/

Marcelo falou com contingente de militares portugueses no Iraque. Estão todos bem

Mário Cruz / Lusa

O Presidente da República falou ao telefone com o Major Sérgio Capelo, do contingente de 35 militares das Forças Armadas portuguesas que está destacado no Iraque, que lhe garantiu que todos estão bem.

De acordo com o semanário Expresso, o Major Sérgio Capelo disse a Marcelo Rebelo de Sousa que a moral dos militares é “muito boa” e que estão serenos e tranquilos.

O contacto de Marcelo Rebelo de Sousa, que é também o Comandante Supremo das Forças Armadas, surge na sequência da tensão que se vive no Iraque, na sequência da morte do general da elite iraniano Qassem Soleimani.

 

O ministro da Defesa já tinha anunciado nesta quarta-feira que todos os portugueses destacados na zona estavam bem e fora de perigo.

“O contingente militar português no Iraque, 34 elementos, estão bem, estão todos fora de qualquer tipo de perigo estão na base de Besmayah, que fica a 200 quilómetros e 350 quilómetros das duas bases que foram atacadas, portanto estão muito longe do local onde ocorreram estes incidentes”, declarou o ministro João Gomes Cravinho.

Quanto a uma eventual retirada, o ministro da Defesa reiterou que “é prematuro” falar em mandar regressar as tropas, afirmando que é preciso aguardar por mais desenvolvimentos em relação às posições das autoridades iraquianas.

João Gomes Cravinho adiantou que está em “estreita cooperação” com os aliados e que a “esperança é que em breve haja condições para retomar” as atividades de formação às forças iraquianas. “Esperemos que haja condições para que esse trabalho continue, temos que dar tempo ao tempo. Se não houver condições para continuar a formação então retirar-se-á porque não faria sentido”, disse ainda o governante.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.