/

Mariano Rajoy já tomou posse como primeiro-ministro

Populares de Cantabria / Flickr

o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy

O conservador prestou esta segunda-feira juramento como presidente do Governo espanhol no Palácio da Zarzuela, arredores de Madrid, residência oficial do rei Felipe VI, que presidiu a cerimónia.

Mariano Rajoy é o sexto presidente do executivo espanhol da época democrática e foi reconduzido no sábado como chefe do executivo pelo Congresso dos Deputados (Parlamento), em segunda votação, com 170 votos a favor, 111 contra e 68 abstenções.

A tomada de posse do conservador põe fim a 10 meses de grande instabilidade e impasse política em Espanha, com as várias forças políticas incapazes de chegar a acordo para formar Governo.

A investidura do candidato de direita só foi possível depois do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) ter decidido abster-se, no sábado, para permitir a formação de um Governo e evitar a ida dos espanhóis às urnas pela terceira vez no espaço de um ano.

O PP foi o partido mais votado, mas sem conseguir a maioria absoluta, tanto nas eleições que se realizaram a 20 de dezembro de 2015 como nas eleições de 26 de junho último, em que aumentou a percentagem de votantes e o número de deputados.

O PP teve em junho 33,0% dos votos e 137 deputados, seguido pelo PSOE com 22,7% e 85 deputados, Unidos Podemos com 21,1% e 71 deputados e Cidadãos com 13,0% e 32 deputados.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, já felicitou Rajoy, destacando o “momento crucial” que a Espanha e a Europa atravessam.

Juncker disse que a investidura de Rajoy acontece “num momento crucial para Espanha e para a União Europeia”, numa altura e que “todos têm de trabalhar” para que sejam cumpridos os compromissos futuros.

“Em nome da Comissão Europeia e em meu próprio nome, gostaria de transmitir-lhe sincera felicitação pela sua nomeação como presidente do governo do Reino de Espanha”, refere a carta de Juncker datada de 30 de outubro.

O presidente da CE faz também referência ao momento “importante” em que ocorre a nomeação e mostra-se “totalmente convencido do compromisso de Espanha no desenvolvimento do projeto europeu”.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.