Presidente da República fez videoconferência com responsáveis da vacina da Moderna

Mário Cruz / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa informou-se esta quarta-feira sobre a vacina para a covid-19 desenvolvida pela Moderna Therapeutics, numa audiência concedida a responsáveis desta empresa de biotecnologia, por videoconferência.

De acordo com uma nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, “na videoconferência, ao início da tarde, os responsáveis da Moderna Therapeutics, presentes em Washington, Boston e Londres, informaram que os resultados anunciados até agora resultam de dois terços dos testes clínicos, sendo que, referiram, a muito elevada taxa de eficácia terá sido verificada em todos os grupos testados”.

No dia 16 deste mês, a Moderna anunciou que dados provisórios indicam que a sua vacina contra a covid-19 tem uma eficácia de 94,5%.

Foi comunicado ao chefe de Estado que “em breve estes resultados serão atualizados, já com os dados da totalidade dos testes” e que a Moderna tenciona “submeter rapidamente os pedidos de comercialização” às agências de controlo de medicamentos norte-americana (FDA) e europeia (EMA).

A Presidência da República acrescenta que, “no entanto, segundo disseram, a produção e entrega das doses estão previstas só em pequenos números a partir de finais deste ano e início de 2021, e de forma escalonada e quantidades significativas ao longo do ano de 2021″.

“Esta empresa norte-americana, com unidades de produção de vacinas para a Europa na Suíça e em Espanha, já contratou com a Comissão Europeia o fornecimento de 80 milhões de doses ao longo do ano que vem, estando em discussão o eventual alargamento do contrato até 160 milhões de doses. Destas, Portugal deverá receber da União Europeia, ao longo de 2021, em princípio uma percentagem correspondente à nossa população residente”, refere-se na nota.

Esta quinta-feira, o Presidente da República irá falar com responsáveis da Pfizer também sobre a vacina contra a covid-19 desenvolvida por esta farmacêutica, que anunciou a eficácia atualizada para os 95% no dia 18 de novembro.

Lusa ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Redução nas portagens implica impacto de 160 milhões por ano, diz Governo

O Governo disse esta segunda-feira que a redução de portagens, a partir de 01 de julho, implica um impacto de 160 milhões de euros por ano e, se for considerado todo o período de concessões, …

França, Espanha e Alemanha chegam a acordo para novo sistema de combate aéreo

A França, a Espanha e a Alemanha chegaram a um acordo sobre a nova fase de desenvolvimento do Futuro Sistema de Combate Aéreo (SCAF, na sigla em francês), após negociações intensas entre os três países, …

Legionella. Empresas chegam a acordo com 57 das 58 vítimas assistentes no processo

As empresas arguidas no processo do surto de legionella que ocorreu em Vila Franca de Xira, em 2014, chegaram a acordo com 57 das 58 vítimas que se constituíram assistentes no processo. A informação foi avançada …

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …