Em 2021, Marcelo desliza nas intenções de voto. Ana Gomes assegura segundo lugar e deixa Ventura para trás

José Sena Goulão / Lusa

A campanha oficial das presidenciais só arranca na próxima semana, porém os debates entre os candidatos a Belém já começaram e podem estar a ter repercussões nas intenções de voto dos eleitores.

Na primeira sondagem de 2021, Marcelo Rebelo de Sousa volta a perder margem para o segundo lugar e Ana Gomes mantém-se firme e segura nesta posição. Não há alterações de posição no pódio, mas há algumas mudanças.

Marcelo é a primeira escolha nas intenções de voto e o vencedor natural mesmo para aqueles eleitores que não pretendem entregar-lhe o seu voto. No início de dezembro, era isso que diziam 92% dos inquiridos. Neste momento, essa é já a certeza de 97% dos eleitores que participam na sondagem. Atualmente, as intenções de voto em Marcelo ficam pelos 66,5%.

Em terceiro lugar, de acordo com a sondagem Observador/TVI/Pitagórica, Ana Gomes volta a ser apontada como a mais bem posicionada candidata a disputar o lugar com Marcelo, ainda que a probabilidade de a eleição ir para à segunda volta seja um cenário bastante longínquo.

Na última sondagem, a ex-eurodeputada agarrava-se às duas décimas de vantagem que tinha sobre o líder do Chega – André Ventura tinha dado um salto significativo (1,7 pontos percentuais) e beneficiava, ao mesmo tempo, da queda de uma décima da socialista. Agora, com a campanha cada vez mais perto e os debates a arrancar a todo o gás, Ana Gomes descola do seu adversário mais direto.

A socialista recolhe 13% das intenções de voto. Uma subida de 2,1 pontos percentuais e que contrastam com a perda de uma décima de André Ventura, que cai para os 10,6% de intenções manifestadas pelos inquiridos.

Vem ficando claro semana após semana que, depois de Marcelo numa primeira linha, e de Ana Gomes e André Ventura numa segunda linha, as candidaturas de Marisa Matias, João Ferreira, Tiago Mayan Gonçalves e Vitorino Silva preenchem as vagas de um terceiro nível eleitoral.

A candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda saiu das eleições presidenciais de 2016 como a mulher com melhor votação de sempre numa corrida eleitoral deste âmbito: 10,12%, quase 470 mil votos. Marisa Matias surge, esta semana, com 4,5% das intenções de voto. É a terceira semana consecutiva de perda de votos.

João Ferreira tem um percurso semelhante. Começou com 3,5% das intenções de voto e agora desceu para 2,8%. Se as eleições fossem hoje seria um resultado abaixo do pior que o PCP alguma vez alcançou numas presidenciais.

Em sentido oposto está Tiago Mayan Gonçalves. O candidato que conta com o apoio da Iniciativa Liberal começou as sondagens com 0,9% dos votos mas, esta semana, surge com 1,7%.

Por fim surge Vitorino Silva com os mesmos 0,8% que trazia da sondagem anterior.

Na mesma sondagem, os inquiridos responderam a algumas perguntas que mostram o seu nível de confiança nos candidatos.

Na questão “A quem entregaria a gestão das suas poupanças?”, os inquiridos escolheram como opção predominante “Ninguém”. Ainda assim, Marcelo Rebelo de Sousa fica em segundo lugar.

O Presidente da República em funções é a escolha de 35% dos inquiridos, à frente de Ana Gomes (7%) e de André Ventura (4%). Quase todos os outros candidatos não são escolha de mais que 2% dos inquiridos. Vitorino Silva fica-se por 1% das respostas.

Já à pergunta “A quem pediria para guardar um boletim do Euromilhões premiado?”, o resultado global foi o mesmo.

A resposta mais enunciada volta a ser “ninguém”. Ainda que, aqui, a diferença entre os dois primeiros resultados seja ligeiramente maior que na questão anterior. Se os mesmos 35% de inquiridos dão um voto de confiança ao Presidente da República, quase metade (48%) dos participantes na sondagem não se sentiu confortável com qualquer das hipóteses em cima da mesa.

Ana Isabel Moura Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …