A vida mudou para todos. Marcelo não sai à rua e transforma Belém num muro de lamentações

Nuno Veiga / Lusa

O Presidente dos afetos também está confinado a quatro paredes. Marcelo já concedeu 40 audiências e o seu regresso à rua está marcado para meados de maio.

De acordo com o Expresso, Marcelo Rebelo de Sousa deverá regressar à rua em meados de maio. Ainda assim, Belém não esclarece que tipo de agenda ou em que moldes irá o Presidente da República perspetivar a sua gradual saída do confinamento.

Para já, o semanário avança que estão previstas duas intervenções públicas: o discurso no próximo sábado, nas comemorações do 25 de abril, e a intervenção que fará na próxima terça-feira, na qual explicará as razões para o país sair do estado de emergência.

Desta vez, não está previsto que o Presidente faça uma comunicação formal ao país, dado que a intenção é reforçar que a saída do confinamento e a abertura gradual da vida social e económica compete sobretudo ao Governo. As regras serão decididas pelo concelho de ministros e António Costa deverá explicá-las aos portugueses na próxima quinta-feira.

Desde que decretou estado de emergência, Marcelo já concedeu 40 audiências. Os primeiros a serem recebidos foram os representantes da República nas Regiões Autónomas, seguidos da Confederação da Indústria, e os últimos, esta quarta-feira, foram o Presidente da Novabase e o CEO da REN.

Setor a setor, Marcelo recebeu responsáveis do comércio, turismo, agricultura, autarcas, banqueiros, médicos, sindicalistas, enfermeiros, parceiros sociais, farmacêuticos, militares, bombeiros, forças de segurança e jornalistas, fazendo de Belém um verdadeiro muro de lamentações.

Marcelo Rebelo de Sousa tem sido uma espécie de confidente dos representantes dos setores, que desabafam as suas queixas, carências e preocupações.

Foi o caso dos responsáveis do setor social, que alertaram para a falta de recursos humanos e de equipamentos individuais de proteção nos lares, por exemplo. Já o presidente da Liga dos Bombeiros alertou para os riscos de, chegado o verão, não haver capacidade para responder em simultâneo à epidemia e aos fogos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …