Marcelo informou-se com Centeno sobre “perspetivas para a economia portuguesa” (e sobre a bazuca)

Stephanie Lecocq / EPA

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta segunda-feira o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, numa conversa sobre os “mais recentes números e perspetivas para a economia portuguesa”, de acordo com a Presidência da República.

“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, no Palácio de Belém, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, que o inteirou dos mais recentes números e perspetivas para a economia portuguesa”, lê-se numa nota divulgada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

Segundo a mesma nota, o Presidente da República irá receber esta terça-feira o professor universitário e gestor da petrolífera Partex António Costa e Silva, que elaborou as bases do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), “e, seguidamente, um a um, Filipe Santos, da Universidade Católica, Daniel Traça, da Nova SBE, e Clara Raposo, do ISEG”.

Marcelo Rebelo de Sousa confirmou esta segunda-feira aos jornalistas que, como tinha noticiado o Expresso, nas próximas semanas irá ouvir “diretores das escolas de economia, economistas de várias escolas, de vários pensamentos” e mais tarde “gestores, empresários, responsáveis do mundo do trabalho”, assim como o próprio Governo, no dia 16, sobre o PRR.

“A ideia é dar força àquilo que é uma tarefa coletiva, que do ponto de vista executivo compete ao Governo liderar, numa parte, com fundos do PRR, noutra parte com os fundos europeus anuais do quadro financeiro plurianual dos próximos anos, e depois o contributo de toda a sociedade portuguesa”, enquadrou o chefe de Estado, defendendo que está em causa “um esforço conjunto”.

Questionado se pretende influenciar o modo como as verbas europeias vão ser aplicadas em Portugal, o Presidente da República realçou que no dia 16 irá receber no Palácio de Belém uma equipa do Governo, encabeçada pelo ministro do Planeamento, Nelson de Souza.

Essa equipa irá “expor, naturalmente, como é que o Governo, que é quem lidera esse processo, vê o processo, quando se aproxima o instante em que Portugal apresentará à Comissão Europeia a versão definitiva do PRR”, acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa insistiu na mensagem de que não basta “recuperar dos efeitos da pandemia” e que se tem de aproveitar esta oportunidade para “reconstruir virando para o futuro a economia e a sociedade portuguesa”.

António Costa e Silva foi escolhido pelo primeiro-ministro, António Costa, para preparar um programa de recuperação económica e social do país até 2030, denominado “visão estratégica”, apresentado no ano passado, que serviu de base ao PRR.

Em fevereiro deste ano, o Governo português colocou a versão preliminar e resumida do PRR em consulta pública, depois de ter apresentado um primeiro esboço à Comissão Europeia em outubro e de um processo de conversações com Bruxelas.

O PRR que Portugal apresentou para aceder às verbas comunitárias para fazer face às consequências da pandemia de covid-19 prevê 36 reformas e 77 investimentos nas áreas sociais, clima e digitalização, correspondentes a um total de 13,9 mil milhões de euros de subvenções.

Lusa // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda dose …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …

Os lobos de Yukon mudaram a dieta para sobreviver à extinção da Idade do Gelo

Os lobos cinzentos (Canis lupus) do território de Yukon, no Canadá, sobreviveram à extinção no final da última Idade do Gelo adaptando a sua dieta ao longo de milhares de anos. Os lobos cinzentos estão entre …

Termina esta sexta-feira 2.ª fase de adesão a medidas voluntárias na TAP

Termina esta sexta-feira a segunda e última fase de adesão a medidas voluntárias para os trabalhadores da TAP, depois de a companhia ter concedido mais uma semana aos colaboradores para analisarem as opções. A TAP anunciou …

EDP entrega aos deputados contratos das barragens, mas pede confidencialidade

Depois do pedido de esclarecimentos de alguns deputados, a EDP enviou ao Parlamento mais de 1500 páginas de documentos sobre os negócios das barragens, mas pediu confidencialidade.  A EDP já enviou ao Parlamento a sua resposta …

Tiroteio em armazém da FedEx nos EUA faz pelo menos oito mortos

Pelo menos oito pessoas morreram, esta quinta-feira à noite, no tiroteio ocorrido num armazém da empresa de serviços postais FedEx em Indianápolis, no estado norte-americano do Indiana. Segundo a porta-voz da polícia de Indianápolis, Genae Cook, …

Cientistas traduziram a estrutura de uma teia de aranha em música

Uma equipa de investigadores garante ter criado música a partir de uma teia de aranha. Os cientistas traduziram a estrutura de uma teia numa melodia — algo que pode ter aplicações que vão desde melhores …