Marcelo levanta sigilo do Conselho de Estado em defesa de Cavaco

Nuno Veiga / Lusa

Afinal, Cavaco Silva não teve um discurso pró-sanções, durante o Conselho de Estado de segunda-feira, 11 de Julho, conforme se noticiou. A defesa do ex-Presidente da República é feita por António Lobo Xavier – com a devida autorização de Marcelo Rebelo de Sousa.

Na quarta-feira, o Público noticiou que Cavaco Silva foi o único conselheiro de Estado presente no encontro convocado para segunda-feira passada pelo Presidente da República a não alinhar no discurso anti-sanções.

O diário sublinhava que o ex-Presidente da República teria vincado a importância de cumprir as regras europeias assumidas e que assim, teria legitimado as sanções.

Afinal, Cavaco Silva não interveio nesse tom, conforme revelou o conselheiro António Lobo Xavier, ex-dirigente do CDS-PP, no programa da SIC Notícias “Quadratura do Círculo”.

Antes de defender Cavaco, Lobo Xavier teve, contudo, que pedir autorização a Marcelo Rebelo de Sousa para quebrar o sigilo a que todos os conselheiros de Estado estão obrigados, conforme revela o próprio em declarações ao Expresso.

O comentador da SIC Notícias refere ao semanário que Marcelo o autorizou a repor “a verdade” e a “justiça” quanto a Cavaco Silva e ao tema das sanções.

O Expresso reforça que houve seis conselheiros presentes no encontro com o Presidente da República que não falaram das sanções, entre os quais Cavaco Silva.

O ex-Presidente da República “fez uma detalhada intervenção sobre a situação económica do país, afastando pessimismos sobre o impacto da conjuntura externa, e lembrando os compromissos externos de Portugal, mas sem falar de sanções”, aponta o semanário.

O Expresso refere, aliás, que, juntando-se esta intervenção de Cavaco às declarações que se seguiram de António Costa – que “partilhou o cenário de boas perspectivas para a economia portuguesa e europeia” -, “para Marcelo Rebelo e Sousa, à cabeceira da gigante mesa da reunião, desta vez, não houve um, mas dois otimistas ‘irritantes’“.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O jornal que publicou a noticia agora que se retrate.
    É por isso e por outras que deixei de comprar e ler esse pasquim.
    Bem diz o dono que o vai fechar.

  2. Obra de jornalistas ou políticos anti Cavaco, não conseguem disfarçar o ódio e pretendem assim encobrir as graves falhas que cometem atacando os outros.

  3. Acreditava se o desmentido fosse feito por Francisco Louçã ou outro conselheiro de cor partidária diferente dos interessados. Autorizado por psd e apresentado por cds não gruda.

RESPONDER

Tancos. Carlos Alexandre quer ouvir António Costa presencialmente

O juiz Carlos Alexandre quer ouvir o primeiro-ministro, António Costa, presencialmente durante a fase de instrução do processo de Tancos, recusando assim que o seu testemunho seja feito apenas por escrito. De acordo com a …

Orçamento de 2020 sem verba para pré-reformas na Função Pública

Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e Administração Pública, esclareceu que a proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano não deverá reservar qualquer verba para financiar pré-reformas na função pública. Segundo o Diário …

Na medicina medieval, livros astrológicos diziam aos médicos quando tratar os pacientes

Na era medieval, os médicos tinham como seu auxílio um livro onde consultavam as posições dos planetas e das estrelas. A astrologia tinha uma grande influência na prática médica. Os médicos medievais tinham de possuir uma …

FC Porto contra-ataca acusações do Benfica com "palha para burros"

O FC Porto reagiu às acusações do SL Benfica de pressão às equipas de arbitragem, argumentando com várias suspeitas de corrupção que os 'encarnados' estão envolvidos. A troca de galhardetes entre FC Porto e SL Benfica …

OE2020. PSD Madeira não avisou direção de Rio sobre eventual voto a favor

A direção nacional do PSD foi apanhada de surpresa pelo anúncio de um possível voto favorável do PSD Madeira ao Orçamento do Estado para 2020. Em declarações à SIC, a direção de Rui Rio diz que …

Estado quer retomar Campus da Justiça no Porto

Na reunião de câmara desta segunda-feira, Pedro Baganha, vereador do Urbanismo, revelou que o Estado tem intenção de retomar o projeto do Campus da Justiça na Quinta de Santo António, no Porto, cuja primeira pedra …

As tartarugas-gigantes podem aprender coisas (e lembrar-se durante anos)

Um novo estudo sugere que as tartarugas-gigantes podem ser treinadas e lembrar-se daquilo que aprenderam durante vários anos. De acordo com o IFLScience, uma nova pesquisa mostra como as tartarugas-gigantes podem aprender novas tarefas e até …

Avião chileno desaparece com 38 pessoas a bordo a caminho da Antártida

A Força Aérea do Chile anunciou ter perdido "o contacto via rádio" com um avião militar C130 com 38 pessoas a bordo, que descolou de Punta Arenas, sul do país, para uma base na Antártida. "Um …

Tiroteio num hospital da República Checa faz pelo menos seis mortos. Atacante suicidou-se

Pelo menos seis pessoas morreram esta terça-feira num tiroteio no hospital da cidade de Ostrava, no nordeste da República Checa, de acordo com o ministro da Saúde Adam Vojtech. O autor do ataque suicidou-se. O tiroteio …

Genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra

Através da análise do genoma de dois tipos de algas, uma equipa de investigadores concluiu que genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra. Cientistas analisaram o genoma de uma rara alga encontrada …