Marinha Portuguesa tem unidade que transforma “brinquedos” em armas de guerra

(dr) IHS Markit/James Rands

A Marinha Portuguesa tem uma equipa destinada ao desenvolvimento de engenhos de guerra, usando apenas brinquedos tecnológicos do dia-a-dia, como por exemplo carros telecomandados.

A Célula Experimentação Operacional de Veículos Não Tripulados (CEOV) é também apelidada de “Divisão Q“, relativa à personagem dos filmes James Bond, “Q”, que integra o MI-6 e é responsável pela produção de engenhos tecnológicos sofisticados a serem usados pelos agentes.

Tal como nos filmes, os marinheiros portugueses estão a transformar meros brinquedos tecnológicos em protótipos de armas, que podem ser usadas em combate e que têm capacidade para matar. Segundo o Ars Technica, um carro telecomandado de brincar foi equipado com câmaras de filmar e um lança-granadas.

Alguns destes engenhos foram apresentados no evento da NATO, intitulado de Recognized Environmental Picture Maritime Unmanned Systems (REPMUS), que se realizou no final de setembro, na península de Troia. O vice-almirante Gouveia e Melo disse que a principal motivação desta unidade é “combater ameaças assimétricas com um pensamento assimétricos”.

O futuro constrói-se todos os dias, é assim há mais de 9 séculos.O bom dia de hoje vem da Célula de Experimentação Operacional de Veículos Não tripulados.

Publicado por Marinha Portuguesa em Quarta-feira, 3 de abril de 2019

O tenente Tiago Mendes, que lidera a equipa, explica que o processo de aquisição de novas tecnologias de ponta por parte da Marinha Portuguesa é muito lento. De acordo com o Jane’s 360, o próprio assegura que os telemóveis dos marinheiros têm mais poder computacional do que os navios em que navegam. O tenente explica que o próprio Estado Islâmico consegue desenvolver este tipo de tecnologias mais rapidamente.

Os engenhos bélicos criados não têm de ser necessariamente usados pela Marinha Portuguesa contra inimigos. Em vez disso, é uma maneira de explorar o que um inimigo inovador poderia fazer, para que os militares possam, assim, desenvolver contramedidas.

“Somos como a vacina contra a gripe”, explicou Tiago Mendes. “Nós não fazemos a mudança — nós começamos o processo”, atirou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mario Gómez: "O futebol é como a roupa, é de modas"

Comentário do antigo internacional alemão sobre as funções do ponta-de-lança atual. Mario não tem saudades dos relvados. Mario Gómez García, o homem que veio de Riedlingen, na República Federal da Alemanha, para marcar muitos golos. Figura …

A um mês dos Jogos Olímpicos, Tóquio pondera levantar estado de emergência

Os Jogos Olímpicos, que foram adiados no ano passado devido à pandemia, vão começar no dia 23 de julho. O Governo japonês está a ponderar levantar o estado de emergência em Tóquio. Tóquio está em estado …

Militares birmaneses acusados de incendiar uma aldeia

Uma aldeia foi destruída pelo Exército birmanês depois de confrontos entre militares e opositores da junta ditatorial. Dois idosos, que não conseguiram fugir, acabaram por morrer queimados. A aldeia de Kin Ma, na região de Magway, …

Ucrânia 2-1 Macedónia N. | “Synio-zhovti” relançam aspirações

A Ucrânia conquistou esta quinta-feira a sua segunda vitória em Europeus, depois de seis derrotas consecutivas, ao bater a estreante Macedónia do Norte por 2-1, em encontro disputado em Bucareste, com arbitragem pelo argentino Fernando …

Mais 1.233 casos de covid-19 em Portugal. Morreram duas pessoas

Esta quinta-feira, Portugal registou 1.233 novos casos e duas mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.233 casos e …

Proibida circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

A situação epidemiológica em Portugal é agora "mais preocupante", pelo que "dificilmente" o país deverá desconfinar na próxima semana como estava previsto, anunciou esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva. A ministra da Presidência, Mariana …

Lisboa alarga horários de vacinação para atingir as 65 mil pessoas por semana

Já a partir da próxima segunda-feira, os centros de vacinação em Lisboa vão ter horário acrescido. O objetivo é aumentar o número de doses de vacinas administradas por semana para cerca de 65 mil. A partir …

PS diz que portugueses não esquecem que Passos cortou a dobrar no SNS

Pedro Passos Coelho acusou a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a deputada socialista Sónia Fertuzinhos respondeu que os portugueses não esquecem que o Governo PSD/CDS cortou o dobro no SNS …

Escassez de matérias-primas deverá aumentar preço dos alimentos entre 5% e 10%

As matérias-primas agrícolas sobem com a conjugação do maior consumo e menor oferta por força das más colheitas em países como o Brasil e França, atingidos pelo mau tempo. Desta forma, prevê-se que, nos …

Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela …