Marcelo reuniu com Lula, mas não revela o teor da conversa. Presidente diz que visita é apenas de cariz cultural

António Cotrim / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa durante o encontro com Lula da Silva, em São Paulo, Brasil, 30 de julho de 2021

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse sexta-feira à chegada a São Paulo que a cultura tem um “papel fundamental” na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de encontros políticos esteja relacionada com as eleições presidenciais brasileiras de 2022.

“O objetivo é essencialmente a inauguração do Museu da Língua Portuguesa, que é um grande momento, grande momento”, disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas à chegada ao hotel, no primeiro de quatro dias de visita.

Logo no primeiro dia, Marcelo Rebelo de Sousa encontrou-se com o ex-Presidente do país, Lula da Silva, numa conversa que durou cerca de uma hora, mas não quis revelar os temas da discussão.



“Falou da sua visão sobre o Brasil. Mais do que isso estas conversas são para ouvir e não para expôr publicamente”, referiu o Chefe de Estado português.

“Eu oiço, retenho e é um elemento de informação”, acrescentou Marcelo em declarações à RTP. Por sua vez, Lula da Silva não prestou declarações à comunicação social.

Questionado pelos jornalistas, o Presidente Português rejeitou que a agenda de encontros políticos, que inclui também inclui uma audiência com o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, tenha como fim preparar terreno para o resultado que venha a sair das eleições presidenciais de 2022.

Não tem nada a ver com isso. A cultura, neste momento, tem um papel fundamental na convergência entre Portugal e o Brasil e esta reinauguração é um grande momento cultural, que vai para além de Portugal e Brasil”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, assinalando que também o chefe de Estado cabo-verdiano estará na inauguração.

Por isso, sublinhou, esta visita “tem a ver com a realidade da língua portuguesa no mundo e isso envolve responsáveis portugueses, mas também brasileiros, como antigos chefes de Estado”.

“São muitos e proporcionou-se poderem encontrar-se com o presidente da República portuguesa num momento culturalmente importante”, reforçou.

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa ocorre numa altura em que a popularidade do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, está em queda e cresce a contestação às suas políticas, nomeadamente à forma como lidou com a pandemia de covid-19.

Durante a visita de quatro dias ao Brasil, além de Bolsonaro e Lula, o chefe de Estado português tem encontros previstos com os antigos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer.

A viagem de Marcelo Rebelo de Sousa vai dividir-se entre São Paulo, onde no sábado participa na reinauguração do Museu da Língua Portuguesa e tem previstos os encontros com os ex-chefes de Estado brasileiros, e a capital, Brasília, onde será recebido por Jair Bolsonaro.

No dia de hoje, o dia mais intenso da viagem, Marcelo Rebelo de Sousa participa na cerimónia de reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, reconstruído com a ajuda de Portugal após o incêndio de dezembro 2015, e tem vários encontros, nomeadamente com o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, com o ex-presidente brasileiro Michel Temer e com representantes da comunidade portuguesa.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Porque é que este exibicionista foi ao Brasil? Para estourar o dinheiro dos contribuintes, que lhe pagam TODAS as suas viagens? PROVAVELMENTE!

RESPONDER

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …