Marcelo levanta sigilo do Conselho de Estado em defesa de Cavaco

Nuno Veiga / Lusa

Afinal, Cavaco Silva não teve um discurso pró-sanções, durante o Conselho de Estado de segunda-feira, 11 de Julho, conforme se noticiou. A defesa do ex-Presidente da República é feita por António Lobo Xavier – com a devida autorização de Marcelo Rebelo de Sousa.

Na quarta-feira, o Público noticiou que Cavaco Silva foi o único conselheiro de Estado presente no encontro convocado para segunda-feira passada pelo Presidente da República a não alinhar no discurso anti-sanções.

O diário sublinhava que o ex-Presidente da República teria vincado a importância de cumprir as regras europeias assumidas e que assim, teria legitimado as sanções.

Afinal, Cavaco Silva não interveio nesse tom, conforme revelou o conselheiro António Lobo Xavier, ex-dirigente do CDS-PP, no programa da SIC Notícias “Quadratura do Círculo”.

Antes de defender Cavaco, Lobo Xavier teve, contudo, que pedir autorização a Marcelo Rebelo de Sousa para quebrar o sigilo a que todos os conselheiros de Estado estão obrigados, conforme revela o próprio em declarações ao Expresso.

O comentador da SIC Notícias refere ao semanário que Marcelo o autorizou a repor “a verdade” e a “justiça” quanto a Cavaco Silva e ao tema das sanções.

O Expresso reforça que houve seis conselheiros presentes no encontro com o Presidente da República que não falaram das sanções, entre os quais Cavaco Silva.

O ex-Presidente da República “fez uma detalhada intervenção sobre a situação económica do país, afastando pessimismos sobre o impacto da conjuntura externa, e lembrando os compromissos externos de Portugal, mas sem falar de sanções”, aponta o semanário.

O Expresso refere, aliás, que, juntando-se esta intervenção de Cavaco às declarações que se seguiram de António Costa – que “partilhou o cenário de boas perspectivas para a economia portuguesa e europeia” -, “para Marcelo Rebelo e Sousa, à cabeceira da gigante mesa da reunião, desta vez, não houve um, mas dois otimistas ‘irritantes’“.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O jornal que publicou a noticia agora que se retrate.
    É por isso e por outras que deixei de comprar e ler esse pasquim.
    Bem diz o dono que o vai fechar.

  2. Obra de jornalistas ou políticos anti Cavaco, não conseguem disfarçar o ódio e pretendem assim encobrir as graves falhas que cometem atacando os outros.

  3. Acreditava se o desmentido fosse feito por Francisco Louçã ou outro conselheiro de cor partidária diferente dos interessados. Autorizado por psd e apresentado por cds não gruda.

RESPONDER

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …