Marcelo levanta sigilo do Conselho de Estado em defesa de Cavaco

Nuno Veiga / Lusa

Afinal, Cavaco Silva não teve um discurso pró-sanções, durante o Conselho de Estado de segunda-feira, 11 de Julho, conforme se noticiou. A defesa do ex-Presidente da República é feita por António Lobo Xavier – com a devida autorização de Marcelo Rebelo de Sousa.

Na quarta-feira, o Público noticiou que Cavaco Silva foi o único conselheiro de Estado presente no encontro convocado para segunda-feira passada pelo Presidente da República a não alinhar no discurso anti-sanções.

O diário sublinhava que o ex-Presidente da República teria vincado a importância de cumprir as regras europeias assumidas e que assim, teria legitimado as sanções.

Afinal, Cavaco Silva não interveio nesse tom, conforme revelou o conselheiro António Lobo Xavier, ex-dirigente do CDS-PP, no programa da SIC Notícias “Quadratura do Círculo”.

Antes de defender Cavaco, Lobo Xavier teve, contudo, que pedir autorização a Marcelo Rebelo de Sousa para quebrar o sigilo a que todos os conselheiros de Estado estão obrigados, conforme revela o próprio em declarações ao Expresso.

O comentador da SIC Notícias refere ao semanário que Marcelo o autorizou a repor “a verdade” e a “justiça” quanto a Cavaco Silva e ao tema das sanções.

O Expresso reforça que houve seis conselheiros presentes no encontro com o Presidente da República que não falaram das sanções, entre os quais Cavaco Silva.

O ex-Presidente da República “fez uma detalhada intervenção sobre a situação económica do país, afastando pessimismos sobre o impacto da conjuntura externa, e lembrando os compromissos externos de Portugal, mas sem falar de sanções”, aponta o semanário.

O Expresso refere, aliás, que, juntando-se esta intervenção de Cavaco às declarações que se seguiram de António Costa – que “partilhou o cenário de boas perspectivas para a economia portuguesa e europeia” -, “para Marcelo Rebelo e Sousa, à cabeceira da gigante mesa da reunião, desta vez, não houve um, mas dois otimistas ‘irritantes’“.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O jornal que publicou a noticia agora que se retrate.
    É por isso e por outras que deixei de comprar e ler esse pasquim.
    Bem diz o dono que o vai fechar.

  2. Obra de jornalistas ou políticos anti Cavaco, não conseguem disfarçar o ódio e pretendem assim encobrir as graves falhas que cometem atacando os outros.

  3. Acreditava se o desmentido fosse feito por Francisco Louçã ou outro conselheiro de cor partidária diferente dos interessados. Autorizado por psd e apresentado por cds não gruda.

RESPONDER

União Europeia anuncia 540 milhões para investir no "Nosso Oceano"

A União Europeia vai anunciar esta quarta-feira compromissos no valor de 540 milhões de euros para manter os oceanos limpos, assim como um mapa para acompanhar o que se faz nesse sentido, na abertura da …

Escócia e Gales querem eleições se houver adiamento do Brexit

Os chefes dos governos da Escócia e de Gales defenderam hoje eleições antecipadas no Reino Unido no caso de uma extensão do prazo de saída do país da União Europeia. “Quero que se realizem eleições gerais. …

Governo grego apresenta legislação mais restritiva do direito de asilo

O Governo grego enviou na terça-feira ao parlamento uma proposta de lei que endurece os procedimentos para concessão de asilo, reforça os poderes de detenção e acelera as deportações, noticiou a imprensa. A proposta, de 250 …

Libertadores. Jesus veta acesso de funcionários do Flamengo ao derradeiro treino

Escreve a imprensa brasileira que Jorge Jesus vetou o acesso de funcionários do Flamengo ao derradeiro treino que antecede o jogo com o Grémio para a Libertadores, que vai decidir um dos finalistas da competição. …

Caso do bebé sem rosto. Médico suspenso não viu que menina tinha duas vaginas, um rim e espinha bífida

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos suspendeu preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu, em Setúbal, com malformações graves. Entretanto, surgem novos dados sobre suspeitas atribuídas ao médico noutros …

Rede de imigração ilegal no SEF. Denúncias de corrupção eram antigas, mas ficaram na gaveta

A inspectora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que foi detida nesta semana, por pertencer alegadamente a uma rede de imigração ilegal, já tinha sido identificada num inquérito interno desta entidade, devido às mesmas …

Bancos querem passar a cobrar por grandes depósitos. Particulares escapam

BCP, Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos defendem que é preciso cobrar aos grandes clientes por depósitos de grande dimensão. Particulares e pequenas e médias empresas escapariam desta medida. A ideia foi lançada pelo …

Filho de Bolsonaro já não vai ser embaixador em Washington

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, anunciou na terça-feira, na Câmara dos Deputados, que desistiu da sua indicação para embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos (EUA). Na véspera, Jair Bolsonaro, que …

OE2020. Catarina Martins critica chantagem da Comissão Europeia a cada ano

A coordenadora do Bloco de Esquerda criticou esta terça-feira a chantagem da Comissão Europeia em relação a Portugal repetida a cada legislatura e a cada ano, reiterando a disponibilidade "para negociar um Orçamento do Estado …

Maior parte das escolas não cumprem lei de 2009 sobre a educação sexual

Grande parte das escolas não está a cumprir a lei de 2009 que define como deve ser dada a educação sexual no ensino obrigatório, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. A conclusão surge num relatório …