Marcelo não perdoa à Ministra da Coesão

3

Fernando Veludo / Lusa

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa

O Presidente da República avisou este sábado a ministra da Coesão Territorial que estará “muito atento” e não a perdoará caso descubra que a taxa de execução dos fundos europeus não é aquela que acha que deve ser.

Na Trofa, no dia em que foram inaugurados os Paços do Concelho de um município criado há 24 anos, Marcelo Rebelo de Sousa começou o discurso dirigindo-se a Ana Abrunhosa a quem, disse, queria dizer “duas coisas”.

“E como não tenho tido oportunidade de o dizer digo-lhe hoje. Quando aceitamos funções políticas sabemos que é para o bom e para o mal. Não somos obrigados a aceitar”, disse o presidente da República.

“Sabemos que são difíceis, são árduas, que estão sujeitas a um controlo e a um escrutínio crescente — a democracia é isso — e há dias bons e dias maus, dias felizes e dias infelizes. A proporção é 2 dias felizes por 10 dias infelizes”, referiu.

E prosseguiu, ainda dirigido à ministra, que recentemente se viu confrontada com uma polémica sobre o facto de empresas do seu marido terem recebido fundos comunitários, com um aviso sobre a execução dos fundos europeus.

Este é um dia super feliz, mas há dias super infelizes. E verdadeiramente super infeliz para si será o dia em que eu descubra que a taxa de execução dos fundos europeus não é aquela que eu acho que deve ser. Nesse caso não lhe perdoo. Espero que esse dia não chegue, mas estarei atento para o caso de chegar”, referiu.

Em maio, recorda o JN, o Conselho das Finanças Públicas dava de conta que Portugal só executou 13% da despesa prevista no PRR nacional para 2021. Em termos globais e apesar das promessas oficiais de aceleração na aplicação dos fundos, a taxa de execução ronda, agora, os 5%.

Aos jornalistas, o chefe de Estado esclareceu as suas palavras: “Estava a pensar no Plano de Recuperação e Resiliência, porque o resto sei que vai avançando. Mas o PRR é muito dinheiro que podemos utilizar, e chegar ao seu destino está a demorar”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Ao lado, a ministra da Coesão Territorial, que não quis falar aos jornalistas, acenou com a cabeça e referiu: “Está tudo controlado”.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Un P.R , tem por dever a “contenção” de certos propósitos en Publico ! . Mas como continua a fazer tristes figuras há uns tempos para cá , o melhor seria deixar o lugar que ocupa , não só perdeu toda credibilidade e torna-se ridículo en vários momentos . Se considera que este Governo está a Governar mal , tem a sua disposição a possibilidade de dissolver o Parlamento , que na minha modesta opinião é o que está a preparar a favor de un Governo de Direita e talvez misto com a Extrema Direita , que nada augura de melhor .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.