Maria Luís Albuquerque na liderança do PSD: “Não se deve dizer nunca”

A ex-ministra das Finanças não exclui a possibilidade de suceder a Passos Coelho como líder do PSD, embora assegure que, para já, não tem essa vontade.

Em entrevista ao Diário de Notícias, Maria Luís Albuquerque afirmou que a hipótese de vir a ocupar a liderança do PSD “não está em cima da mesa”, até porque considera “um hábito pouco saudável em relação a líderes que acabam de ser reeleitos com uma maioria esmagadora estar já a falar de quem é que os sucede”.

No entanto, a ex-ministra admite que, em matérias dessa natureza, “não se deve dizer nunca” e que “depende muito das circunstâncias”.

“Se me pergunta se tenho vontade ou se tenho essa intenção: não a tenho, mas nestas matérias, afirmações absolutas de nunca parece-me contraproducente”, afirma.

Relativamente ao Programa de Estabilidade proposto pelo atual Governo, a deputada social-democrata não tem dúvidas: “é francamente um programa mau”.

“O PE e o PNR acabam por espelhar aquilo que é a inconsistência de uma governação que simultaneamente diz que quer cumprir compromissos mas que é apoiada por uma maioria que rejeita até a legitimidade desses compromissos e aquilo que é necessário para os atingir”, acusa a ex-ministra.

Relativamente a Mário Centeno, o socialista que a sucedeu na pasta das Finanças, Maria Luís refere que não tem de o avaliar como ministro, até porque o que a preocupa mesmo é “a falta de qualidade das políticas”.

“Ainda só temos três meses de execução orçamental e há já vários sinais preocupantes“, declara, sublinhando o crescimento dos pagamentos em atraso que, na sua opinião, “revela descontrolo e uma provável inconsistência entre as metas traçadas pelo orçamento e aquilo que são as necessidades dos diversos setores”.

Banif, Banco de Portugal e Arrow

Quanto ao desfecho do Banif, a ex-ministra assegura que o Governo do qual fazia parte estava “muito confiante de que com aquele plano de reestruturação haveria um um desfecho que teria para os cofres do Estado um impacto que seria uma pequena parcela daquilo que foi efetivamente”.

“O que aconteceu no fim, os valores que estiveram envolvidos, foram uma surpresa e é uma matéria que tem de ser esclarecida”, remata.

Apesar disso, Maria Luís Albuquerque diz manter a confiança no governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, reconhecendo que “a manutenção da confiança num regulador, com a importância que é o banco central, é um elemento fundamental da própria estabilidade financeira”.

Para a ex-governante, a criação de um “banco mau” para concentrar o crédito mal parado, tal como aconteceu em Espanha e Itália, não lhe parece ser “urgente”, uma vez que “aquilo que o sistema financeiro diz repetidamente é que não há procura de crédito de qualidade para que ponham os fundos disponíveis ao serviço do investimento”.

Em relação à polémica gerada com a sua contratação por parte da Arrow, Maria Luís garante que “a questão foi colocada logo de início de forma errada”, considerando que foi revelada “uma enorme ignorância sobre o que é a atividade de uma empresa destas” e “um princípio errado de que era uma atividade que teria tutelado enquanto ministra das finanças”.

“Quem está na vida política tem de estar preparado para que o impacto das suas decisões e para sentir críticas e, portanto, isso é uma coisa que vem no pacote. Faz parte”, explica.

A antiga ministra diz que decidiu colaborar com o grupo britânico porque lhe “pareceu interessante a possibilidade de ter uma experiência nova e de aprender mais coisas”.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Espero bem que o PSD volte a ter uma liderança à altura da sua responsabilidade senão será mau para todos nós!!

RESPONDER

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …

João Oliveira "tem a certeza quase absoluta" de que não se coloca a questão de liderar o PCP

Há menos de dois meses, em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, João Oliveira foi questionado sobre se se via no futuro como líder do PCP e respondeu que não. Esta segunda-feira, voltou a …