Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros.

Os drones, que estão já a ser testados em laboratório enquanto aguardam autorizações para testes de campo, vão procurar ninhos de pássaros, nomeadamente gaivotas, e borrifar os ovos com um óleo que os impede de eclodir.

Esta solução priva os embriões das aves de oxigénio. O Futurism explica que estas aves selvagens são um dos maiores inimigos da Marinha norte-americana, uma vez que, ao voarem perto dos campos de aviação, podem ser um risco sério para os militares.



Existe até um histórico vasto de colisão entre aviões e pássaros, que já causaram danos sérios às aeronaves, pousos forçados e acidentes.

Apesar de a técnica – conhecida como oiling – parecer controversa, não é considerada cruel pela Sociedade Humana dos Estados Unidos, uma entidade sem fins lucrativos focada no bem-estar animal.

Ainda assim, os especialistas questionam se drones autónomos serão capazes de aplicar esta técnica com sucesso, já que os ovos precisam de ser totalmente lubrificados para que seja funcional.

“A lubrificação do ovo pode causar problemas de bem-estar às aves adultas”, avisou o chefe de ecologia da Sociedade Real para a Proteção de Aves do Reino Unido, Graham White, à New Scientist.

O responsável alertou ainda que “a lubrificação tem de ser feita com cuidado” e que a aproximação aos ninhos pode causar uma “guerra” entre pássaros e máquinas.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Eu faço ideia se fosse a China ou a Rússia a fazer isto… o chorrilho de insultos enchia logo este espaço de comentários.

  2. Contrario ao que é sugerido em filmes, os militares americanos são uma cambada de sissies, que tem medo de tudo e até da própria sombra fogem

  3. esta treta não deve ser verdade………….que trabalheira que eles iriam ter…andar a descobrir ninhos de pássaros. Seria um novo emprego, muito exaustivo, a tempo inteiro. Tendo em conta que os animais escondem os seus ninhos o mais possível…que grande trabalheira. Estar todo o dia a basculhar locais e grandes áreas á procura de ninhos.

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …