/

Se Marcelo não avançar para Presidenciais, Rio já tem alternativa

3

/ Lusa

Rui Rio disse compreender que Marcelo Rebelo de Sousa retarde o anúncio de uma recandidatura a Belém “para não haver confusão” entre o Presidente e o candidato e recusou comentar a decisão de Ana Gomes. 

De acordo com o ECO, Rui Rio recusa estabelecer uma data limite para Marcelo Rebelo de Sousa anunciar oficialmente uma recandidatura às Presidenciais, mas garante que já pensou numa alternativa caso este não avance.

O líder social-democrata disse ainda compreender os motivos pelos quais o atual Presidente da República prefere esperar por novembro para anunciar a decisão.

“Quando um Presidente da República em exercício anuncia a sua recandidatura relativamente cedo, começa a ser visto mais como candidato como Presidente”, explicou, afirmando que compreende que quem está em funções “procure empurrar a decisão final o mais para a frente possível”.

Rio falava aos jornalistas durante uma visita à 54.ª feira Capital do Móvel, que decorre desde sábado e até ao próximo domingo na Alfândega do Porto, sob organização da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AIPO).

Questionado sobre o problema para o PSD caso o atual Presidente não avance e tenha de equacionar apoio a outra candidatura, Rui Rio respondeu: “Não vou, a partir daqui, dizer ao professor o que é que deve decidir” e em que timing.

Em junho, numa entrevista à rádio TSF, Rui Rio garantiu que o “mais provável” é o PSD declarar o apoio a Marcelo Rebelo de Sousa nas presidenciais. Acrescentou que assim que o atual Presidente da República anunciar a recandidatura no “dia seguinte” o partido toma uma posição.

Sobre a candidatura à Presidência da República da diplomata e ex-eurodeputada socialista Ana Gomes, o líder social-democrata foi lacónico: “Não tenho nenhum comentário a fazer à candidatura da doutora Ana Gomes. Ela é livre e como qualquer português com mais de 35 anos pode-se candidatar a Presidente da República. Tomou essa decisão, nós respeitamos”.

Ana Gomes confirmou à Lusa que vai ser candidata a Presidente da República e que a sua candidatura será publicamente apresentada na quinta-feira. Esta notícia sobre a candidatura presidencial de Ana Gomes foi avançada pelo Público, a quem a ex-dirigente socialista declarou: “Serei candidata“.

Ainda mais lacónico foi Rui Rio, quando instado a comentar o que disse André Ventura da candidatura de Ana Gomes. “Não ouvi esse comentário, mas também se ouvisse não iria comentar”, disse o presidente social-democrata.

Em declarações à Lusa, o candidato presidencial e líder do Chega André Ventura declarou: “Numa certa metáfora, Ana Gomes é a candidata cigana destas Presidenciais. Eu sou o português comum”.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Acho engraçado aproveitarem o comentário do Ventura, o sentido de “candidata cigana” para mim é certamente não racista (como alguns querem fazer crer) e embora eu reconheça que ele poderia ter escolhido melhor o que dizer, acredito sim que seja uma metáfora para mostrar que a Ana Gomes candidata-se sem origens, sabe-se que ela é socialista mas a sua candidatura não é socialista e sim a solo, dai vem o sentido.

  2. Se Marcelo Rebelo de Sousa não apresentar candidatura, imagino que se possa candidatar Rui Rio e que pode ser uma candidatura forte…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.