“Maré vermelha” interdita banhos em várias praias do Algarve

As praias entre a Ilha do Farol e Vilamoura, no Algarve, estão interditadas a banhos devido a uma concentração de uma alga marinha que pode ser perigosa para a saúde.

As praias algarvias entre a Ilha do Farol (Olhão) e Vilamoura (Loulé) foram interditas a banhos depois do surgimento de uma mancha vermelha na água, confirmou o Observador junto da Autoridade Marítima Nacional.

A mancha está a ser provocada por um tipo específico de algas (dinoflagelados), que pertencem ao plâncton marinho e que quando surgem em altas concentrações numa vasta área do mar causam aquilo a que se chama vulgarmente uma “maré vermelha”.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, foi a Agência Portuguesa do Ambiente que avisou que a mancha é “potencialmente perigosa para a saúde pública” e aconselhou os nadadores-salvadores a hastear a bandeira vermelha e a interditar os banhos no oceano.

De acordo com o jornal online, o contacto direto com a pele não constitui qualquer problema para a saúde, mas a ingestão de água contaminada por este organismo pode conduzir a quadros severos de gastroenterite. Comer peixe ou marisco retirado de um mar contaminado por estas algas também conduz a problemas intestinais.

Além disso, caso as algas se aproximem das rochas e da costa, as substâncias tóxicas produzidas por elas podem contaminar o ar e provocar dificuldades respiratórias, acrescenta o jornal.

Em declarações à agência Lusa, José Pacheco, diretor regional da Agência Portuguesa do Ambiente, confirmou que “foi detetada no domingo uma densidade significativa de uma espécie de alga vermelha que pode ser perigosa para a saúde pública, tendo sido decidido, em conjunto com a autoridade de Saúde, desaconselhar os banhos numa vasta área entre a Ilha do Farol e Vilamoura”.

De acordo com o responsável, “não é para já conhecida a espécie em questão, tendo sido recolhidas amostras para análises, cujo resultado só será conhecido dentro de alguns dias”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta maré vermelha, não será uma reação do PCP, às novas eleições? Os resultados só saem quando as cativações sobre os laboratórios de análise forem levantadas. Alé lá e enquanto o SLB for campeão, aguenta!.

  2. Pessoal é a onda vermelha do Marquês que se deslocou para o Algarve….Não tem nada de mais. Apenas um pouco indegesta para os comedores de melão. Nada que uma Rennie ou Kompensan não resolvam….

RESPONDER

Um terço dos diplomados no curso de Aeroespacial vai trabalhar para o estrangeiro

A nota mínima de entrada no curso de Engenharia Aeroespacial do Técnico bateu um novo recorde. As oportunidades e os salários levam os diplomados para o estrangeiro. O único curso de Engenharia Aeroespacial no ensino superior …

Morreu o cantor Roberto Leal

Morreu o cantor Roberto Leal, confirmou o antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local. Tinha 67 anos e lutava contra um cancro. A notícia foi avançada pelo antigo secretário de Estado das Comunidades …

Estudo mostra que o canguru gigante tinha uma parecença com os pandas

O já extinto canguru gigante tinha uma característica muito semelhante com o panda-gigante dos dias modernos: grandes mandíbulas que lhe permitiam comer alimentos que outros animais não conseguiam. Há mais de 40 mil anos, o sudoeste …

Assunção Cristas contra o "ditador" verde e André Silva contra a "despesista" demagoga

O debate deste sábado, transmitido pela RTP3, sentou frente-a-frente os líderes do CDS e do PAN. Assunção Cristas contou quantas vezes o programa do adversário usa a palavra "proibir" e André Silva acusou os centristas …

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …