Marcelo recebe os CEO das quatro empresas-unicórnio portuguesas

Tiago Petinga / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa quer ouvir personalidades com visões “mais disruptivas” e chamou a Belém as quatro empresas nacionais que valem mais de mil milhões de euros.

A notícia é avançada esta terça-feira pelo Jornal de Notícias, que escreve que o Presidente da República está a receber os CEO das quatro empresas-unicórnio portuguesas (que valem mais de mil milhões de euros) e de outras duas startups de sucesso.

O relançamento da economia do país está entre as prioridades do chefe de Estado e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pode servir de mote para uma mudança de paradigma.



Os quatro “unicórnios” – Farfetch, OutSystems, Talkdesk e Feedzai – surgiram todos “do nada”, impulsionados por empreendedores pouco experientes. Depois de se terem tornado CEO, lamentam o ambiente empresarial pouco competitivo de Portugal e elogiam o dos Estados Unidos.

No ano passado, em entrevista à TVI, José Neves, CEO da Farfetch, afirmou ser preciso melhorar as “competências digitais” dos cidadãos, de forma a reduzir o desemprego.

Por outro lado, Paulo Rosado, CEO da OutSystems, defendeu que os despedimentos deveriam ser facilitados para que as empresas “possam emagrecer e aumentar de uma maneira muito mais flexível”.

Já Tiago Paiva, da Talkdesk, disse à Exame que as empresas nacionais são pequenas e “muito focadas no país”.

Marcelo Rebelo de Sousa está também a consultar duas outras startups de sucesso, a Defined Crowd e e Unbabel, sendo que as audiências terminam no final deste mês.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Escassez de matérias-primas deverá aumentar preço dos alimentos entre 5% e 10%

As matérias-primas agrícolas sobem com a conjugação do maior consumo e menor oferta por força das más colheitas em países como o Brasil e França, atingidos pelo mau tempo. Desta forma, prevê-se que, nos …

Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela …

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …

Vagas só vão aumentar nos cursos com notas mais altas

Para já, apenas os cursos procurados pelos alunos com médias mais elevadas vão poder aumentar o número de vagas disponíveis no concurso nacional de acesso deste ano. De acordo com o jornal Público, o Governo afastou, …

Novo Banco. "O que a Caixa deseja é que este processo acabe"

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse, esta quarta-feira, no Parlamento, que o desejo do banco público é que o processo relativo ao financiamento ao Novo Banco acabe. "O que, pessoalmente, a Caixa …

Boris Johnson diz que ministro da Saúde “não tem salvação possível” em mensagens reveladas por ex-assessor

Boris Johnson terá enviado mensagens escritas a um dos seus principais assessores, Dominic Cummings, onde descrevia o ministro da saúde como “sem porra de salvação possível”. Esta quarta-feira, as fotografias das mensagens trocadas entre Johnson e …

Portugal tem o dobro dos casos de covid-19 que existiam há um ano

O número de casos de covid-19 ativos em Portugal neste momento é mais do dobro do que há um ano atrás. A média diária de novos casos é quase o triplo. Apesar de 42% da população …

Sporting prestes a garantir contratação de Daniel Wass, antigo lateral do Benfica

O Sporting está muito perto de garantir a contratação de Daniel Wass ao Valência. O dinamarquês já passou pelo Benfica e pode custar agora 2 milhões de euros. Depois de as negociações com o Sporting de …

Portugal com testes negativos à covid-19 antes do jogo com a Alemanha

Os jogadores, equipa técnica e restantes membros da seleção tiveram resultados negativos nos testes à covid-19, realizados três dias antes do jogo com a Alemanha, revelou, esta quinta-feira, fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol …