Marcelo vira as atenções para Rovisco Duarte e pressiona Governo a não reconduzir o CEME

Paulo Novais / Lusa

Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, ministro da Defesa Azeredo Lopes e Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Rovisco Duarte

As atenções estão todas centradas em Joana Marques Vidal. Mas primeiro, ainda terá de ser tomada uma decisão sobre a recondução do chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte.

Esta sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa colocou em cima da mesa o caso da recondução do atual chefe de Estado-Maior do Exército, que terá de ser decidida até abril, numa altura em que a contestação ao general Rovisco Duate está ao rubro.

Sobre a recondução da Procuradora-Geral da República, Marcelo diz que “não há razão para nenhuma dramatização. A democracia é natural, as instituições funcionam, ainda há menos de um ano tomei uma decisão sobre a nomeação do presidente do Tribunal de Contas, vou tomar agora relativamente a chefias militares por proposta do Governo”.

Desta forma, o Presidente da República sublinhou que a substituição ou não de Joana Marques Vidal pode não ser o único foco de desentendimento com o Governo. O mandato de Rovisco Duarte como Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME) termina em abril, pelo que esta decisão terá de ser tomada primeiro.

Para Marcelo, o mistério de Tancos é um espinho nas relações com o executivo que exige ver esclarecido, destaca o Público. No Parlamento, este caso voltou à ribalta com a aprovação de um requerimento do CDS, na sexta-feira, para instar o Ministério Público a confirmar se a lista do material de Tancos recuperado está em segredo de justiça, como alegou o Exército para não a entregar aos deputados.

Também na sexta-feira, Paulo Rangel mencionou o nome do CEME para insistir na necessidade da demissão de Rovisco Duarte. O eurodeputado diz que se está a assistir ao “enxovalho das Forças Armadas” no mistério de Tancos.

Ainda assim, Rovisco Duarte conta com o apoio do Presidente Marcelo para terminar o mandato, mas não para ser reconduzido. A não recondução do CEME irá agradar a direita, a quem também agradará o mais provável sucessor de Rovisco: o vice-CEME general Serafino, condecorado por Marcelo em julho e um dos homens de confiança de Paulo Portas quando era ministro da Defesa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Solução Milagrosa" também é vendida em Portugal para tratar covid-19. Infarmed avisa que é "uma lixívia"

A Solução Mineral Milagrosa, ou MMS, está também a ser vendida em Portugal como tratamento para a covid-19, tal como tem acontecido noutros países. Mas o Infarmed alerta que este produto é, basicamente, "uma lixívia" …

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …

Marcelo assinala 75 anos da ONU com a frase que veio "mudar o mundo para sempre"

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com a ONU, 75 anos depois da sua criação. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que isso se torna ainda mais urgente com as consequências …

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …

DGS vai recomendar uso de máscara no exterior quando não houver distanciamento

A DGS vai recomendar o uso de máscara em espaços exteriores movimentados quando não for possível garantir o distanciamento social, disse esta segunda-feira a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa. "Vai sair …

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …