/

Marcelo volta a bater recordes de popularidade

Toms Kalnins / EPA

De acordo com a sondagem de julho da Pitagórica para o Jornal de Notícias e a TSF, 92% dos inquiridos fazem uma avaliação positiva da ação do presidente da República. É um novo recorde.

O presidente consegue uma avaliação positiva entre 95% dos inquiridos que dizem votar no PS, na CDU e no BE. Os únicos que destoam são os da sua família política de origem, o PSD. Ainda assim, 86% estão satisfeitos.

Em termos geográficos, é em Lisboa que a avaliação bate recordes (95%). No Porto, consegue um feito sem igual em qualquer outra das subamostras: 44% dão-lhe um “muito bom”.

A confiança em Marcelo (60%) é maior do que a que é depositada em Costa (28%). Nesta questão, já é o eleitorado mais à Direita que se destaca no apoio ao presidente (84%), até porque se recusam a entregar a sua confiança ao primeiro-ministro (apenas 0,8%). Mesmo entre os socialistas, Marcelo (38%) leva a melhor sobre Costa (16%).

O barómetro pergunta também se o presidente deve ou não ser mais exigente com o Governo: os que respondem que sim são agora 65% (mais quatro pontos percentuais do que em maio), enquanto os que respondem que não descem três pontos (31%). À Direita, o pedido de maior exigência é mais notável (78%). Os únicos em que o não (54%) ganha ao sim (42%) são os eleitores da CDU.

O desempenho da Oposição continua a merecer fortes críticas dos portugueses. São agora 56% os que fazem uma avaliação negativa (mais cinco pontos percentuais do que em abril), por contraponto aos escassos 8% que têm opinião positiva.

Esta avaliação é relevante entre o eleitorado mais à Direita (PSD e CDS), uma vez que os que fazem uma avaliação negativa passaram de 43%, em maio, para 50%, em julho. Ao contrário, diminuíram de 11% para 9% os que fazem uma avaliação positiva.

No Grande Porto, a crítica é mais feroz (63% de avaliações negativas) e no Norte que a Oposição congrega mais apoio (12% de avaliações positivas).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.