/

Marcelo despediu-se da “verdadeira vocação” da sua vida com mensagem de esperança no futuro

José Sena Goulão / Lusa

O Presidente da República despediu-se na tarde desta quinta-feira da “fascinante aventura” do ensino como professor universitário de Direito, que disse ser a “verdadeira vocação” de toda a sua vida.

“A universidade, a minha universidade foi sempre a minha praça-forte, a minha casa mater, o meu último refúgio. Tudo quanto fiz ou faço em tantos outros domínios fi-lo a partir dela e por causa dela”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, na cerimónia de abertura do ano académico da Universidade de Lisboa, onde deu a sua “última lição formal”.

Acrecentamdo: “E depois de cada incursão, fora dela, à minha escola regressava sempre, sem exceção, jubiloso ou derrotado, pois era ela a verdadeira vocação da minha vida“.

O Presidente da República disse ainda estar “grato para sempre” à sua universidade: “Ao caminhar para o fim de uma fascinante aventura, como não agradecer a esta universidade a vida inesquecível que me proporcionou?”, questionou.

“Mais do que isso, como não agradecer as dezenas de mestres que me desvendou, as centenas, muitas, de colegas, docentes e não docentes, que revelou, as certamente mais de duas dezenas de milhar de alunos que me encheram os melhores momentos dessa incessante caminhada?”, completou o chefe de Estado.

Durante a cerimónia, na qual deu por cessadas as suas funções como professor, Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de terminar a sua intervenção como Presidente da República, deixando uma mensagem de esperança no futuro de Portugal.

O Presidente expressou “esperança no futuro” desta e de todas as universidades portuguesas, “esperança no futuro da educação como penhor de liberdade, de igualdade, solidariedade, esperança no futuro de Portugal”, rematou.

No final desta “lição de sapiência”, foi aplaudido de pé durante cerca de dois minutos.

A plateia do auditório contou com a presença de os antigos Presidentes da República António Ramalho Eanes e Jorge Sampaio, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, presidentes dos tribunais superiores, ministros e deputados de vários partidos.

O chefe de Estado completa 70 anos em dezembro, a atual idade de jubilação. Marcelo foi professor desde 1972, na mesma faculdade onde se licenciou, entre 1966 e 1971, com média de 19, e depois concluiu mestrado e doutoramento.

Marcelo Rebelo de Sousa fez um discurso que durou cerca de meia hora, no qual passou em revista a evolução do país e da universidade nestas cinco décadas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.