/

“Maré vermelha” interdita banhos em várias praias do Algarve

4

As praias entre a Ilha do Farol e Vilamoura, no Algarve, estão interditadas a banhos devido a uma concentração de uma alga marinha que pode ser perigosa para a saúde.

As praias algarvias entre a Ilha do Farol (Olhão) e Vilamoura (Loulé) foram interditas a banhos depois do surgimento de uma mancha vermelha na água, confirmou o Observador junto da Autoridade Marítima Nacional.

A mancha está a ser provocada por um tipo específico de algas (dinoflagelados), que pertencem ao plâncton marinho e que quando surgem em altas concentrações numa vasta área do mar causam aquilo a que se chama vulgarmente uma “maré vermelha”.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, foi a Agência Portuguesa do Ambiente que avisou que a mancha é “potencialmente perigosa para a saúde pública” e aconselhou os nadadores-salvadores a hastear a bandeira vermelha e a interditar os banhos no oceano.

De acordo com o jornal online, o contacto direto com a pele não constitui qualquer problema para a saúde, mas a ingestão de água contaminada por este organismo pode conduzir a quadros severos de gastroenterite. Comer peixe ou marisco retirado de um mar contaminado por estas algas também conduz a problemas intestinais.

Além disso, caso as algas se aproximem das rochas e da costa, as substâncias tóxicas produzidas por elas podem contaminar o ar e provocar dificuldades respiratórias, acrescenta o jornal.

Em declarações à agência Lusa, José Pacheco, diretor regional da Agência Portuguesa do Ambiente, confirmou que “foi detetada no domingo uma densidade significativa de uma espécie de alga vermelha que pode ser perigosa para a saúde pública, tendo sido decidido, em conjunto com a autoridade de Saúde, desaconselhar os banhos numa vasta área entre a Ilha do Farol e Vilamoura”.

De acordo com o responsável, “não é para já conhecida a espécie em questão, tendo sido recolhidas amostras para análises, cujo resultado só será conhecido dentro de alguns dias”.

ZAP // Lusa

4 Comments

  1. Esta maré vermelha, não será uma reação do PCP, às novas eleições? Os resultados só saem quando as cativações sobre os laboratórios de análise forem levantadas. Alé lá e enquanto o SLB for campeão, aguenta!.

  2. Pessoal é a onda vermelha do Marquês que se deslocou para o Algarve….Não tem nada de mais. Apenas um pouco indegesta para os comedores de melão. Nada que uma Rennie ou Kompensan não resolvam….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.