenente explica que o próprio Estado Islâmico consegue desenvolver este tipo de tecnologias mais rapidamente.

Os engenhos bélicos criados não têm de ser necessariamente usados pela Marinha Portuguesa contra inimigos. Em vez disso, é uma maneira de explorar o que um inimigo inovador poderia fazer, para que os militares possam, assim, desenvolver contramedidas.

“Somos como a vacina contra a gripe”, explicou Tiago Mendes. “Nós não fazemos a mudança — nós começamos o processo”, atirou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …