/

Marido da nova ministra da Saúde renuncia a cargo que tinha no setor

6

André Kosters / Lusa

A nova ministra da Saúde, Marta Temido

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Jorge Simões, renunciou ao cargo invocando “motivos pessoais”, disse esta sexta-feira à agência Lusa fonte oficial do Ministério da Saúde.

Numa resposta à Lusa, o gabinete da ministra da Saúde, Marta Temido, refere que “o Conselho Nacional de Saúde continuará a funcionar, com a presidência assegurada em regime de substituição”, e que a governante vai lançar o processo de seleção do nome do novo presidente, a ser indicado ao Conselho de Ministros.

Jorge Simões é casado com Marta Temido, que, na segunda-feira tomou posse como ministra da Saúde, substituindo Adalberto Campos Fernandes.

A Lusa contactou Jorge Simões, antes da resposta oficial do Ministério da Saúde, tendo o presidente do Conselho Nacional de Saúde afirmado que comunicaria a sua decisão sobre a permanência ou não no cargo em primeiro lugar aos membros do organismo, numa reunião a ter lugar na próxima semana.

Segundo o site do Serviço Nacional de Saúde, o Conselho Nacional de Saúde “é um órgão consultivo do Governo, independente”, composto por 30 membros e que visa “garantir a participação das várias forças científicas, sociais, culturais e económicas, na procura de consensos alargados relativamente à política de saúde”.

O presidente e o vice-presidente do organismo são designados pelo Conselho de Ministros, sob proposta do membro do Governo responsável pela área da Saúde.

Tem ainda representantes dos utentes, eleitos pela Assembleia da República, das ordens profissionais, das autarquias e personalidades de reconhecido mérito na área da saúde, indicados por várias entidades, com um mandato de quatro anos não renovável.

Jorge Simões foi indicado para a presidência do Conselho Nacional de Saúde em setembro de 2016, tendo antes dirigido a Entidade Reguladora de Saúde.

// Lusa

6 Comments

  1. Depois de uma borrada imensa por parte do senhor Costa e companhia este ao menos ainda teve a consciência de se demitir para evitar males maiores, o que faz isto é haver políticos tão mesquinhos e fanáticos na partidarização e compadrio da politica.

  2. Aparentemente, neste estrito caso, trata-se de gente honesta.
    É de lamentar que em casa do ministro da economia não se use da mesma transparência…

  3. É preciso comissões de comissões de comissões de ficalização das entidades ?
    A palavra independente é engraçada !
    Afinal de contas que é este conselho faz ? Nenhum ! É mais gente a fazer que trabalha e recebo um chorudo
    ordenado ao fim do mês !
    Enfim ! Lá vai o PS, o PSD, o CDS para a balança da igualdade ! Não passam todos de parasitas a viver à custa
    da classe média e dos pobres !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.