Marcelo vira as atenções para Rovisco Duarte e pressiona Governo a não reconduzir o CEME

Paulo Novais / Lusa

Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, ministro da Defesa Azeredo Lopes e Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Rovisco Duarte

As atenções estão todas centradas em Joana Marques Vidal. Mas primeiro, ainda terá de ser tomada uma decisão sobre a recondução do chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte.

Esta sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa colocou em cima da mesa o caso da recondução do atual chefe de Estado-Maior do Exército, que terá de ser decidida até abril, numa altura em que a contestação ao general Rovisco Duate está ao rubro.

Sobre a recondução da Procuradora-Geral da República, Marcelo diz que “não há razão para nenhuma dramatização. A democracia é natural, as instituições funcionam, ainda há menos de um ano tomei uma decisão sobre a nomeação do presidente do Tribunal de Contas, vou tomar agora relativamente a chefias militares por proposta do Governo”.

Desta forma, o Presidente da República sublinhou que a substituição ou não de Joana Marques Vidal pode não ser o único foco de desentendimento com o Governo. O mandato de Rovisco Duarte como Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME) termina em abril, pelo que esta decisão terá de ser tomada primeiro.

Para Marcelo, o mistério de Tancos é um espinho nas relações com o executivo que exige ver esclarecido, destaca o Público. No Parlamento, este caso voltou à ribalta com a aprovação de um requerimento do CDS, na sexta-feira, para instar o Ministério Público a confirmar se a lista do material de Tancos recuperado está em segredo de justiça, como alegou o Exército para não a entregar aos deputados.

Também na sexta-feira, Paulo Rangel mencionou o nome do CEME para insistir na necessidade da demissão de Rovisco Duarte. O eurodeputado diz que se está a assistir ao “enxovalho das Forças Armadas” no mistério de Tancos.

Ainda assim, Rovisco Duarte conta com o apoio do Presidente Marcelo para terminar o mandato, mas não para ser reconduzido. A não recondução do CEME irá agradar a direita, a quem também agradará o mais provável sucessor de Rovisco: o vice-CEME general Serafino, condecorado por Marcelo em julho e um dos homens de confiança de Paulo Portas quando era ministro da Defesa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …

Deputado Lobo d'Ávila abre portas ao futuro no CDS. "Não digo não" ao partido

O ex-deputado Filipe Lobo d'Ávila afirmou que não afasta a possibilidade de se candidatar à liderança do CDS. O potencial candidato à sucessão de Assunção Cristas indicou que a estratégia do partido, nos últimos anos, …

Só o Governo prevê uma aceleração em 2020. OCDE também está pouco otimista (e deixa um conselho a Centeno)

A economia portuguesa vai abrandar nos próximos anos, segundo antecipa a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). No Economic Outlook publicado esta quinta-feira, as previsões para a economia nacional aponta para um crescimento …

Trump exige que se pare "a caça às bruxas" em reação a testemunho de embaixador

"Esta caça às bruxas deve parar agora. Tão prejudicial para o nosso país!", escreveu Donald Trump no Twitter, em reação ao testemunho do seu embaixador da União Europeia. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou …

Seis embaixadores portugueses mudam de países

Há seis embaixadores portugueses que vão mudar de cidade. O Presidente da República já assinou o decreto que rege a nomeação de novas chefias para tutelar as embaixadas de Portugal em Berlim, Madrid, Praga e …

Rúben Dias pede dois milhões por ano. Vieira não está disposto a pagar tanto

A negociação de contrato entre Rúben Dias e o SL Benfica atingiu um impasse. O jogador não se contenta com um salário inferior a dois milhões de euros líquidos por ano, mas Vieira não está …