Marcelo levanta sigilo do Conselho de Estado em defesa de Cavaco

Nuno Veiga / Lusa

Afinal, Cavaco Silva não teve um discurso pró-sanções, durante o Conselho de Estado de segunda-feira, 11 de Julho, conforme se noticiou. A defesa do ex-Presidente da República é feita por António Lobo Xavier – com a devida autorização de Marcelo Rebelo de Sousa.

Na quarta-feira, o Público noticiou que Cavaco Silva foi o único conselheiro de Estado presente no encontro convocado para segunda-feira passada pelo Presidente da República a não alinhar no discurso anti-sanções.

O diário sublinhava que o ex-Presidente da República teria vincado a importância de cumprir as regras europeias assumidas e que assim, teria legitimado as sanções.

Afinal, Cavaco Silva não interveio nesse tom, conforme revelou o conselheiro António Lobo Xavier, ex-dirigente do CDS-PP, no programa da SIC Notícias “Quadratura do Círculo”.

Antes de defender Cavaco, Lobo Xavier teve, contudo, que pedir autorização a Marcelo Rebelo de Sousa para quebrar o sigilo a que todos os conselheiros de Estado estão obrigados, conforme revela o próprio em declarações ao Expresso.

O comentador da SIC Notícias refere ao semanário que Marcelo o autorizou a repor “a verdade” e a “justiça” quanto a Cavaco Silva e ao tema das sanções.

O Expresso reforça que houve seis conselheiros presentes no encontro com o Presidente da República que não falaram das sanções, entre os quais Cavaco Silva.

O ex-Presidente da República “fez uma detalhada intervenção sobre a situação económica do país, afastando pessimismos sobre o impacto da conjuntura externa, e lembrando os compromissos externos de Portugal, mas sem falar de sanções”, aponta o semanário.

O Expresso refere, aliás, que, juntando-se esta intervenção de Cavaco às declarações que se seguiram de António Costa – que “partilhou o cenário de boas perspectivas para a economia portuguesa e europeia” -, “para Marcelo Rebelo e Sousa, à cabeceira da gigante mesa da reunião, desta vez, não houve um, mas dois otimistas ‘irritantes’“.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O jornal que publicou a noticia agora que se retrate.
    É por isso e por outras que deixei de comprar e ler esse pasquim.
    Bem diz o dono que o vai fechar.

  2. Obra de jornalistas ou políticos anti Cavaco, não conseguem disfarçar o ódio e pretendem assim encobrir as graves falhas que cometem atacando os outros.

  3. Acreditava se o desmentido fosse feito por Francisco Louçã ou outro conselheiro de cor partidária diferente dos interessados. Autorizado por psd e apresentado por cds não gruda.

RESPONDER

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …