Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros.

Os drones, que estão já a ser testados em laboratório enquanto aguardam autorizações para testes de campo, vão procurar ninhos de pássaros, nomeadamente gaivotas, e borrifar os ovos com um óleo que os impede de eclodir.

Esta solução priva os embriões das aves de oxigénio. O Futurism explica que estas aves selvagens são um dos maiores inimigos da Marinha norte-americana, uma vez que, ao voarem perto dos campos de aviação, podem ser um risco sério para os militares.

Existe até um histórico vasto de colisão entre aviões e pássaros, que já causaram danos sérios às aeronaves, pousos forçados e acidentes.

Apesar de a técnica – conhecida como oiling – parecer controversa, não é considerada cruel pela Sociedade Humana dos Estados Unidos, uma entidade sem fins lucrativos focada no bem-estar animal.

Ainda assim, os especialistas questionam se drones autónomos serão capazes de aplicar esta técnica com sucesso, já que os ovos precisam de ser totalmente lubrificados para que seja funcional.

“A lubrificação do ovo pode causar problemas de bem-estar às aves adultas”, avisou o chefe de ecologia da Sociedade Real para a Proteção de Aves do Reino Unido, Graham White, à New Scientist.

O responsável alertou ainda que “a lubrificação tem de ser feita com cuidado” e que a aproximação aos ninhos pode causar uma “guerra” entre pássaros e máquinas.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Eu faço ideia se fosse a China ou a Rússia a fazer isto… o chorrilho de insultos enchia logo este espaço de comentários.

  2. Contrario ao que é sugerido em filmes, os militares americanos são uma cambada de sissies, que tem medo de tudo e até da própria sombra fogem

RESPONDER

Euro 2020: seleções da casa em desvantagem na primeira jornada

Nove seleções jogaram no seu país, até agora. Mas somente três ganharam o respetivo jogo. Portugal contribuiu para estragar as festas caseiras. Num Europeu estranho e inédito, que decorre em muitos países, muitas seleções jogam em …

Tribunal europeu condena Portugal a indemnizar recluso por falta de internamento psiquiátrico

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso por ter cumprido pena de prisão sem internamento psiquiátrico a que tinha sido condenado. A …

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …