Marcelo é o único que resiste ao desgaste da pandemia. Governo e oposição em queda

Mário Cruz / Lusa

O único que está a conseguir resistir ao desgaste político provocado pela pandemia de covid-19 é o Presidente da República, numa altura em que o PS e o PSD surgem em queda nas intenções de voto.

De acordo com uma nova sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF, Marcelo Rebelo de Sousa é a única figura do panorama político português a resistir ao desgaste causado pela pandemia. Pelo contrário, tanto o PS como o PSD estão em queda nas intenções de voto.

O Presidente da República reforça as avaliações positivas, com 64% a aplaudir a forma como Marcelo desempenha o cargo (mais três pontos percentuais do que no barómetro de julho). Além disso, o Presidente recolhe mais de 80% de opiniões favoráveis, que contrastam com 21% de opiniões negativas do lado crítico, sobretudo junto do eleitorado de direita.

A sondagem mostra que o primeiro-ministro, António Costa, cai nove pontos percentuais na avaliação positiva (de 63% para 54%) e sobe nas notas negativas mais treze pontos percentuais. Esta queda tem reflexo na avaliação do Governo, que baixa 9 pontos percentuais para os 48%. 35% dão-lhe nota negativa.

Em relação a julho, aumenta o grau de confiança no Presidente da República (47% contra 41%), em relação ao primeiro-ministro: no barómetro de há três meses, Costa recolhia 17%, sendo que desce agora para 12%. 34% depositam a mesma confiança nos dois políticos.

A sondagem revela ainda uma aumento do número de inquiridos que defendem uma maior exigência do Presidente em relação ao Governo: eram 62% e são agora 73%, quase 60% dos eleitores do PS. Só 22% consideram que não deve existir mais pressão.

O barómetro da Aximage dá conta de que o conjunto da oposição passou de um saldo ligeiramente positivo, em julho, para uma avaliação claramente negativa, em setembro: 45% de notas negativas e 28% de avaliações positivas.

O JN destaca que o saldo também é negativo entre os eleitores de cinco dos seis maiores partidos, sendo que quatro deles são da oposição. Há uma exceção: no Bloco de Esquerda, há um pouco mais de avaliações positivas que negativas relativamente à oposição.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “A sondagem revela ainda uma aumento do número de inquiridos que defendem uma maior exigência do Presidente em relação ao Governo: eram 62% e são agora 73%, quase 60% dos eleitores do PS”.
    Parece estranho os eleitores do PS acharem que o Presidente da República é muito macio com o Governo ! Até eles notam essa cumplicidade exorbitante (para não dizer escandalosa) entre os dois Órgãos.

RESPONDER

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …