Marcelo Rebelo de Sousa quer ouvir personalidades com visões “mais disruptivas” e chamou a Belém as quatro empresas nacionais que valem mais de mil milhões de euros.
A notícia é avançada esta terça-feira pelo Jornal de Notícias, que escreve que o Presidente da República está a receber os CEO das quatro empresas-unicórnio portuguesas (que valem mais de mil milhões de euros) e de outras duas startups de sucesso.
O relançamento da economia do país está entre as prioridades do chefe de Estado e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pode servir de mote para uma mudança de paradigma.
Os quatro “unicórnios” – Farfetch, OutSystems, Talkdesk e Feedzai – surgiram todos “do nada”, impulsionados por empreendedores pouco experientes. Depois de se terem tornado CEO, lamentam o ambiente empresarial pouco competitivo de Portugal e elogiam o dos Estados Unidos.
No ano passado, em entrevista à TVI, José Neves, CEO da Farfetch, afirmou ser preciso melhorar as “competências digitais” dos cidadãos, de forma a reduzir o desemprego.
Por outro lado, Paulo Rosado, CEO da OutSystems, defendeu que os despedimentos deveriam ser facilitados para que as empresas “possam emagrecer e aumentar de uma maneira muito mais flexível”.
Já Tiago Paiva, da Talkdesk, disse à Exame que as empresas nacionais são pequenas e “muito focadas no país”.
Marcelo Rebelo de Sousa está também a consultar duas outras startups de sucesso, a Defined Crowd e e Unbabel, sendo que as audiências terminam no final deste mês.