Marcelo foi recebido com vivas no Panamá e já sonha com uma “grande alegria” para Portugal

Paulo Novais / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa tira fotos com jovens peregrinos durante um passeio à noite no Campo de Santa Maria la Antigua, na Cidade do Panamá

Foi com vivas a Portugal, uma subida ao palco e ‘selfies’ sem conta que o Presidente português foi recebido esta sexta-feira num dos recintos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que decorrem na Cidade do Panamá.

“Fala bem francês”, atirou um jovem, admirado com o francês de Marcelo Rebelo de Sousa, quando este disse ser o chefe de Estado português neste idioma. De imediato, outros jovens gritaram “Vive le Portugal”, ao que Marcelo respondeu, em francês, “Viva o papa”.

Mais à frente, assim que o grupo que estava em palco se apercebeu que Marcelo Rebelo de Sousa estava presente, deu as boas-vindas em castelhano, pedindo para que o Presidente do “país irmão” subisse. “Venha, venha, para saudar todos os jovens”, dizia um dos elementos em palco, enquanto outro “pedia um grande aplauso para o Presidente de Portugal” a quem dirigiu as boas-vindas.

O público, algumas dezenas de jovens de várias nacionalidades, respondeu com palmas.

No palco, Marcelo Rebelo de Sousa retribuiu, também em castelhano. “Boa noite. Viva o papa Francisco e as Jornadas da Juventude”, afirmou, com o público, em cada pausa, a responder com gritos e palmas e palavras como “Esta é a juventude do papa”.

E a curta presença de Marcelo no palco terminou com o público a gritar “Portugal, Portugal, Portugal”. Logo depois seguiram-se as tradicionais ‘selfies’, com jovens peregrinos de vários países, e, até, um autógrafo na camisola de um deles.

Nesta breve deslocação por uma das zonas onde decorrem as Jornadas Mundiais da Juventude, Marcelo Rebelo de Sousa fez-se acompanhar do secretário de Estado da Juventude e Desporto, que está na Cidade do Panamá em representação do Governo, e do embaixador de Portugal no Panamá. Aos jornalistas, o chefe de Estado, assumidamente católico praticante, confidenciou que esta é a sua primeira presença numas JMJ, depois de ter previsto ir a Madrid (Espanha, em 2011) e Cracóvia (Polónia, em 2016).

“Aqui foi possível e estou, verdadeiramente, muito entusiasmado, primeiro porque há muitos peregrinos portugueses, segundo porque há uma presença muito grande de episcopado português, terceiro porque há a presença — que sei que é muito significativa aqui para o Panamá — da imagem [peregrina] de Nossa Senhora de Fátima”, afirmou.

Marcelo espera “grande alegria” para Portugal

Por fim, Marcelo Rebelo de Sousa referiu não esconder que vem “na expectativa, no desejo de que no final destas jornadas” haja uma “grande alegria para Portugal”, com a eventual realização da próxima edição da JMJ ser em Lisboa.

“Para nós, além de possível, é desejável. E todos nós já começamos a sonhar, mas só podemos sonhar, verdadeiramente, a partir de domingo, mas começamos a sonhar com o que será junto ao Tejo poder haver o acolhimento de milhares e milhares e milhares de jovens de todo o mundo, numa grande jornada de juventude, de fé, mas também de paz, de diálogo, de tolerância, de entendimento e poder isso realizar-se em Portugal que tem defendido a paz, a tolerância e o entendimento”, acrescentou.

As JMJ são um encontro de jovens de todo o mundo com o papa, num ambiente festivo, religioso e cultural. O maior evento da Igreja Católica foi criado pelo papa João Paulo II (1920-2005), que esteve por três vezes em Portugal.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ui…. o Marcelo está a ficar senil…
    Grande alegria para Portugal seria a proibição completa das religiões (que só servem para “enganar tolos”), porque, para parasitas mafiosos, já bastam os políticos (e amigos) – não precisamos de “intermediários” que falam com seres imaginários, mas que, inexplicavelmente, querem sempre mais e mais dinheiro!!..
    Na verdade, nem era proibir, mas sim taxar: porque recolher dinheiro e património (em nome do tal deus invisível), livre de impostos, enquanto o povo vive afogado em impostos, não é minimamente admissível!!

RESPONDER

João Félix: o "louco" e o "calvário"

Avançado do Atlético de Madrid só esteve em campo durante 18 minutos, contra o Atlético Bilbau. Simeone defendeu o português. João Félix foi o nome mais comentado após o empate entre Atlético de Madrid e Atlético …

PCP quer limite de quatro dias por semana em teletrabalho

O projeto do PCP propõe limitar o teletrabalho a quatro dias por semana e que as empresas paguem o acréscimo das contas da luz, água, internet e telefone. O PCP quer limitar o regime de teletrabalho …

"The Crown" domina Emmys e "The Handmaid's Tale" é a derrotada da noite

A série da Netflix “The Crown” foi a grande vencedora da 73.ª edição dos Prémios Emmy, levando pela primeira vez a estatueta de Melhor Série Dramática e dominando por completo a categoria na maior noite …

Vacina contra a covid-19 em spray nasal tem vários benefícios - e pode estar para breve

Atualmente, receber uma vacina contra a contra a covid-19 é sinónimo de levar uma injeção no braço. Contudo, esta realidade pode mudar, já que um novo estudo garante a eficácia de vacinas administradas de forma …

Messi substituído e surpreendido

Jogo contra o Lyon não estava a correr bem para o PSG e o treinador Mauricio Pochettino decidiu colocar Lionel Messi no banco de suplentes. O Paris Saint-Germain "sobreviveu" neste domingo - mas já sem Lionel …

“Este senhor é primeiro-ministro? Não, mas vai ser“. Em tempo de autárquicas, Pedro Nuno faz campanha dupla

Pedro Nuno Santos tem aproveitado a campanha autárquica para prosseguir a sua campanha interna. Um dia será sucessor de António Costa e a ocasião é perfeita para ganhar simpatizantes dentro do próprio partido. Entre sexta e …

Pelo menos oito mortos e seis feridos num tiroteio em universidade na Rússia

Pelo menos oito pessoas morreram e seis outras ficaram feridas após um atirador abrir fogo hoje numa universidade na cidade russa de Perm, segundo o Comité de Investigação da Rússia citado pela agência de notícias …

Vulcão nas Canárias em erupção e destrói casas. Cinzas podem chegar à Madeira

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou este domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. A …

Cientistas queriam estudar a propagação das borboletas, mas criaram uma matriosca de parasitas

Objetivo dos cientistas era perceber, através da introdução da espécie de borboletas Glanville fritillary qual o seu poder de dispersão numa ilha finlandesa. No entanto, acabaram com um retrato alarmante para todos os investigadores que …

Marcelo encontra-se em Nova Iorque com Presidentes das Maldivas e Peru

O Presidente da República tem agendados encontros bilaterais com cinco chefes de Estado, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais os presidentes das Maldivas e …