Marinha Portuguesa tem unidade que transforma “brinquedos” em armas de guerra

(dr) IHS Markit/James Rands

A Marinha Portuguesa tem uma equipa destinada ao desenvolvimento de engenhos de guerra, usando apenas brinquedos tecnológicos do dia-a-dia, como por exemplo carros telecomandados.

A Célula Experimentação Operacional de Veículos Não Tripulados (CEOV) é também apelidada de “Divisão Q“, relativa à personagem dos filmes James Bond, “Q”, que integra o MI-6 e é responsável pela produção de engenhos tecnológicos sofisticados a serem usados pelos agentes.

Tal como nos filmes, os marinheiros portugueses estão a transformar meros brinquedos tecnológicos em protótipos de armas, que podem ser usadas em combate e que têm capacidade para matar. Segundo o Ars Technica, um carro telecomandado de brincar foi equipado com câmaras de filmar e um lança-granadas.

Alguns destes engenhos foram apresentados no evento da NATO, intitulado de Recognized Environmental Picture Maritime Unmanned Systems (REPMUS), que se realizou no final de setembro, na península de Troia. O vice-almirante Gouveia e Melo disse que a principal motivação desta unidade é “combater ameaças assimétricas com um pensamento assimétricos”.

O futuro constrói-se todos os dias, é assim há mais de 9 séculos.O bom dia de hoje vem da Célula de Experimentação Operacional de Veículos Não tripulados.

Publicado por Marinha Portuguesa em Quarta-feira, 3 de abril de 2019

O tenente Tiago Mendes, que lidera a equipa, explica que o processo de aquisição de novas tecnologias de ponta por parte da Marinha Portuguesa é muito lento. De acordo com o Jane’s 360, o próprio assegura que os telemóveis dos marinheiros têm mais poder computacional do que os navios em que navegam. O tenente explica que o próprio Estado Islâmico consegue desenvolver este tipo de tecnologias mais rapidamente.

Os engenhos bélicos criados não têm de ser necessariamente usados pela Marinha Portuguesa contra inimigos. Em vez disso, é uma maneira de explorar o que um inimigo inovador poderia fazer, para que os militares possam, assim, desenvolver contramedidas.

“Somos como a vacina contra a gripe”, explicou Tiago Mendes. “Nós não fazemos a mudança — nós começamos o processo”, atirou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa pede a Bruxelas que IVA da luz possa variar com consumo

O primeiro-ministro enviou, esta terça-feira, uma carta à presidente da Comissão Europeia solicitando a alteração de critérios do IVA da energia para permitir a variação da taxa "em função dos diferentes escalões de consumo". No debate …

Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica. Numa parede da cidade …

Morreu o ator José Lopes. Amigos fazem apelo para pagar o funeral

Morreu o ator José Lopes, aos 61 anos. A notícia está a ser avançada por vários amigos e familiares através das redes sociais. O ator José Lopes, de 61 anos, terá sido encontrado dias depois de …

Governo Regional acusa República de dever à Madeira cerca de 427 milhões

A República detém uma dívida acumulada com a Madeira desde 2015 na ordem dos 427 milhões de euros, declarou o vice-presidente do Governo Regional. “Sobre a ajuda do Governo da República à Madeira temos vindo a …

Governo da Tunísia paga recompensas por denúncias de corrupção

O primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, ofereceu esta segunda-feira recompensas até 50 mil dinares (16 mil euros) a quem denunciar situações de corrupção e colaborar com a Instância Nacional de Luta Contra a Corrupção (INLUCC). Ao discursar …

Sydney. Qualidade do ar perigosa devido a incêndios no leste da Austrália

A qualidade do ar em Sydney atingiu esta terça-feira um nível perigoso devido à densa camada de fumo proveniente dos incêndios florestais, no leste da Austrália, indicou o Departamento de Meteorologia australiano. "Os ventos fracos e …

Governo prevê superavit de 0,2% e crescimento de 2% em 2020

O líder parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” revelou esta terça-feira que o Governo prevê para o próximo ano um excedente orçamental de 0,2% e um crescimento de 2%. José Luís Ferreira, líder parlamentar do Partido …

Meo e Nos vão subir preços de alguns serviços em 2020

Escreve o Jornal de Negócios esta terça-feira que a Meo e a Nos vão atualizar o tarifário de alguns dos seus serviços a partir de 1 de janeiro de 2020. A fatura dos clientes deverá …

Maria e Francisco foram os nomes mais populares em 2019

Maria foi, mais uma vez, o nome feminino mais popular em 2019. João foi atirado para segundo lugar, sendo destronado por Francisco. Dados do Ministério da Justiça, divulgados pela TVI24, revela que, este ano, foram registadas …

Tensão nas eleições da JSD-Porto levam à intervenção da PSP

Rodrigo Passos foi eleito, no sábado, como novo líder da JSD-Porto, substituindo Rosina Ribeiro Pereira, que deixou algumas palavras duras para comentar o que se passou no ato eleitoral. Segundo o Público, Rosina Ribeiro Pereira, eleita …